A venda online, assim como a física, passa por muitos desafios e estágios até convencer o consumidor a realizar a compra. A maioria das pessoas não está preparada para realizar a compra imediatamente, elas precisam analisar as opções, pensar e então decidir. Algumas nem sabem que precisam de determinado produto ou serviço até que alguém mostre isso a elas.

Para superar esses obstáculos, encantar o cliente e mostrar a ele que você pode ser a melhor opção, é preciso compreender o processo que leva alguém a decidir fechar uma compra e então usar as ferramentas certas para vencer as objeções. Chamamos esse processo de jornada de compra ou jornada do consumidor.

O que é a jornada de compra?

A jornada de compra entende que o consumidor não decide comprar algo de forma automática, existem etapas que começam até mesmo antes de ele entrar em contato com a sua marca. 

É muito importante que você compreenda todas as etapas, para dessa forma implementar as ações certas em cada etapa. Continue lendo e confira quais são as etapas que o consumidor percorre até fechar uma compra.

Etapa: descoberta

Nesse momento da jornada do consumidor ele ainda não percebeu que precisa do seu produto ou solução. Geralmente aqui o usuário não está pensando em consumir nada e nem sequer sabe que ele tem um problema que precisa ser resolvido. Por isso, se você chegar oferecendo algo para ele comprar, por mais que a oferta seja boa, dificilmente terá bons resultados. Esse usuário precisa ser preparado, ele precisa entrar em contato com a sua marca, acessar conteúdos relevantes e ter a sua atenção despertada, para que você possa levá-lo para a próxima fase.

Etapa: reconhecimento do problema

Após ter o seu interesse despertado, o consumidor se aprofunda mais e já pode ser apresentado a conteúdos e materiais que mostrem a ele que ele tem um problema. É nesse momento que você pode se aproximar oferecendo conteúdos em blogs, tutoriais e materiais ricos.

Etapa: solução

Agora que ele já reconheceu que tem uma necessidade e dor que precisam ser resolvidas, ele muito provavelmente começará a analisar as suas opções de compra para resolver o problema. É aqui que você apresenta como o seu produto ou serviço são opções para solucionar a dor dele.

Etapa: decisão

É na etapa final que o consumidor está preparado para realizar uma compra, aqui ele já entendeu que tem um problema e considerou as opções para resolver esse problema. Nessa etapa você pode ser direto e oferecer o seu produto, apresentar os diferenciais e fazer uma oferta irresistível. Uma ótima opção é montar uma página de vendas.

Dica extra

Uma ótima forma de manter uma relação com o cliente e o conduzir para as próximas etapas da jornada do consumidor é mantendo uma interação próxima, se colocando à disposição para responder perguntas e tirar dúvidas e oferecendo conteúdos relevantes, você pode fazer isso por meio do Whatsapp business. O app SAK tem integração com o Whatsapp e permite que você gerencie os seus contatos e envie mensagens automáticas e personalizadas. Conheça!