Em algum momento da sua vida você já viu  essas frases?“Que a força esteja com você”; “Me poupe, se poupe, nos poupe”; “Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar”; “não sou obrigada a nada” Feliz dia das mães para a melhor mãe do mundo”.

Essas frases você além de ouvir de personagens de filmes, da atualidade ou até mesmo coisas que você fala ou pensa, com toda certeza você também notou na camiseta de alguém aleatório na rua. E não era nada mais nada menos que uma estampa personalizada na camiseta.

Você deve estar se perguntando: O que são camisetas personalizadas? Pode ficar tranquilo que nesse artigo tiraremos essa dúvida que possa estar pairando sobre você, trazendo de forma clara e objetiva tudo o que for importante sobre estampas personalizadas de camisetas.

O que são camisetas personalizadas?

A moda deixou de ser um apenas um artefato de luxo para ser também uma expressão contemporânea de suas preferências e estado de espírito atual. Conseguimos transmitir através de nosso vestuário, todas as características da nossa personalidade.

Nas lojas estão sempre padrões de listras, xadrez, poás, estampas geométricas, animal prints…, no entanto, transparece as vezes algo tão padrão, tão igual, tão não personalizado ao nosso próprio modo. Essa sensação se dá por sermos indivíduos únicos, e o desejo dessa unicidade também se reflete em nosso estilo de roupas.

Ninguém quer sair de casa para uma festa e se deparar com três pessoas com a mesma roupa. Agora você consegue entender o que são camisetas personalizadas? Bem, com essa ideia de expor a individualidade o mercado de camisetas personalizadas nasceu e veio se expandindo rapidamente para todas as “tribos”, ou seja, grupos sociais bastante variados e isso é fascinante.

Inclusive grandes, médios e pequenos eventos passaram a usar esse tipo de camiseta para identificação das pessoas, tornando a camiseta personalizada em alguns momentos, um objeto de desejo social.

Por que personalizar?

Quem hoje não gosta de possuir uma camiseta de seu artista (cantor, escritor, youtuber, ator) para lembrar de sua importância. A ideia de personalizar uma camiseta é a base fundamental da moda, pois pare e pense: quando queremos estar na moda, na verdade o que queremos expor é a nossa individualidade dentro de um grupo. Queremos ser diferentes dentro de um grupo social igual. Queremos andar na moda mas com um toque que seja só nosso. Por isso a personalização de camisetas ganhou toda essa força. As redes sociais estão cheias de modelos de camisetas personalizadas com as frases virais da atualidade.

Antigamente esse tipo de vestuário era algo bem característico do que se denominavam Nerds (pessoas que gostam e admiram culturas de quadrinhos, filmes e eventos envolvendo heróis e ficção científica) pois a expressão de suas preferências eram motivos para destacá-las por onde quer que andavam.

Algumas escolas começaram a personalizar os fardamentos do último ano do ensino médio, pois assim eles teriam um “destaque” já que estariam se despedindo dessa fase colegial, e nesse momento meio que surgiu um certo status, todos queriam uma camisa mais legal do que a outra quando chegava o seu ano de despedida, pois ali era a sua forma de expressão de ser um quase adulto“ descolado e único”.

Bandas começaram a comercializar camisetas com algo que as caracteriza-se pelo mesmo motivo pela ideia de expressão livre de ideias e de personalidade extremamente peculiar que antigamente não existia. Essa expressão veio ganhando mais força no atual momento em que estamos vivendo, e com isso é possível justamente responder a questão-chave do nosso texto: o que são camisetas personalizadas?

O que devo personalizar?

As camisetas personalizadas não possuem um tipo único de padrão, pelo contrário ela varia desde a escolha do tecido até o que estampar. Os tecidos mais utilizados hoje são o poliéster ou poliamida (quando se usam esses tipos, o ideal é que sejam 100%, porém podem ser um mínimo de 60% dessas matérias-primas) como exemplos deles temos: o tactel, crepe, cetim, oxford, entre outros.

Algodão e seda também podem ser personalizados, mas geralmente não são opções financeiramente acessíveis. Os tipos de personalização também são bastante diversificados, sendo os mais conhecidos: a sublimação e a serigrafia, cada um desses possui pontos fortes e fracos que veremos a seguir.

Modelos de camisetas também variam para satisfazer a todos os gostos: regatas, baby looks, polo, social, você pode personalizar praticamente tudo. E as escolhas do que estampar, bem essas são conhecidas como “o céu é o limite”, ou seja, tudo o que você tiver de ideia, você pode personalizar e estampar em sua camisa.

Em eventos comemorativos você vê estampas com fotos de famílias, cônjuges ou amigos; em formaturas vemos estampas com os nomes dos cursos e alguma ilustração característica. Em escola vemos camisas para feiras científicas e jogos com um design personalizado chamam a atenção quando um grupo se aglomera todos com a estampa característica. Você pode também personalizar a foto de um astro de rock, ou de seu filme preferido

Como posso personalizar?

Serão elencados aqui duas técnicas bastante utilizadas para a estamparia de tecidos: a sublimação e a serigrafia.

A técnica da sublimação, esse conceito você deve se lembrar quando viu na escola, na química o ato de sublimar é a transformação da matéria do estado sólido para o estado gasoso, pulando o estado líquido, e esse é o mesmo intuito.

A tinta sublimática passa de seu estado sólido para o gasoso na camisa desejada sem passar pelo estado líquido. Para esse tipo de trabalho, é necessário equipamentos especiais como as tintas sublimáticas e os papeis sublimáticos, uma impressora e uma prensa, apesar de parecer difícil a técnica é bastante simples e conta com muitos vídeos e textos na internet detalhando o seu passo a passo, porém necessita de um investimento mais programado e calculado para se começar.

Já a utilização da técnica de serigrafia também pode ser chamada de Silk-screen também é uma técnica que é bem fácil de se trabalhar. Sua maior vantagem é o seu baixo custo, podendo ser executada em casa mesmo com adaptações de ferramentas simples ou também em serigrafias que são os locais especializados nessa arte.

Usa-se uma tela vazada depois um mini compressor para que a estampa seja completamente transferida para a camiseta, no entanto, uma grande desvantagem dessa técnica é que além de causar uma sujeira muito maior que a técnica de sublimação, ela também é bem mais demorada para quem precisa fazer uma grande quantidade.

Por causa desses problemas a arte de serigrafia hoje perdeu grande espaço na estamparia de camisetas para novas tecnologias que atendam uma demanda maior de clientes.

Após a leitura do texto todas suas dúvidas sobre estampas em camisetas, com certeza, foram tiradas e você até deve estar querendo já ter uma camiseta, pois quando alguém perguntar O que são camisetas personalizadas? Você já será um expert nesse assunto e terá se tornado mais um adepto ao grupo de pessoas que usam e amam camisetas personalizadas.

Quem sabe até não se interessou para produzir e com isso abrir um negócio lucrativo e divertido, não é mesmo? Todo mundo gosta de se divertir, gerar uma renda extra, com algo que nos faz é algo a ser pensado e possivelmente investido.