As redes sociais são um importante canal de vendas para o e-commerce. O Brasil é um dos países que mais utiliza as redes no mundo. Todos os dias milhões de pessoas passam horas consumindo conteúdo online.
Além de aumentar o tráfego orgânico, as redes sociais ajudam a gerar desejo nos consumidores em adquirir os produtos de uma forma não agressiva.
Hoje, grande parte dos consumidores seguem perfis de marcas nas redes sociais e produzir um conteúdo estratégico e autêntico é uma das melhores maneiras de conquistar clientes fiéis.
Nesse artigo você vai ver qual a importância das redes sociais para e-commerce, quais as plataformas mais usadas para vendas, como usar as redes sociais para atrair clientes e como montar uma estratégia de conteúdo eficaz. Boa leitura!
Qual a importância das redes sociais para o E-commerce?
Uma estratégia de redes sociais é essencial para o sucesso de qualquer negócio que deseja atrair e conquistar clientes. O Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais em todo o mundo, sendo o líder na América Latina, segundo um levantamento da Comscore.
Ao todo, são 131,5 milhões de usuários cada vez mais conectados nas telas, consumindo conteúdo.
Além de tornar a comunicação mais rápida e eficiente com pessoas em qualquer lugar do mundo, as redes sociais se tornaram um grande canal de vendas. Você já ouviu a expressão “somente seguidores não pagam as contas”?
Pois bem, de acordo com um levantamento feito pela empresa de marketing e mídia Sprout Social, 90% dos consumidores compram de marcas que eles seguem nas redes sociais.
Isso significa que quando você conquista um consumidor como seguidor, você está um passo mais próximo da venda em relação à concorrência.
Além disso, um levantamento realizado pela Opinion Box, mostrou que 72% dos usuários usam as redes sociais para fazer compras e 74% dos usuários usam as redes sociais como meio para buscar produtos.
Quais redes sociais mais usadas para vendas?
Segundo o levantamento da Opinion Box, as redes sociais mais utilizadas para compras são Instagram, com 65% dos usuários, Google Shopping com 56% e WhatsApp com 46% de preferência.
Esses dados ajudam a descobrir em quais redes sociais o e-commerce deve concentrar mais esforços para as vendas.
Além de saber quais as redes sociais mais utilizadas para compras, é importante saber quais as redes sociais mais usadas por faixa etária. Isso ajuda a criar uma estratégia mais eficiente, considerando o seu público-alvo.
Afinal, não adianta saber que o Instagram é a principal rede social usada para compras se o seu público-alvo está concentrado principalmente no Facebook.
Leia também: Como conduzir o cliente pela jornada de compras pelo WhatsApp
Como usar as redes sociais para atrair clientes?
Embora as redes sociais sejam um excelente canal de vendas, não basta fazer postagens aleatórias e sem qualquer estratégia para conquistar as vendas.
É importante lembrar que as redes sociais são usadas, principalmente, como forma de entretenimento pelos usuários e que cada plataforma tem suas próprias particularidades.
Sendo assim, é importante adequar a comunicação em cada plataforma usada e criar um planejamento de conteúdo que seja interessante, sem apelo agressivo para as vendas. Para isso, é fundamental conhecer os fundamentos do marketing de conteúdo.
O Marketing de Conteúdo é a estratégia de marketing que tem como objetivo atrair, encantar e conquistar novos clientes por meio de um conteúdo relevante para o usuário.
Nas redes sociais, é importante que, ao mesmo tempo que informa, o conteúdo entretenha. Afinal, ninguém entra nas redes sociais para estudar, mas sempre é possível aprender algo novo.
Algumas das vantagens de investir no Marketing de Conteúdo são:
- Atração de tráfego orgânico para a marca
- Conteúdo direcionado para o público-alvo
- Conexão com o usuário
- Construção de autoridade no mercado
- Fortalecimento da marca
- Mais conversões em vendas.
Como montar uma estratégia para as redes sociais do e-commerce
Já entendemos que apenas postar por postar não é o suficiente para atrair seguidores e transformar as redes sociais em um canal de vendas do e-commerce. Para isso, é necessário estratégia.
Nesse tópico você vai ver como montar uma estratégia de conteúdo eficiente para o seu e-commerce.
1. Defina seus objetivos
O primeiro passo para criar uma estratégia de conteúdo para as redes sociais realmente eficiente é definir quais são os seus objetivos:
- Aumentar o tráfego;
- Gerar leads;
- Criar Brand Awareness;
- Criar um relacionamento com os clientes;
- Aumentar as vendas.
Tendo os objetivos definidos, é mais fácil criar um conteúdo direcionado para alcançá-los.
2. Conheça seu público-alvo
O segundo passo para criar uma estratégia para as redes sociais do e-commerce é conhecer o público-alvo.
A partir dessa informação você sabe em quais redes sociais o seu público ideal está mais presente, qual a abordagem deve ser usada, qual a melhor linguagem e, principalmente, que tipo de conteúdo eles buscam consumir.
Se o seu desejo é atrair pessoas jovens e ativas para que elas se interessem por produtos fitness, não faz sentido produzir um conteúdo que converse com pessoas sedentárias e que preferem passar horas maratonando filmes a fazer uma série de alongamentos.
3. Escolha as plataformas principais
Depois de identificar quais plataformas são mais populares entre o seu público-alvo, foque seus esforços nessas plataformas. Não é necessário estar presente em todas as redes sociais, mas sim nas que realmente importam para o seu negócio.
Se o seu público-alvo consome mais o YouTube, considere criar um canal com conteúdos periódicos com assuntos relevantes. Já se o seu público está presente no Instagram, crie um calendário de conteúdos adequado para essa rede social.
4. Crie um calendário editorial
O calendário editorial é o planejamento periódico que uma marca faz da postagem dos conteúdos. Normalmente é separado em conteúdo semanal ou mensal.
Um calendário editorial ajuda o e-commerce a ter um maior controle do que está sendo postado nas redes sociais, além de auxiliar no planejamento de conteúdo com estratégia.
Isso ajudará a manter a consistência e garantir que você tenha conteúdo relevante e atualizado para compartilhar regularmente.
5. Integre o conteúdo com as vendas
Crie conteúdo que incentive o engajamento e a interação do público, mas também inclua chamadas para ação (CTAs) direcionando os seguidores para o seu site, landing pages ou promoções.
Para isso, planeje seu conteúdo levando em consideração as etapas do funil de vendas.
6. Acompanhe e analise os resultados
Monitore o desempenho do seu conteúdo nas redes sociais. Analise as métricas e insights para entender o que funciona melhor e ajustar sua estratégia conforme necessário.
7. Interaja com o público
Esteja presente e responda aos comentários, mensagens e interações do seu público. A interação ajuda a construir relacionamentos e aumenta o engajamento com sua marca.
8. Seja consistente e adaptável
Mantenha uma presença consistente nas redes sociais, mas também esteja disposto a adaptar sua estratégia com base nos resultados e nas mudanças nas preferências do seu público.
Adicione as redes sociais na sua loja virtual
O Widget é um aplicativo da Empreender que permite que os lojistas conectem às redes sociais a loja virtual. Dessa forma, a sua loja fica muito mais interessante e dinâmica.
Além de compartilhar os próprios conteúdos, é possível adicionar fotos e vídeos dos clientes, o que gera um senso maior de comunidade e a famosa prova social.
No vídeo abaixo você confere como adicionar o Instagram na sua loja virtual:
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