Fidelidade de clientes: 10 fatores mais importantes no e-commerce

No e-commerce, conquistar a fidelidade dos clientes é como ganhar um tesouro, pois aqueles que comprar frequentemente, também recomendam sua loja para amigos e ajudam seu negócio a crescer.

Neste artigo, vamos explorar os fatores mais importantes para fidelizar os seus clientes, com base no relatório State of Loyalty 2024 da Marigold

E, claro, vamos mostrar como você pode usar as ferramentas do Empreender Plus para fortalecer ainda mais essa relação. Boa leitura!

O que é fidelidade de clientes?

A fidelização de clientes é um processo contínuo que exige atenção a diversos detalhes, pois vai muito além de fazer uma única venda. 

Trata-se de criar um o vínculo emocional, além de construir uma relação contínua e de confiança com seus clientes, onde eles escolhem sua marca repetidas vezes, mesmo tendo várias outras opções. 

Isso pode ocorrer devido a uma série de fatores, como a qualidade dos produtos, a experiência de compra, e até mesmo o propósito da marca com o qual os clientes se identificam. 

Por isso, um cliente fiel mais e também tende a recomendar a marca para outras pessoas, criando um ciclo virtuoso de retenção e aquisição de novos clientes.

Qual a melhor forma de fidelizar clientes? 

Para conquistar a lealdade dos seus clientes, é preciso ir além de oferecer produtos de qualidade ou preços baixos. 

Isso significa que a experiência precisa ser completa e memorável, desde a navegação pelo site até o pós-venda.

Confira o ranking dos 10 fatores mais importantes para manter a fidelidade dos clientes, de acordo com o relatório State of Loyalty 2024 da Marigold:

  1. Opções de produtos/serviços da marca (79%)
  2. Disponibilidade de estoque/agenda (78%)
  3. Política de privacidade de dados (77%)
  4. Ofertas e promoções (74%)
  5. Suporte e atendimento ao cliente (74%)
  6. Qualidade do produto/serviço (72%)
  7. Serviços online através de app ou website (68%)
  8. Programa de fidelidade (67%)
  9. Relacionamento da marca comigo (56%)
  10. Propósito da marca (55%)

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um desses fatores, considerados importantes pelos clientes:

1. Opções de produtos/serviços da marca

Oferecer uma variedade ampla e relevante de produtos ou serviços é o principal fator para conquistar a fidelidade dos clientes, pois eles querem encontrar tudo o que precisam em um único lugar. 

Por isso, invista em entender o perfil do seu público-alvo e adapte seu portfólio às suas necessidades e desejos. Além disso, ter opções exclusivas ou personalizadas também pode ser um grande diferencial.

2. Disponibilidade de estoque/agenda

Nada frustra mais um cliente do que buscar por um produto desejado e descobrir que ele está fora de estoque, não é mesmo? 

Dessa maneira, a disponibilidade contínua de produtos e a capacidade de agendar serviços de forma eficiente são essenciais. 

Então, invista em ferramentas de gestão de estoque que permitam prever a demanda e manter seus produtos sempre disponíveis. 

Aplicativos como Cheguei podem ser úteis, com a adição do botão “avise-me quando chegar”, permitindo que seus clientes saibam quando o produto voltar ao estoque:

3. Política de privacidade de dados

Com a crescente preocupação sobre a privacidade, uma política clara e transparente sobre como os dados dos clientes são coletados e utilizados tornou-se um fator decisivo. 

Sendo assim, os clientes precisam se sentir seguros ao compartilhar informações com sua loja, portanto, a sua política de privacidade deve ser facilmente acessível e compreensível, demonstrando o compromisso da sua marca com a proteção dos dados.

4. Ofertas e promoções

Descontos e promoções personalizadas podem encorajar a repetição de compras e fortalecer a lealdade. 

Desse modo, programas de ofertas exclusivas para clientes fiéis, descontos em aniversários ou após várias compras são ótimas estratégias. 

Aplicativos que ajudam a segmentar e personalizar essas ofertas, como o SAK, podem aumentar a eficácia das suas campanhas promocionais. Saiba mais:

5. Suporte e atendimento ao cliente

Um atendimento humanizado, eficiente e rápido pode transformar uma experiência negativa em positiva, afinal, clientes satisfeitos com o suporte tendem a voltar e se tornarem defensores da marca. 

Sendo assim, considere integrar um botão de WhatsApp como o Botão Zap, que facilita o contato direto e imediato com seu time de atendimento, com as informações referentes ao produto de interesse do cliente.

6. Qualidade do produto/serviço

Nenhuma estratégia de fidelização funciona se o produto ou serviço oferecido não for de qualidade. 

Portanto, garantir que o que você oferece atende ou excede as expectativas dos clientes é fundamental. 

Sendo assim, isso inclui não só o produto em si, mas também a experiência de compra, entrega e pós-venda.

7. Serviços online através de app ou website

A praticidade de comprar pelo app ou website é um grande vantagem. Porém, uma interface intuitiva e funcionalidades que facilitam a navegação e a compra fazem toda a diferença. 

Por isso, ter um site mobile first e usar apps como o Rastreio.net, que informa o status da entrega entre outras funcionalidades, pode ser um ponto de fidelização. Saiba mais:

8. Programa de fidelidade

Programas de fidelidade são uma excelente maneira de incentivar a repetição de compras. Eles recompensam os clientes por sua lealdade, oferecendo pontos que podem ser trocados por descontos ou brindes. 

Utilizar um aplicativo que integre essa funcionalidade de forma prática pode ser uma excelente estratégia. Um bom exemplo é o Brinde no Carrinho:

9. Relacionamento da marca comigo

Os clientes valorizam quando sentem que a marca realmente se importa com eles. Isso vai desde um simples agradecimento após a compra, com uma thank you page, até a personalização das comunicações com base em compras anteriores. 

Além disso, utilizar ferramentas que permitam um CRM eficiente e personalização nas interações pode aumentar significativamente a satisfação do cliente.

10. Propósito da marca

Hoje, mais do que nunca, os consumidores buscam marcas com propósito. Se a sua empresa tem um forte compromisso com causas sociais, ambientais ou qualquer outra que seja relevante para o seu público, não hesite em comunicar isso. 

Afinal, marcas que demonstram estar alinhadas com os valores dos seus clientes tendem a ter uma base de clientes mais leal.

Quais as ferramentas que você pode usar para fidelizar os clientes?

Para implementar os fatores de fidelização mencionados acima, o Empreender Plus oferece um pacote de ferramentas que podem ser o aliado perfeito para sua loja virtual. 

Com mais de 20 apps disponíveis, você pode personalizar o seu combo para atender exatamente as necessidades do seu negócio. 

  • SAK: recupere carrinhos abandonados e mantenha seus clientes engajados;
  • Automagico: cadastre seus produtos em massa e economize tempo;
  • Cheguei: avise seus clientes quando um produto desejado voltar ao estoque e demonstre que você se importa;
  • Lily Reviews: colete avaliações e depoimentos dos seus clientes e aumente a credibilidade da sua loja;
  • Rastreio.net: mantenha seus clientes informados sobre o status da entrega e ofereça uma experiência de compra mais transparente;
  • Botão Zap: facilite o contato com seus clientes através do WhatsApp e ofereça um atendimento mais rápido e personalizado;
  • Widget Instagram e TikTok: integre suas redes sociais à sua loja e aumente o seu alcance;
  • Dijital: venda produtos digitais e diversifique seus produtos;
  • Landing Page: crie páginas de vendas personalizadas sem precisar de conhecimentos técnicos.

Com o Empreender Plus, você pode personalizar o seu pacote de apps e escolher as ferramentas que mais se adaptam às suas necessidades.

A fidelização dos seus clientes começa aqui! Experimente o Empreender Plus e monte seu próprio pacote de aplicativos agora mesmo!