A sua loja envia mensagens para recuperar carrinhos abandonados? O abandono de carrinhos é um desafio comum enfrentado por muitas lojas virtuais. A maioria dos consumidores que chegam à página de pagamento acabam desistindo da compra por motivos variados. 

A falta de segurança no site, a ausência dos meios de pagamento desejados e problemas com o site em si são alguns dos fatores que contribuem para essa situação.

No entanto, existem estratégias eficazes para reduzir o abandono de carrinhos e recuperar parte das vendas. Neste artigo, apresentaremos sete modelos de mensagens persuasivas que podem ser enviadas aos clientes para incentivar a conclusão da compra. Boa leitura!

O que causa o abandono de carrinhos

O abandono de carrinhos é um dos problemas mais recorrentes de quem vende produtos na internet. Estima-se que quase 80% dos consumidores que chegam até a página de pagamento desistem da compra. Além disso, 15% o fazem com frequência.

Segundo um levantamento feito pelo Opinion Box, o principal motivador do abandono de carrinhos é o frete com valor mais elevado que o esperado, sendo a causa de 66% dos abandonos de carrinho.

Além disso, 35% dos clientes estão dispostos a finalizar uma compra no site concorrente caso percebam que lá encontram uma oferta melhor.

Além desses, alguns dos motivos que levam ao abandono de carrinho são:

Falta de segurança no site: cerca de 20% dos carrinhos abandonados são motivados pela falta de segurança que o consumidor sente na loja virtual;

Não ter os meios de pagamento desejados: Para 17% dos participantes do levantamento feito pela Opinion Box, não ter os meios de pagamento que o cliente gostaria é motivo para abandono de carrinho. De acordo com uma pesquisa do SPC Brasil, 79% dos consumidores costumam parcelar as compras no cartão de crédito;

Problemas com o site: carregamento lento da página, falta de informações claras ou responsividade ruim para mobile também são fatores que contribuem para o abandono de carrinhos. Para evitar esses problemas é importante investir em boas plataformas de e-commerce e se certificar de passar todas as informações importantes para o cliente de forma adequada.

Agora que já entendemos alguns dos principais motivos que levam ao abandono de carrinhos, vamos ver como evitá-los.

Como evitar o abandono de carrinhos 

Embora o abandono de carrinhos seja uma prática recorrente no e-commerce, existem algumas atitudes que podem minimizar seu impacto em uma loja virtual. 

O primeiro passo é reconhecer quais pontos durante o trajeto de compra estão levando os clientes a não finalizarem a compra. A partir dessas informações, é possível traçar estratégias acertadas para diminuir o abandono de carrinhos.

Quanto mais personalizadas forem as ações aplicadas, melhores serão os resultados. Por exemplo, sabemos que o frete é um dos maiores impeditivos no momento do pagamento, mas isso não impede que uma loja que ofereça frete grátis ou frete fixo sofra com o problema.

Às vezes, na loja em específico, os clientes estão tendo problemas com o carregamento lento da página. Sem o conhecimento dessa informação, é quase impossível que o lojista consiga sanar o problema.

Ainda assim, abaixo listamos algumas estratégias  que podem ser adicionadas na loja virtual para evitar o abandono de carrinhos.

Ter avaliações na sua loja virtual

As avaliações nos produtos são uma das maneiras que o consumidor tem de descobrir se a loja oferece um serviço satisfatório para os clientes.

Atualmente, mais da metade dos consumidores buscam por avaliações antes de finalizar uma compra e, o nível de exigência dos clientes está ficando cada vez maior.

Não possuir avaliações, ou ter avaliações que parecem falsas, pode fazer com que a loja virtual perca boa parte das vendas.

Portanto, sempre que fizer uma venda busque incentivar o cliente a deixar avaliações pelos meios de comunicação da loja. Use o Lily Reviews para permitir avaliações com textos, fotos e vídeos.

Oferecer incentivos para a compra

Uma maneira de evitar o abandono de carrinhos é oferecendo benefícios para o cliente finalizar a compra. Alguns exemplos de incentivos são:

Descontos: Oferecer cupons de desconto para os clientes que deixaram itens no carrinho pode ser um incentivo muito eficaz para encorajá-los a finalizar a compra. Você pode oferecer um desconto percentual ou um valor fixo, dependendo da sua estratégia de precificação.

Frete grátis: Como o valor do frete é o principal fator que motiva o abandono de carrinhos, oferecer frete grátis pode ser um grande incentivo para os clientes finalizarem a compra.

Brindes: Oferecer brindes para os clientes que finalizarem a compra pode ser uma forma de incentivar a compra. Oferecer brindes em compras a partir de um valor determinado além de incentivar a finalização da compra, é uma forma eficaz de aumentar o ticket médio.

Enviar mensagens por  WhatsApp para recuperar carrinhos abandonados 

O WhatsApp é o melhor canal de comunicação para fazer a recuperação ativa de carrinhos abandonados.

A rede de mensagens possui a maior taxa de abertura de mensagens, ultrapassando 70%, e a maior taxa de cliques nos links, superior a 20%.

O SAK é a melhor ferramenta para enviar mensagens automáticas aos clientes, após um tempo determinado pelo próprio lojista, convidando para finalizar a compra.

7 mensagens para recuperar carrinhos abandonados

1. Mensagem de Lembrete 

Olá [Nome do Cliente],

Percebemos que você adicionou alguns produtos ao seu carrinho em nosso site, mas parece que você esqueceu de finalizar a compra. Não se preocupe, seus itens ainda estão disponíveis para você. Aproveite e conclua sua compra hoje mesmo! Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda adicional, nossa equipe está à disposição.

Atenciosamente,

[Equipe da Loja Virtual].

2. Mensagem com Oferta de Desconto

Olá [Nome do Cliente],

Sua visita em nosso site não passou despercebida! Sabemos que você tinha interesse em alguns produtos e queremos ajudá-lo(a) a concretizar sua compra. Por isso, oferecemos um desconto especial de 10% em todos os itens do seu carrinho. Aproveite essa oportunidade e adquira seus produtos favoritos agora mesmo!

Atenciosamente,

[Equipe da Loja Virtual].

3. Mensagem com Prova Social

Olá [Nome do Cliente],

Sabemos que você estava interessado(a) em alguns produtos em nosso site. Gostaríamos de compartilhar com você alguns comentários positivos de outros clientes que adquiriram esses itens. Leia as avaliações e veja como esses produtos podem fazer a diferença na vida das pessoas. Não perca a chance de experimentá-los também!

Atenciosamente,

[Equipe da Loja Virtual].

4. Mensagem Personalizada

Olá [Nome do Cliente],

Você é um cliente especial para nós e queremos ajudá-lo(a) a finalizar sua compra. Seus itens favoritos ainda estão no seu carrinho, prontos para serem adquiridos. Não deixe passar essa oportunidade! Entre em nosso site e conclua sua compra com apenas alguns cliques.

Atenciosamente,

[Equipe da Loja Virtual].

5. Mensagem com oferta por tempo limitado

Olá [Nome do Cliente],

Estamos entrando em contato para lembrá-lo(a) de que os produtos no seu carrinho estão quase se esgotando! Se você não finalizar sua compra nas próximas 24 horas, eles podem ser vendidos para outros clientes. Aproveite essa última chance de garantir seus itens desejados antes que seja tarde demais!

Atenciosamente,

[Equipe da Loja Virtual].

6. Mensagem com frete grátis

Olá [Nome do Cliente],

Notamos que você não finalizou a sua compra. Pensando nisso, estamos oferecendo frete grátis para todos os produtos do seu carrinho. Não perca essa oportunidade de economizar! Finalize sua compra hoje mesmo e aproveite a comodidade de receber seus produtos sem custos adicionais.

Atenciosamente,

[Equipe da Loja Virtual].

7. Mensagem com suporte personalizado

Olá [Nome do Cliente],

Percebemos que você não finalizou sua compra e gostaríamos de entender melhor como podemos ajudar. Tem alguma dúvida sobre os produtos ou precisa de assistência adicional? Nossa equipe de suporte está pronta para atender você e garantir que sua experiência de compra seja a melhor possível. Entre em contato conosco e teremos prazer em ajudar!

Atenciosamente,

[Equipe da Loja Virtual].

Bônus: Exclua em massa pedidos não pagos na Shopify

Todas as estratégias listadas nesse texto podem contribuir para amenizar os efeitos do carrinho abandonado na sua loja virtual. Porém, alguns clientes estarão decididos a não finalizar a compra e não há muito o que possa ser feito.

Nesses casos, os pedidos não pagos podem causar distorção no faturamento e atrapalhar os relatórios da sua loja. 

Pensando nisso, a Empreender desenvolveu o Bulk Cancel, um aplicativo completamente gratuito que exclui em massa os pedidos não pagos da sua loja na Shopify.

Depois de instalar o aplicativo, você pode decidir em quanto tempo os pedidos não pagos serão excluídos, além de escolher se o cliente será informado previamente ou não. Veja como funciona:

Importante: O Bulk Cancel está disponível exclusivamente para lojas da Shopify.

Gostou das dicas de como evitar o abandono e recuperar carrinhos abandonados? Não deixe de experimentar o SAK gratuitamente para enviar mensagens para os clientes diretamente pelo WhatsApp.