O lembrete de pagamento é uma mensagem enviada aos clientes antes, durante ou após a data do pagamento com o intuito de lembrá-los de realizar a transação e evitar a inadimplência.

É uma prática essencial para lojas virtuais que desejam manter os pagamentos em dia, principalmente se os produtos comercializados não são de necessidade básica, ou seja, não são a prioridade dos consumidores.

Neste artigo você vai entender por que enviar lembretes de pagamento para os seus clientes, receber modelos prontos de mensagens de lembrete, como automatizar essa função na loja virtual e dicas para fazer isso sem prejudicar a relação com o cliente. Boa leitura!

Por que enviar lembrete de pagamento

Enviar lembretes de pagamento para os clientes pode parecer desconfortável para alguns lojistas (principalmente os menores), mas é uma prática importante para manter as finanças da loja virtual saudável.

Segundo levantamento do SPC, 45% dos brasileiros não realizam controle de orçamento. São poucas as pessoas que anotam e controlam tudo que gastam e quais pagamentos precisam fazer.

Além disso, compras que não são vistas como necessidade básica frequentemente são deixadas em segundo plano. Isso significa que existem boas chances do pagamento da sua loja virtual ser esquecido pelos clientes.

Sendo assim, enviar lembretes de pagamento para os clientes é importante para:

  • Redução da inadimplência: Ao lembrar o cliente da data de vencimento, você diminui as chances de que ele se esqueça de realizar o pagamento, evitando assim atrasos e inadimplências.
  • Melhora do fluxo de caixa: Pagamentos em dia garantem um fluxo de caixa mais previsível e saudável para a empresa, facilitando o planejamento financeiro e o investimento em novos projetos.
  • Fortalecimento do relacionamento com o cliente: Ao demonstrar organização e profissionalismo, você mostra ao cliente que se importa com o relacionamento e com o cumprimento dos acordos.
  • Evitar cobranças desnecessárias: Com os lembretes, você evita ter que entrar em contato com o cliente diversas vezes para solicitar o pagamento, economizando tempo e recursos.
  • Aumenta a satisfação do cliente: Ao receber um lembrete, o cliente tem a oportunidade de quitar sua dívida antes que ela se torne um problema maior, evitando juros e multas.

Leia também: 3 dicas para evitar a inadimplência no e-commerce

Modelos de mensagem para lembrete de pagamento

Lembrete antes do vencimento

Muitas vezes os clientes deixam de concluir o pagamento simplesmente porque esqueceram do boleto pendente.

Nessas horas, o lembrete enviado alguns dias antes da data de vencimento ajuda a lembrá-lo e reduz as taxas de inadimplência.

Veja um modelo abaixo:

Assunto: Lembrete de Pagamento – Fatura [Número da Fatura]

Olá [Nome do Cliente],

Esperamos que você esteja bem! Este é um lembrete amigável de que o pagamento da fatura [Número da Fatura] no valor de [Valor] está se aproximando. A data de vencimento é [Data de Vencimento].

Agradecemos sua atenção e estamos à disposição para qualquer dúvida.

Atenciosamente,

[Seu Nome]

[Loja Virtual]

Lembrete no dia do vencimento

Uma mensagem enviada no dia do vencimento para reforçar a necessidade de pagamento imediato.

Veja exemplo abaixo:

Assunto: Pagamento Vencendo Hoje – Fatura [Número da Fatura]

Olá [Nome do Cliente],

Lembramos que o pagamento da fatura [Número da Fatura] no valor de [Valor] vence hoje, [Data de Vencimento]. Por favor, realize o pagamento o mais breve possível para evitar atrasos.

Se precisar de qualquer assistência, não hesite em nos contatar.

Atenciosamente,

[Seu Nome]

[Loja Virtual]

Lembrete de pagamento pendente

Um lembrete enviado logo após a data de vencimento para lembrar o cliente de que o pagamento está atrasado. Pode ser uma boa ideia lembrar que permanecer com o atraso vai acarretar em juros.

Veja um exemplo a seguir:

Assunto: Pagamento Pendente – Fatura [Número da Fatura]

Olá [Nome do Cliente],

Notamos que o pagamento da fatura [Número da Fatura], com vencimento em [Data de Vencimento], ainda não foi realizado. O valor devido é de [Valor].

Pedimos gentilmente que regularize o pagamento o mais breve possível para evitar encargos adicionais.

Agradecemos sua atenção.

Atenciosamente,

[Seu Nome]

[Loja Virtual]

Lembrete urgente

Uma mensagem mais direta e urgente para situações onde o pagamento já está atrasado há dias ou semanas.

Veja exemplo:

Assunto: URGENTE: Pagamento Atrasado – Fatura [Número da Fatura]

Olá [Nome do Cliente],

Este é um lembrete urgente sobre o pagamento da fatura [Número da Fatura], no valor de [Valor], que está vencida desde [Data de Vencimento]. Solicitamos que realize o pagamento imediatamente para evitar a suspensão dos serviços e outras medidas.

Caso tenha alguma dificuldade, por favor, entre em contato conosco o quanto antes.

Atenciosamente,

[Seu Nome]

[Loja Virtual]

Como enviar lembretes de pagamento pelo WhatsApp

Os lembretes de pagamento podem ser enviados manualmente pelo lojista ou equipe de atendimento em lojas muito pequenas e que ainda possuem pouca demanda. Porém, conforme o negócio cresce, é indispensável automatizar certas funções.

Uma delas é o envio de mensagens automáticas para o cliente, como promoções, atualizações dos pedidos e lembretes de pagamento.

Para fazer isso de forma simples e rápida você pode usar o SAK na sua loja virtual. O SAK é um aplicativo que auxilia o lojista em diversas funções na loja virtual, incluindo no relacionamento com o cliente.

Com o SAK, todo processo de atendimento pode ser realizado por múltiplos atendentes via WhatsApp, principal aplicativo de mensagens.

Veja no vídeo abaixo como fazer isso:

Dicas de como fazer um lembrete de pagamento

O envio de mensagens de lembretes de pagamento pode ser desconfortável para algumas pessoas, principalmente porque alguns clientes podem se sentir ofendidos com a cobrança.

Porém, não há nada de errado em cobrar pelo serviço prestado. Contudo, existem estratégias que ajudam a tornar o processo mais leve. É isso que vamos ver neste tópico.

Seja amigável

Manter um tom amigável e educado nas mensagens de lembrete de pagamento é essencial para não prejudicar o relacionamento com o cliente. Mesmo que o pagamento esteja atrasado, é importante abordar o assunto de maneira respeitosa e compreensiva. Evite usar linguagem agressiva ou ameaçadora, e sempre agradeça a atenção do cliente.

Inclua links diretos para a página de pagamento na mensagem de lembrete. Isso torna o processo mais conveniente para o cliente, permitindo que ele realize o pagamento com apenas alguns cliques. Além disso, fornecer instruções claras sobre como proceder também pode ajudar a evitar confusões.

Ofereça soluções para atrasos

Mostrar empatia ao oferecer soluções para clientes que estão enfrentando dificuldades financeiras pode ser muito eficaz. Proponha opções como parcelamento do valor devido, extensão do prazo de pagamento ou descontos em juros e multas. Isso demonstra que a empresa está disposta a colaborar para resolver a situação de maneira positiva.

Envie lembretes em momentos estratégicos

Agendar o envio dos lembretes de pagamento em momentos estratégicos pode aumentar a eficácia das mensagens. Por exemplo, enviar um lembrete uma semana antes do vencimento, no dia do vencimento e logo após o vencimento, ajuda a manter o cliente informado e reduz a chance de esquecimentos.

Personalize a mensagem

Personalizar as mensagens de lembrete de pagamento com o nome do cliente e detalhes específicos da fatura torna a comunicação mais direta e relevante. Isso também mostra ao cliente que a empresa se preocupa com ele individualmente e não apenas como mais um número.

O SAK é o aplicativo mais completo para essa tarefa. Além de enviar lembretes de pagamento automático facilita o atendimento, pós-vendas, nutrição de leads e muito mais. Experimente gratuitamente e multiplique as suas taxas de conversão.