Os clubes de assinatura de produtos são uma tendência no comércio eletrônico. Diversos segmentos já investem no modelo de vendas recorrentes de produtos.

Os nichos desses clubes são bastante diversificados. Se buscar na internet, você encontra desde clubes de assinatura de livros até a venda por recorrência de carnes e queijos.

Nesse artigo vamos falar de alguns nichos já bastante consolidados e lucrativos para quem deseja investir na modalidade de clubes de assinatura no comércio eletrônico.

O que é a venda de produtos por assinatura

A venda de produtos por assinatura é uma modalidade de negócio que está ganhando espaço no comércio eletrônico brasileiro.

Nessa modalidade de negócio, o cliente paga uma mensalidade e recebe um determinado produto semanal, mensal ou semestralmente. 

É uma modalidade de negócio que possui muitas vantagens tanto para os empreendedores quanto para os clientes, e já possui muitos adeptos.

Esse tipo de negócio não é novidade. Dados de 2018 já mostravam que os programas de assinaturas de produtos já movimentavam um bilhão de reais por ano no Brasil. 

Nesse mesmo ano, existiam cerca de 800 empresas de assinaturas de produtos ativas no país. Em 2021, já eram mais de 6 mil clubes de assinatura ativos.

Nesse artigo você encontra quais as vantagens dos programas de assinatura tanto para os clientes, quanto para os empreendedores.

Melhores nichos para criar assinatura de produtos

Quando se trata de empreendedorismo e inovação, não existem regras do que deve ou não ser feito e é perfeitamente possível que alguém pense em um clube de assinatura que ninguém mais pensou.

Contudo, a seguir vamos passar uma lista com alguns nichos promissores para essa modalidade de negócio, observando a praticidade para o consumidor e a demanda recorrente dos produtos citados, sendo uma opção lucrativa para empreendedores.

Alimentos e bebidas saudáveis

Hoje vivemos em um mundo acelerado. As pessoas têm pouco tempo para trabalhar, estudar, ter uma rotina de atividades físicas, nutrir hobbies, ter uma vida social e cuidar dos afazeres domésticos.

Estamos constantemente em busca de praticidade e meios de facilitar a rotina e uma dessas maneiras é comprando comidas prontas para consumir. De acordo com uma pesquisa, 28% dos brasileiros pedem delivery de comida pelo menos uma vez por semana.

Porém com a pressa do dia a dia é comum que algumas pessoas acabem cedendo mais do que deveriam a comidas gordurosas e pouco nutritivas, o que trará prejuízos à saúde a longo prazo.

Uma solução para isso, é um clube de assinatura de comidas e bebidas saudáveis para que o cliente mantenha uma rotina de alimentação nutritiva, sem perder tempo.

Um exemplo de clube de assinatura de comidas e bebidas saudáveis é o Made in Natural, empresa que conta com receitas próprias, frutas desidratadas, salgados, biscoitos e granolas. Todas as opções são livres de adoçantes, corantes, aromas artificiais e gordura hidrogenada. Vende para clientes finais e também em atacado para revendedores.

Beleza e cuidados pessoais

O mercado da beleza feminina é um dos mais lucrativos para investir. Segundo uma pesquisa da Picodi, site de base dos códigos de cupons do Brasil, a mulher brasileira gasta em média R$1.530,00 por ano com maquiagens e cosméticos. Isso dá uma média de R$127,50 por mês.

De acordo com a pesquisa, os itens queridinhos das brasileiras são máscara de cílios, batom/gloss e base. 

Um dos modelos de assinatura que se tornou bastante popular no ramo da beleza foi o de “caixinha surpresa”, onde as assinantes pagam uma mensalidade mas não sabem qual produto virá na caixa.

os itens podem variar de cosméticos baratinhos a marcas mais sofisticadas e, até mesmo, itens novos para teste.

Para exemplificar esse modelo de clube de assinatura, temos a Glambox, o maior programa de assinatura de beleza e cuidados pessoais da América Latina.

Produtos Pet

Os clubes de assinatura pet enviam aos seus assinantes mensalmente produtos que melhoram a qualidade de vida dos bichinhos.

Além da comodidade de receber os produtos em casa periodicamente, os donos de animais pet têm muitas vantagens ao aderir a esse tipo de serviço. Desde ração, itens de higiene e brinquedos até as maiores novidades do mercado.

Para exemplificar um programa de assinatura pet, temos o BOX.Petiko  – maior clube de assinatura pet da américa latina.

Programas de literatura

Os clubes de assinatura de livros são opções perfeitas para os amantes da literatura e também para aqueles que desejam adquirir o hábito de ler.

Mensalmente os assinantes recebem em casa livros surpresa, em alguns casos selecionados por autores renomados, para aproveitar naquele mês.

O clube de assinatura de livros mais conhecido no Brasil é o TAG, que hoje conta com duas opções.

Na primeira, a TAG Curadoria os assinantes recebem em casa um livro selecionado a dedo por um curador, uma caixa colecionável, uma revista sobre a obra enviada, um marca páginas e um presente.

A segunda opção é a Tag Inéditos. Nesse programa os assinantes recebem best sellers internacionais, que ainda são inéditos no Brasil.

Leia também: Como fazer dropshipping de livros

Esses foram apenas alguns exemplos, entre as infinitas possibilidades que existem para criar um clube de assinatura e vender com recorrência na loja virtual, mas é possível adaptar o modelo de negócio à maioria dos nichos. Para ficar por dentro de outras tendências do mercado de e-commerce e dropshipping continue acompanhando o nosso blog.