O rastreio de encomendas é um dos serviços essenciais para lojas virtuais que desejam passar confiança e credibilidade para seus clientes. O mercado do e-commerce é um dos setores que mais cresce e continuará crescendo nos próximos anos.

Ainda assim, grande parte dos consumidores ainda têm receio de aderir a essa modalidade de compras. Parte disso se deve à insegurança em relação à credibilidade da loja virtual. A falta de informação a respeito do status da entrega dos produtos é um agravante.

Ter um sistema de rastreamento de encomendas é benéfico tanto para a loja virtual quanto para o consumidor. Nesse artigo, discutiremos quais as vantagens de ter o rastreio de encomendas e como adicionar na loja virtual.

Vantagens do rastreio de encomendas para o consumidor

Embora o setor de e-commerce seja um dos que mais cresce no Brasil, aproximadamente 70% dos consumidores brasileiros ainda têm medo de fazer compras pela internet.

De acordo com a pesquisa Impactos Tecnológicos do Varejo, alguns dos motivos que inibem consumidores de comprar online são:

  • Medo de fraudes
  • Preferência por lojas físicas
  • Precisar fornecer dados pessoais
  • Falta de confiança nos canais de vendas
  • Formas de pagamento desejadas indisponíveis
  • Atendimento online abaixo das expectativas
  • Falta de informação sobre acompanhamento dos pedidos
  • Dificuldade para trocas ou devolução
  • Prazo de entrega longo/receio de não cumprimento
  • Valores mais altos que em lojas físicas

Sendo assim, cabe aos lojistas buscar maneiras de mostrar para o cliente que comprar na sua loja virtual é seguro. Aqui no blog da Empreender já abordamos temas sobre como mostrar que a loja virtual é confiável ou como melhorar o atendimento online.

A seguir vamos falar sobre algumas vantagens para o consumidor de ter o rastreio de encomendas na loja virtual.

Mais segurança para comprar

Com a possibilidade de rastrear todo o status da encomenda em tempo real, desde a postagem até a entrega, o consumidor se sente muito mais seguro e confiante para fazer suas compras online.

Alinhamento das expectativas

Quanto mais rápido uma encomenda chega até a casa do cliente, mais satisfeito ele se sente com a loja virtual.

Entretanto, algumas encomendas levarão mais tempo para serem entregues e isso é algo que, muitas vezes, está fora do controle do lojista.

Tendo uma estimativa de quando o produto chegará em sua casa, o cliente não se sente frustrado caso um produto demore alguns dias a mais para ser entregue.

Portanto, ao adicionar o rastreamento de encomendas na loja virtual, a loja virtual está oferecendo um serviço diferenciado e valorizando a experiência do consumidor, o que pode resultar em fidelização e aumento das vendas.

Vantagens do rastreio de encomendas para a loja virtual

A disponibilização do rastreio de encomendas também é benéfico para a loja virtual. Algumas das vantagens são:

Melhor reputação

Quando um consumidor tem uma boa experiência com uma loja virtual, naturalmente ele compartilha essa experiência com outras pessoas que poderão se tornar clientes futuramente. 

Além disso, 51% dos consumidores escrevem avaliações positivas para um estabelecimento quando se sentem satisfeitos com a compra.

Mais confiança por parte dos consumidores

Considerando que a falta de informações sobre a entrega dos produtos está entre um dos principais motivos inibidores de compras online, quando uma loja disponibiliza essa possibilidade, os consumidores se sentem mais seguros para comprar.

A possibilidade de acompanhar o processo de entrega do início ao fim deixa claro para o consumidor que a loja virtual não se trata de mais um dos milhões de golpes que existem na internet.

Gerenciamento de logística

Com um sistema de rastreamento de encomendas, o lojista também tem a possibilidade de acompanhar todo o processo de entrega dos produtos e, dessa forma, consegue acompanhar o trabalho da transportadora.

A implementação do rastreamento de encomendas permite que a loja identifique possíveis problemas na logística de entrega e otimize o processo, aumentando a eficiência e reduzindo custos operacionais.

Conversão em vendas

Por consequência natural dos motivos citados acima, disponibilizar o rastreio de encomendas é um dos fatores que aumentam as taxas de conversão da loja virtual, já que a oferta de um serviço diferenciado pode atrair novos clientes e aumentar a fidelização de clientes já existentes.

Como adicionar o rastreio de encomendas na loja virtual

Para adicionar a opção de rastrear encomendas na loja virtual siga o passo a passo a seguir:

  1. Acesse a página do Rastreio.net e faça o seu cadastro
  2. Na aba configurações do Rastreio encontre a plataforma que a sua loja virtual está hospedada
  3. Clique em integrar
  4. Siga os próximos passos indicados pelo aplicativo

Veja no vídeo abaixo como fazer a integração com a Nuvemshop

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