As promoções de vendas são uma das melhores formas de atrair clientes para a loja virtual. Isso porque o consumidor brasileiro adora uma promoção e não resiste ao impulso de comprar algo com vantagem.

Mas ao contrário do que algumas pessoas pensam, os descontos não são a única forma de fazer promoções.

Nesse artigo você vai ver o que são promoções, por que fazer promoções na loja virtual e 3 formas de atrair mais clientes com ações promocionais. Boa leitura!

O que são promoções

Promoções de vendas são ações realizadas por uma marca/loja feitas com o intuito de impulsionar as vendas de um produto ou serviço em um determinado período de tempo. 

As promoções de vendas são um dos maiores impulsionadores do comércio brasileiro.

Para se ter uma ideia do impacto do abatimento de preços dos produtos, segundo uma pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, 71% dos consumidores brasileiros esperam promoções para adquirir itens caros e 93% dos consumidores pechincham na hora da compra.

Além disso, em um levantamento elaborado pela MKT House em parceria com o Portal da Promo, 97% dos participantes alegaram que gostam de participar de promoções.

Por que fazer promoções

Embora os descontos dos produtos façam sucesso entre os consumidores, as promoções de vendas não se tratam de meros descontos aleatórios. Quando feitas sem qualquer planejamento, as promoções de vendas podem gerar mais prejuízos do que lucros.

As promoções são ações de marketing que tem como objetivo, principalmente:

  • Acelerar as vendas de um produto;
  • Ampliar o número de vendas de vendas de um produto;
  • Impedir o avanço da concorrência;
  • Lançar e divulgar um novo produto;
  • Reativar um produto em declínio.

Acelerar as vendas de um produto

Quando um produto é posto na vitrine online e a loja virtual tem uma meta de vendas que não está sendo cumprida, as promoções são uma ótima ferramenta para despertar o interesse dos clientes pelo produto e incentivar as compras.

Ampliar o número de vendas de um produto

O mesmo acontece quando um produto não está sendo tão vendido. Seja por estoque encalhado, seja porque as vendas estão estáveis mas abaixo do esperado. Fazer promoções nesses casos ajuda a aumentar as vendas do item.

Impedir o avanço da concorrência

Em um setor concorrido como o e-commerce, é normal que os lojistas busquem formas de se destacar e atrair a atenção dos consumidores para si. Não apenas atrair, como fidelizar o cliente por meio do pós-vendas, ofertas cross selling, além de ações para incentivar a recompra.

Tudo que um lojista não quer é perder um cliente para a concorrência. Sendo assim, é fundamental observar as ações que estão sendo feitas.

Ao perceber que um concorrente direto está atraindo mais clientes para o site, fazer ofertas ainda mais atrativas é uma forma de impedir que ele continue avançando.

Lançar e divulgar um novo produto

Lançamentos de produtos também são uma situação um tanto oportuna para fazer promoções de vendas na loja virtual.

Nesses momentos, quando foi feita uma campanha de antecipação previamente, os consumidores já estão com expectativas para as compras. A promoção é um bônus que só vai impulsionar ainda mais os resultados.

Reativar um produto em declínio

Estoque encalhado é um dos grandes problemas de quem tem e-commerce. Afinal, produto parado é sinônimo de prejuízo.

Quando um produto começa a entrar em declínio, ou seja, os consumidores começam a perder o interesse, fazer promoções é uma forma de gerar interesse novamente pelo item.

3 formas de fazer promoções na loja virtual

Quando falamos em promoção, talvez a primeira coisa que passe pela cabeça de quem ouve são os descontos super atrativos. Porém, oferecer descontos sob o valor do produto não é a única forma de fazer uma promoção de vendas.

Nesse tópico vamos explorar alguns tipos de promoções de vendas que podem ser feitas na loja virtual.

Datas comemorativas

Todos os anos acontecem datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal, etc. Nesses períodos, tanto o comércio eletrônico quanto o físico ficam bastante aquecidos.

Aproveitar as datas comemorativas relevantes para o seu negócio e fazer ofertas atrativas é uma forma de atrair um grande volume de clientes durante um período específico.

Isso pode ser ótimo para o faturamento da loja virtual, porém é importante planejar bem as ações para não sair no prejuízo.

Leia também: Marketing Sazonal: Como fazer promoções em datas comemorativas

Brindes

Promoção de brindes é uma estratégia de marketing em que os clientes recebem brindes ou presentes gratuitos ao realizar uma compra. Essa técnica visa incentivar as vendas, aumentar o ticket médio das compras e atrair mais clientes para a loja.

O brinde pode ser um produto relacionado ao item comprado, um item promocional da marca, amostras grátis de novos produtos, entre outros.

Uma das vantagens desse tipo de promoção é que o cliente se sente presenteado pela loja e tende a compartilhar sua experiência com pessoas próximas. Isso aumenta o brand awareness da loja virtual e atrai novos clientes.

Ações de compre e ganhe 

Ações de “compre e ganhe” são estratégias promocionais em que os clientes recebem brindes ou recompensas ao realizar uma compra específica. Nesse tipo de promoção, a empresa oferece um produto ou serviço adicional como presente para os clientes que atendem a determinadas condições de compra.

Geralmente, as ações de “compre e ganhe” são realizadas com base no valor da compra, quantidade de itens adquiridos ou compra de produtos específicos. Por exemplo, a loja virtual pode oferecer um brinde especial para compras acima de um determinado valor ou conceder um produto grátis ao cliente que adquirir um determinado item.

Como divulgar promoções de vendas da loja virtual

Faça campanhas de antecipação

As campanhas de antecipação tem a função de gerar expectativa nos consumidores para algo que está por vir. É a mesma estratégia usada pelos cinemas para divulgar os lançamentos de filmes e atrair espectadores.  

Criativos e banners

Divulgue criativos anunciando a promoção nas redes sociais e em anúncios patrocinados no Instagram e no Google. Banners na página inicial da loja virtual também são bons aliados para divulgar a campanha.

No aplicativo 365 Artes você encontra centenas de artes e banners para e-commerce completamente editáveis pelo Canva. 

Mensagens pelo WhatsApp

Vender para o mesmo cliente várias vezes é muito mais barato e lucrativo que conquistar novos clientes a cada venda.

Para divulgar as promoções da loja virtual, envie mensagens diretamente para o WhatsApp de clientes antigos. 

A rede de mensagens possui a maior taxa de abertura e de cliques do mercado. Além de possuir uma boa aceitação por parte dos consumidores como canal de contato com as marcas.

Para enviar mensagens diretamente para o WhatsApp dos clientes use o aplicativo SAK.