Se você trabalha com vendas há algum tempo, deve estar familiarizado com os famosos gatilhos mentais. Eles são amplamente usados no marketing por uma simples razão: funcionam. Hoje, vamos conhecer o gatilho da aversão à perda.

Segundo o gatilho da aversão à perda, o medo de perder algo que já possuímos é mais intenso que a alegria de receber algo equivalente. Neste artigo, você vai entender a melhor forma de explorar esse gatilho no e-commerce.

O que são gatilhos mentais

Gatilhos mentais são atalhos que o nosso cérebro utiliza para tomar decisões rápidas, sem precisar gastar muita energia para analisá-las. Por desencadearem uma resposta rápida no cérebro, são amplamente usados no marketing. 

Alguns dos gatilhos mentais mais comuns incluem:

Por que usar gatilhos mentais para as vendas

Todas as pessoas são o público-alvo de alguém e ninguém está imune aos efeitos da persuasão. Usar gatilhos mentais nas vendas é simplificar o caminho para que o seu público-alvo tome a decisão de compra mais rápido.

É importante lembrar que os gatilhos mentais não funcionam como uma espécie de feitiço mágico ou hipnose, onde o consumidor toma decisões que vão contra a própria vontade. São apenas estímulos que aceleram o processo de decisão.

Abaixo, listamos quatro motivos para você usar gatilhos mentais nas vendas: 

Transmissão de mensagem eficaz: para usar gatilhos mentais com eficiência, é preciso conhecer a fundo o público-alvo e suas aspirações. Dessa forma, é possível mencionar tópicos essenciais para a tomada de decisão;

Gerar conexão emocional: os gatilhos mentais estão ligados às emoções, e as decisões de compra são influenciadas por sentimentos. Ao incorporar gatilhos emocionais, é possível criar uma conexão mais profunda com os clientes, tornando o produto ou serviço mais atraente e memorável.

Credibilidade e confiança: certos gatilhos mentais, como autoridade e prova social, podem aumentar a credibilidade da marca e gerar confiança nos consumidores. Depoimentos, certificações e reconhecimentos ajudam a construir uma reputação positiva, o que pode facilitar o processo de vendas.

Facilidade de decisão: gatilhos mentais simplificam a tomada de decisões dos clientes. Estratégias que oferecem opções limitadas, destacam benefícios claros e simplificam informações complexas tornam o processo de compra mais fácil, reduzindo a hesitação do consumidor e aumentando as taxas de conversão.

Leia também: Como causar o efeito FOMO nas redes sociais da sua loja virtual

O que é o gatilho mental da aversão à perda

Segundo algumas pesquisas da área da psicologia, as pessoas sentem mais medo de perder algo que receber um benefício equivalente o que as leva a agir para evitar essa perda. 

Por exemplo, o sentimento de dor de perder cem reais é mais intenso que a alegria de encontrar cem reais. Na prática, funciona da seguinte forma: 

  • Perda dói mais do que ganho: Sentimos a dor da perda com mais intensidade do que a alegria do ganho.
  • Medo de perder o que já conquistamos: Preferimos manter o que temos do que correr o risco de perder tudo.
  • Evitar o arrependimento: A ideia de se arrepender de uma má decisão nos leva a evitar tomar decisões precipitadas.

Como usar o gatilho da aversão à perda no e-commerce

Para usar o gatilho da aversão à perda no marketing é preciso em primeiro lugar identificar o que o seu público-alvo sente medo de perder. Em seguida, você deve buscar os motivos do porquê ele sente medo de perder isso. 

Por exemplo, imagine que você tem uma papelaria online e o seu público-alvo  são estudantes universitários ou micro empreendedores que precisam gerenciar o tempo para dar conta das demandas.

Nesse público, pode ser muito comum o medo de perder as conquistas profissionais até então, ou não conseguir mais evoluir. Os seus produtos devem entrar como um remédio para essa dor.

Exemplo: com o planner personalizado, o cliente consegue administrar seu tempo para conciliar as obrigações da faculdade com as altas demandas do negócio. Com esse material, eles conseguem organizar de forma visual a agenda da semana, destacar o que é mais importante e remanejar compromissos caso seja necessário.

Para o gatilho da aversão à perda funcionar, a dor de perder algo que importante deve ser explorada na comunicação, não apenas os benefícios de adquirir um planner para organizar as demandas do dia a dia.

Lembre-se que nesse gatilho, o medo é perder algo que já conquistamos ou nos arrepender de uma decisão errada.

Outra forma de explorar o gatilho da aversão à perda é criando comunicações que deixem os clientes com medo de perder uma boa oportunidade. Isso pode ser feito por meio de promoções, como:

  • desconto muito acima do esperado;
  • garantias especiais;
  • edição limitada de um produto.

Combine o gatilho da aversão à perda com os gatilhos de escassez e urgência e as vendas serão muito mais satisfatórias. Para tornar a sua loja virtual muito mais completa, conheça as ferramentas da Empreender.