O sucesso de um e-commerce depende diretamente da otimização de uma série de processos mecânicos. Buscar maneiras de tornar esses processos mais eficientes é fundamental para economizar o tempo do lojista, permitindo que ele se concentre em tarefas estratégicas e criativas.
Neste artigo, trouxemos cinco formas de automatizar processos importantes no e-commerce. Esses processos garantem a qualidade do atendimento ao cliente e facilitam a vida de quem gerencia o negócio. Boa leitura!
Otimizar processos no e-commerce é ganhar tempo
Ter um negócio online é bastante lucrativo, mas também exige bastante trabalho. São necessários diversos processos para fazer um e-commerce funcionar com eficiência e agilidade.
Buscar maneiras de otimizar os processos mecânicos é essencial para que o lojista possa se dedicar em tarefas mais estratégicas e criativas.
Em vez de ficar sobrecarregado com tarefas operacionais repetitivas, o empreendedor pode focar em desenvolver novas estratégias de marketing, aprimorar a experiência do cliente, explorar parcerias estratégicas ou até mesmo dedicar tempo à inovação dentro do negócio.
A otimização de processos não é apenas sobre eficiência; é sobre liberar potencial e criar oportunidades para o crescimento sustentável.
1. Recuperação de carrinhos abandonados
O abandono de carrinhos é um dos problemas mais recorrentes do e-commerce. A maioria dos consumidores entram na loja, escolhem seus produtos e no momento do pagamento desistem da compra.
Isso acontece por uma série de fatores e entendê-los é importante para atenuar esse problema no seu e-commerce. Ainda assim, zerar o abandono de carrinhos é pouco provável. Nesse caso, cabe ao lojista buscar meios de diminuir o impacto.
Uma forma de fazer isso, é com a recuperação ativa de carrinhos abandonados. Na prática, quando um cliente abandona o carrinho, ele recebe uma mensagem ou um e-mail convidando para voltar ao carrinho e finalizar a compra.
Geralmente, para que a estratégia dê certo é preciso oferecer algum incentivo para que o cliente finalize a compra, como descontos, brindes, frete grátis, etc.
Para criar um automação de recuperação de carrinhos abandonados, faça a integração do SAK, aplicativo líder em conversões de carrinhos e boletos, com a sua loja virtual.
2. Promoções agendadas
As promoções são um grande impulsionador de vendas on e offline. Milhões de consumidores esperam todos os anos pelas épocas de ofertas para adquirir bens de consumo mais caros.
Além disso, o abatimento de preços incentiva os clientes a comprarem produtos que eles sequer planejavam, apenas porque vale a pena.
Existem diversas estratégias que podem ser usadas na elaboração de promoções. Por exemplo, vender produtos encalhados no estoque, impedir o avanço da concorrência, fidelizar clientes, lançar uma nova linha de produtos, etc.
Porém o processo de alterar manualmente os preços é um tanto cansativo, além de ser muito propício para erros.
Para resolver esse problema, você pode contar com o aplicativo Promoção Agendada. Com esse software você define quando uma promoção inicia e quando encerra na loja virtual e ele altera os preços automaticamente.
Veja como fazer a integração com a Nuvemshop:
3. Adição de selos de descontos
Em épocas promocionais, é importante alterar o visual da loja virtual colocando em evidência quais produtos estão em oferta. Isso torna a navegação dos clientes pela loja mais fluida. Os selos cumprem essa função além de ajudar a reforçar o gatilho da escassez e urgência.
Com o aplicativo 365 Artes, você adiciona selos nos produtos e pode definir por quanto tempo eles ficarão visíveis.
Veja como funciona:
4. Gerenciamento dos status dos pedidos
Gerenciar o status dos pedidos da loja virtual é um passo muito importante para o bom funcionamento do negócio. Para os clientes, ter as informações a respeito do status da sua compra passa mais segurança quanto ao pedido realizado.
Já para a loja, gerenciar os status dos pedidos é uma forma de alcançar maior eficiência operacional dos seus processos internos, controlar melhor o fluxo de entregas e melhorar o que for preciso.
Os status dos pedidos são os diferentes estágios pelos quais um pedido passa, desde o momento em que é feito até a entrega ao cliente.
Os diferentes status podem variar dependendo da loja virtual, mas aqui estão alguns exemplos comuns:
- Pedido recebido: o pedido foi recebido pela loja virtual e está sendo processado.
- Pagamento aprovado: o pagamento do pedido foi aprovado e a loja está preparando o envio.
- Em preparação: a loja está preparando o pedido para envio.
- Enviado: o pedido foi enviado e está a caminho do cliente.
- Entregue: o pedido foi entregue ao cliente.
A melhor forma de gerenciar os status do pedido da loja virtual adequadamente, é fazendo a integração da loja com o Rasteio.net.
Use o Rastreio.net para editar todas as mensagens que serão enviadas ao cliente informando sobre o status do pedido.
Além disso, o aplicativo fornece aos lojistas um ranking com as transportadoras com melhores fretes e prazos de entrega. Caso a transportadora da sua preferência não esteja integrada, é possível adicioná-la manualmente.
5. Pedido de avaliações automático
As avaliações desempenham um papel fundamental para impulsionar as vendas no e-commerce. Segundo os estudos, a maioria dos consumidores busca por avaliações antes de realizar uma compra online. Ainda assim, muitos não deixam a review.
Nesses casos, a forma mais eficaz de aumentar os feedbacks é o lojista pedir avaliações ativamente. Existem algumas maneiras de fazer isso sem ser invasivo ou inconveniente.
Para automatizar esse processo e pedir avaliações para os clientes assim que a entrega dos produtos for confirmada, faça a integração do SAK com o Lily Reviews.
Veja abaixo como fazer isso:
Essas são algumas formas de otimizar processos no e-commerce e garantir que tudo funcionará bem, sem intervenção humana o tempo inteiro. Dessa forma sobra tempo para cuidar de outras partes importantes do negócio.
Além dos aplicativos citados neste texto, dentro do Empreender Plus você encontra diversos outros, com tudo que a sua loja virtual precisa para funcionar de forma profissional.