A jornada do cliente é todo caminho que ele percorre desde o momento da descoberta até a compra. Durante a Black Friday, esse processo tem algumas particularidades.

Os consumidores aguardam ansiosamente pela Black Friday para comprar itens mais caros por um preço promocional. Nesse período, o comércio inteiro se mobiliza para conquistar os consumidores.

Por isso, eles já começam a jornada na etapa de consideração das opções e decisão de compra. A loja virtual com as melhores ofertas vence a disputa. 

Nesse artigo, você vai entender o que é a jornada do cliente, quais suas etapas, o que muda na Black Friday e como usá-la estrategicamente para conquistar mais clientes. Boa leitura!

O que á a Jornada do Cliente

O processo de compra de um produto ou serviço não começa quando o consumidor clica no botão “Comprar”. Antes disso, ele passa por uma série de etapas, que formam a jornada do consumidor.

A jornada do consumidor é o caminho que o cliente percorre desde o momento em que descobre um produto ou serviço até o momento em que o adquire.

Entender as etapas da jornada do consumidor é fundamental para que as empresas possam criar estratégias de marketing e vendas mais eficazes.

Etapas da Jornada do Cliente

A jornada do consumidor é dividida em quatro etapas:

  • Descoberta: O consumidor ainda não conhece o produto ou serviço e, portanto, não tem consciência que precisa dele.
  • Reconhecimento do problema: O consumidor identifica que tem uma necessidade e, portanto, precisa de um produto ou serviço para resolvê-la.
  • Consideração da solução: O consumidor busca mais informações sobre o produto ou serviço para tomar uma decisão de compra.
  • Decisão de compra: O consumidor decide comprar o produto ou serviço.

Entender as etapas da jornada do consumidor é fundamental para que as empresas possam criar estratégias de marketing e vendas mais eficazes.

Por exemplo, ao entender que o consumidor está na etapa de descoberta, as empresas podem criar conteúdo de marketing que ajude o consumidor a conhecer o produto ou serviço.

Ou, ao entender que o consumidor está na etapa de consideração da solução, as empresas podem criar conteúdo que ajude o consumidor a comparar diferentes produtos ou serviços.

Leia também: Como conduzir o cliente na jornada de compras com o WhatsApp

Jornada do Cliente na Black Friday

Durante a Black Friday a  jornada do cliente passa por algumas particularidades. Embora a base seja a mesma, nesse período os clientes estão mais propensos a fazer compras e em busca das melhores oportunidades.

A Black Friday é um evento de compras de curta duração, com ofertas limitadas. Por isso, os clientes costumam ter um senso de urgência para fazer as compras. Eles também estão mais propensos a comprar produtos que não precisam imediatamente, mas que estão com um preço muito bom.

Podemos considerar que durante a Black Friday, a maioria dos consumidores estão nas etapas de consideração e decisão de compra.

Saber disso é importante para criar campanhas direcionadas a essas etapas em específico. Se o lojista focar demais em atração do topo do funil e educação do consumidor, é provável que o cliente se sinta impaciente e busque outras opções.

Como usar a jornada do cliente na Black Friday de forma estratégica

Crie um calendário de conteúdo usando gatilhos mentais

A Black Friday acontece de forma rápida, mas sua preparação e antecipação devem começar em média 3 meses antes. A produção de conteúdo relevante ajuda a aguçar as expectativas dos clientes.

Para isso, adapte a linha editorial das suas mídias sociais e use gatilhos mentais na produção de conteúdo.

Saiba mais: Formas de usar o Marketing de Conteúdo no E-commerce

Dê ênfase aos benefícios dos produtos em oferta

Considerando que durante esse período os clientes estão mais aquecidos e comparando as opções, foque em mostrar porque seus produtos são a melhor escolha.

Liste os principais benefícios dos produtos e crie narrativas envolventes, fazendo com que os clientes imaginem o quanto será positivo ter aquele produto em mãos. 

Quebre as possíveis objeções dos clientes

Objeções são as barreiras que impedem os clientes de finalizar uma compra. Durante a Black Friday as objeções mais comuns são:

  • O produto ou serviço não é confiável;
  • O produto ou serviço não é o que o cliente está procurando;
  • O produto ou serviço não está disponível em estoque;
  • O processo de compra é complicado ou confuso;
  • O preço não é realmente tão bom quanto parece. 

Aproveite os canais de comunicação com os clientes para quebrar essas objeções, mostrando soluções ou desmentindo o que é dito.

Para isso, não exite em mostrar avaliações de consumidores que já compraram na loja virtual, mostrar as formas de pagamento disponíveis e ter um processo de compras simples e eficiente.

Reforce a escassez da Black Friday

O gatilho da escassez é um dos mais eficientes que existem para impulsionar vendas. Seres humanos têm a tendência de desejar aquilo que outras pessoas querem, pois entendem como algo valioso.

Durante a Black Friday, a demanda pelos produtos aumenta e as ofertas acontecem por tempo limitado. É uma das melhores épocas para usar o gatilho da escassez e incentivar os clientes a agirem o mais rápido possível.

Descubra todos os segredos para vender na Black Friday

Uma boa campanha exige planejamento antecipado e estratégias de marketing validadas para ser eficaz.

Pensando nisso, a Empreender desenvolveu o evento BFCM (Black Friday & Cyber Monday) e convidou diversos especialistas na área para compartilhar seus melhores segredos de vendas. 

Após esse evento, você vai saber exatamente o que fazer para ter a melhor Black Friday do seu negócio até agora. 

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