As datas comemorativas, como o Dia dos Pais, são um dos eventos mais esperados do comércio eletrônico. Além de aquecerem as vendas e aumentarem o faturamento do site, são uma grande oportunidade de fidelizar novos clientes.

Isso porque nesses períodos milhões de consumidores estão atônitos em busca de presentes, itens de decoração e cheios de vontade de passar o cartão. Uma experiência positiva é capaz de fazer aquele consumidor que só queria realizar uma compra pontual se tornar um cliente fiel.

Nesse artigo você vai ver o impacto das datas comemorativas no e-commerce. como se preparar para aproveitar as datas comemorativas e quatro formas de fidelizar novos clientes com o pós-vendas do Dia dos Pais. Boa leitura!

O impacto das datas comemorativas nas vendas do e-commerce

As datas comemorativas estão entre as mais esperadas no comércio pois têm um impacto muito grande nas vendas, tanto físicas quanto digitais. De acordo com um estudo da Ebit/Nielsen, as vendas online no Brasil cresceram 27% em 2021, e as datas comemorativas foram responsáveis por 34% desse crescimento.

Esse aquecimento acontece, principalmente porque:

  1. As datas comemorativas acontecem em épocas festivas, quando ocorrem eventos de família, confraternizações, presentes, etc. Tudo isso faz com que o consumidor precise gastar mais nesses períodos;
  2. Em épocas de datas comemorativas é comum acontecerem promoções Segundo uma pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, 71% dos consumidores brasileiros esperam promoções para adquirir itens caros e 93% dos consumidores pechincham na hora da compra.

Isso significa que naturalmente os consumidores estão preparados para gastar mais em datas comemorativas. 

Segundo o estudo da Ebit/Nielsen, as principais datas comemorativas que impulsionaram as vendas online foram:

  • Natal;
  • Black Friday;
  • Cyber Monday;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia das Crianças;
  • Dia das Bruxas;
  • Black Friday de Inverno.

Como se preparar para aproveitar as datas comemorativas

Comece a planejar com antecedência

As datas comemorativas mais importantes acontecem ao longo do ano e é muito importante começar a planejar suas campanhas de marketing o quanto antes para obter os resultados esperados.

Anote quais datas comemorativas são importantes para o seu e-commerce e crie um calendário de campanhas de marketing para serem elaboradas o mais cedo possível.

Crie uma estratégia de marketing eficaz

A estratégia de marketing usada para divulgar as ofertas deve ser personalizada para cada data comemorativa. 

Isso porque o público-alvo nem sempre é o mesmo. Por exemplo, no dia das crianças as ofertas tem foco voltado aos pais e o quanto eles podem proporcionar momentos alegres aos seus filhos.

Por outro lado, no dia dos pais as ofertas são pensadas para que os filhos prestem homenagem ao pai.

Tanto a oferta quanto o apelo emocional usados nas campanhas são diferentes, o público-alvo é diferente e seu comportamento enquanto consumidor também não é o mesmo.

Portanto, lembre-se de usar os canais de marketing certos e criar ofertas atraentes para seus clientes.

Ofereça frete grátis ou descontos especiais

Uma das melhores maneiras de atrair clientes para sua loja online é oferecer frete grátis ou descontos especiais. Isso é especialmente importante durante as datas comemorativas, quando as pessoas estão mais propensas a comprar online.

Lembre-se que existem milhares de lojas online ativas. Nessas épocas, pensar em formas de atrair a atenção dos consumidores por meio das vantagens que eles terão no seu e-commerce é fundamental.

Esteja preparado para o aumento do tráfego

É importante estar preparado para o aumento do tráfego em sua loja online durante as datas comemorativas. Certifique-se de que seu site esteja funcionando bem e que seu estoque esteja atualizado.

Leia também: Dia dos Pais 2023 promete aquecer o e-commerce, veja como aproveitar a data

4 formas de fidelizar novos clientes pós vendas do dia dos pais

O dia dos pais é uma das datas comemorativas que mais movimentam o comércio eletrônico. Em 2022, o comércio online atingiu o faturamento de  5,9 bilhões de reais, ficando um pouco abaixo do ano anterior, com uma diferença de 3,4%, segundo dados da Neotrust.

Na semana do dia dos pais, em 2022, as vendas no e-commerce tiveram um aumento de 11,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. As expectativas para as vendas em 2023 são bastante altas. 

Nesse período é comum que o e-commerce passe por um aumento significativo de tráfego, já que milhões de pessoas estão atrás de encontrar o presente perfeito para o pai.

Além disso, com as ofertas especiais e descontos, o faturamento também é superior aos períodos comuns na loja. Porém, após as festas tudo pode voltar ao normal… se o lojista não souber aproveitar o alcance da data para fidelizar novos clientes. 

Veja a seguir algumas dicas de como fidelizar novos clientes com o pós-vendas do Dia dos Pais.

Envie uma mensagem de agradecimento

Este é um gesto simples, mas que pode fazer uma grande diferença. Agradeça ao cliente pela compra e aproveite para se apresentar e se colocar à disposição para qualquer dúvida.

Ofereça suporte ao cliente de qualidade

Em alguns casos podem surgir dúvidas quanto ao prazo de entrega, possibilidade de trocas e devolução, ou até mesmo como proceder com todas as etapas de compra.

Por isso, oferecer um suporte de qualidade é essencial para fidelizar novos clientes. É muito importante que seus clientes estejam sempre satisfeitos com o atendimento que recebem de você.

Para oferecer um atendimento de qualidade na loja virtual você pode contar com o SAK.

O SAK é um aplicativo que otimiza processos de atendimento ao cliente, recuperação de carrinhos abandonados, comunicação com o cliente, etc. Com o SAK é possível criar uma equipe de atendimento completa usando apenas um número de WhatsApp.

Considerando que em datas comemorativas o tráfego do site aumenta bastante, pode ser uma boa opção contratar alguns freelancers para auxiliarem nesse processo. 

Todos podem trabalhar remotamente, de qualquer lugar  com o SAK.

Solicite feedback do cliente

Solicitar feedbacks é uma forma de entender o que o cliente achou da sua empresa e do seu produto. Com essas informações, você pode melhorar seus produtos e serviços e fidelizar ainda mais seus clientes.

Para os clientes, é importante saber que a loja virtual se importa com sua opinião. Isso demonstra que os lojistas têm interesse em oferecer uma experiência positiva. 

Esse pedido de feedback pode ser feito manualmente pelo WhatsApp ou ser enviado automaticamente usando o aplicativo Lily Reviews.

Veja abaixo como fazer isso:

 Ofereça um desconto ou brinde na próxima compra

Oferecer brindes e descontos é uma das melhores formas  de incentivar o cliente a voltar a comprar com você.

Já falamos no blog como as promoções têm um impacto significativo no comportamento do consumidor.

Oferecer brindes e descontos na próxima compra um período após as vendas do dia dos pais é uma forma de se manter presente na lembrança do cliente e impulsioná-lo a continuar consumindo da sua loja virtual. 

Essas são algumas dicas de como aproveitar o aumento de tráfego do Dia dos Pais e fidelizar novos clientes para a sua loja virtual. Para mais dicas de e-commerce, dropshipping e empreendedorismo online, continue acompanhando o blog.