O gatilho da antecipação no e-commerce é um dos melhores para impulsionar os clientes a fazerem compras. A sensação de comprar algo que se queria muito é bastante prazerosa para o consumidor.
Essa reação nem sempre é algo completamente espontâneo. Grandes marcas usam o gatilho da antecipação para gerar desejo nos consumidores e faturam milhões com isso.
Nesse artigo, vamos explicar o que são gatilhos mentais, como eles são usados no marketing e o que é o gatilho da antecipação. Além disso, vamos sugerir algumas dicas práticas de como aplicar a estratégia nas suas campanhas.
O que são gatilhos mentais
Os seres humanos tomam diariamente milhares de micro decisões. O que comer no café da manhã, qual roupa usar para ir trabalhar, qual assento sentar no ônibus, etc.
Porém, na maioria das vezes nós sequer nos damos conta que estamos decidindo algo. Apenas agimos de forma automática. De acordo com um estudo da Cornell University, nós tomamos 226 decisões por dia, apenas pensando sobre comida.
Imagine quantas decisões são tomadas ao todo por um ser humano durante um único dia? Se fossemos parar para analisar minuciosamente cada decisão, nosso cérebro entraria em fadiga.
É para isso que servem os gatilhos mentais.
Gatilhos mentais são atalhos que acontecem no nosso cérebro e nos fazem agir de forma rápida, sem pensar muito ou racionalmente sobre a decisão.
Esse mecanismo acontece porque o nosso cérebro busca poupar energia com pequenas decisões, a fim de reservar essa energia para momentos mais importantes.
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Gatilhos mentais nas estratégias de marketing
Os gatilhos mentais são bastante explorados nas técnicas de marketing. Entender como funciona o comportamento do consumidor e como ele reage a determinados estímulos ajuda as empresas a direcionar a criação das campanhas.
O neuromarketing é a área que estuda, além do comportamento do consumidor, o que passa em seu subconsciente.
Os pesquisadores em neuromarketing usam técnicas de imagem cerebral, como a ressonância magnética funcional (fMRI) e eletroencefalografia (EEG), para medir as respostas cerebrais dos consumidores a estímulos de marketing, como anúncios, embalagens de produtos e experiências de compra.
Com essas informações, os profissionais de marketing podem desenvolver estratégias mais eficazes e personalizadas para atender às necessidades e desejos dos consumidores.
Os estudos do neuromarketing são usados tanto para criar campanhas publicitárias envolventes, quanto para descobrir a melhor embalagem para um produto, a paleta de cores ideal, etc.
O que é o gatilho da antecipação
O gatilho mental da antecipação é acionado quando recebemos informações sobre um evento que vai acontecer no futuro e o nosso cérebro começa criar expectativas para esse evento.
Um exemplo de como o gatilho da antecipação é explorado é seu uso nos cinemas. Quando um filme está para ser lançado, o trailer começa a ser divulgado com partes de algumas cenas da obra, gerando o desejo do público de assistir no cinema.
Marcas como a Apple, também utiliza bastante o gatilho da antecipação antes de lançar o novo modelo do iPhone, por exemplo. Com o uso dessa estratégia, o consumidor passa a imaginar o quanto o momento que o produto finalmente for lançado será bom e, assim, espera ansiosamente por ele.
O objetivo do gatilho da antecipação é fazer com que as pessoas interessadas pelo produto tenham um impulso a mais para comprar, gerando uma expectativa positiva para o momento.
Como usar o gatilho da antecipação no e-commerce
No e-commerce, usar o gatilho da antecipação ajuda a aumentar as vendas dos produtos, além de aumentar o engajamento do cliente com a marca. Algumas maneiras de usar a antecipação no e-commerce são:
Pré-lançamento de produtos
Em um e-commerce novos produtos podem ser adicionados ao catálogo a qualquer momento.
O lojista tem a opção de simplesmente adicionar um novo produto e esperar que as pessoas se interessem por ele ou criar expectativas e desejo para seu lançamento, aumentando as vendas.
Para fazer a antecipação de um produto prestes a ser lançado, a loja virtual pode criar campanhas de e-mail marketing anunciando a novidade que chegará em breve.
É importante destacar os benefícios do produto e pintar na mente do consumidor, por meio da técnica future pacing, o quanto será bom ter o produto em mãos.
Antecipação em promoções sazonais
Existem algumas datas específicas ao longo do ano (como natal, dia das mães, dia dos namorados, etc) que movimentam bastante o comércio.
Essas datas são bastante favoráveis para trazer para o e-commerce uma injeção de caixa rápido, pois grande parte dos consumidores se programam para fazer compras nessas datas.
Contudo, ao mesmo tempo em que existe uma alta demanda de consumidores prontos para comprar, existe muita concorrência. Afinal, todos querem aproveitar o momento para aumentar o faturamento.
Sendo assim, uma forma de conseguir um bom faturamento em datas sazonais, sem precisar recorrer ao leilão de preços do varejo, é criando campanhas de antecipação antes da promoção.
Anuncie para a base de clientes que a data x está chegando e acione a contagem regressiva para o início dos descontos.
Essa ação pode ser realizada por e-mail marketing, anúncios online, nas redes sociais com uma chamada forte. Serve para criar expectativa nos clientes e gerar um senso de urgência.
Uma boa estratégia é criar uma landing page de captura de leads com detalhes da ação com cadastro para o cliente ser avisado.
Use teasers nas campanhas de antecipação
O teaser é uma técnica de marketing que envolve a criação de um conteúdo breve e misterioso para gerar curiosidade sobre um produto ou serviço que será lançado em breve.
Trata-se de um conteúdo breve e instigante ao mesmo tempo. Normalmente, acompanha uma frase de impacto , com imagens sugestivas e pequenos trechos do que está por vir, sempre mantendo o mistério.
A etapa do teaser vem antes do anúncio do produto. Seu objetivo é alertar aos consumidores que algo está por vir.
Depois que o produto for anunciado, as estratégias têm como foco despertar a ansiedade de comprar o produto logo.
Use a técnica do future pacing na antecipação
O future pacing é uma estratégia de marketing que se baseia na criação de um cenário futuro positivo na mente do cliente. É usado para criar antecipação e gerar desejo pelo produto.
Para usar essa estratégia, é preciso conduzir a imaginação do cliente detalhadamente o quanto a realidade dela será boa quando o produto estiver em suas mãos.
Por exemplo, uma loja de cosméticos femininos pode usar a estratégia para fazer as clientes imaginarem o quanto a sua vida será melhor quando ela finalmente se sentir segura com a sua pele rejuvenescida e livre de acnes.
Ao utilizar o future pacing na antecipação de produtos no e-commerce, é importante destacar os benefícios que o produto trará para a vida do cliente, como praticidade, economia de tempo, melhor desempenho, status, entre outros, e enfatizar como ele pode melhorar a qualidade de vida do cliente.
Essas foram algumas das técnicas que podem ser usadas para usar o gatilho da antecipação no e-commerce antecipação e gerar desejo pelos produtos no e-commerce. Que tal aproveitar essas dicas para estruturar as próximas campanhas do ano?