Abriu uma empresa que vende camisetas, canecas, chinelos, capinhas para celular ou qualquer outro item que pode ter uma estampa personalizada? Se sim, você deve estar se perguntando agora como fazer para criar estampas que vendem. Se não, você deve estar vasculhando se esse mercado é para você, ou apenas quer criar um item novo para si mesmo.

Independente de qual é a sua situação citada acima, a verdade é que você precisa saber como conseguir criar aquela arte que será estampada e você ficará satisfeito com o resultado. Não só você, mas aqueles ao seu redor irão reparar e possivelmente desejar ter algo parecido com o seu.

Se você já é um artista, já trabalha com design, criar ideias de estampas não é tão difícil, porém sempre tem aquele dia em que a mente não quer funcionar direito e você precisar de uma ajudinha para criar algo interessante, então preste atenção nas dicas a seguir.

Se você não é o artista mas que ajudar seu design continue lendo para aprender em como ajudá-lo.

Colete ideias sem estresse

Um dos primeiros passos que você deve dar na coleta de novas ideias de estampas é pesquisar. Não adianta querer ter novas ideias e só ficar sentado rabiscando em uma folha enquanto a sua mente está escura, sem inspiração.

Enquanto você insistir em produzir algo sem inspiração só irá trazer prejuízo para a sua empresa e mais importante, para você. Para um artista sentir a falta de criatividade é muito dolorido. Por isso não se machuque, quando estiver sem ideias levante-se, relaxe a cabeça, tome água e quando voltar ao trabalho, comece a pesquisar.

Atualmente existe uma técnica de marketing chamada benchmarking. O termo vem da língua inglesa e significa “referência”. Esta técnica consiste em buscar melhorias analisando as práticas do mercado. Sejam elas práticas que você mesmo fez ou que outros fizeram.

Ou seja, você deve olhar qual rumo sua empresa está levando com as práticas atuais e como ela se destaca ao seu redor. Você irá encontrar respostas sobre si e sobre os outros.

Com certeza esse tipo de pesquisa e muito válido na jornada de buscar ideias de estampas personalizadas.

Como saber o que os clientes querem comprar?

Dentre algumas pesquisas que fazem parte do benchmarking, uma delas é buscar entender o que os clientes compram e querem comprar. Ou seja, que tipo de estampa personalizada as pessoas estão comprando ou demonstram interesse em adquirir.

Uma das respostas mais concretas que você terá é analisar quais são os seus produtos que mais vendem. Vá até ao departamento de vendas peça um relatório do que mais foi vendido e uma lista do que menos foi vendido e até mesmo do que não foi vendido.

Ao ter esses dados você conseguirá discernir primeiramente o que você faz que atrai o seus cliente e o que você faz que a maioria não deseja. Às vezes algumas ideias de estampas não venderam porque eram “ruins”, algumas vezes o escrito está agradável ao clientes mas o resto da arte não agradou, ou vice-versa.

Nesse caso, você pode misturar a estampa personalizada de um produto com a de outro produto. Ou até mesmo mesmo a estampa de uma camiseta deveria estar em uma caneca. Assim você poderá ter novas ideias de estampas e em quais produtos elas devem estar.

Mais um modo de descobrir o que os clientes querem comprar é fazendo um pesquisa de campo. Crie formulários online e divulguem para seus cliente e possíveis clientes, por e-mail, nas redes sociais, no seu site e onde mais for possível.

Nessa pesquise coloque perguntas que te darão os dados de quem é o seu público e o que eles consomem. Coloque algumas perguntas com as imagens de alguns produtos e pergunte se eles comprariam. No final deixe uma caixa de sugestão. Essas vão ser as suas melhores respostas do que os seus clientes querem comprar.

Um detalhe importante é: seja observador! Na rua, na televisão observe o que as pessoas vestem e que tipo de estampas personalizadas são as mais comuns.

Todas esses meios te darão informações valiosas na busca por ideias de estampas.

Veja o que os seus concorrentes estão vendendo

Outro aspecto da técnica do benchmarking é olhar o que os seus concorrentes fazem e estão vendendo. Você irá fazer um processo parecido com o que você fez ao olhar os resultados da sua empresa. A diferença é você não terá todos os dados sobre eles.

Então faça uma lista de todas as empresas na sua região que trabalham com estampas personalizadas e comece a pesquisar.

Entre no site deles e busque pela informações de “os mais vendidos”. Ali você terá pleno conhecimento do que o seu rival tem feito que faz sucesso e o clientes querem comprar.

Observer também quais são os produtos sugeridos para você ao entrar no site do concorrente. Geralmente esses produtos também fazem parte dos produtos que os clientes costumam comprar, você pode ter certeza que o número de ideias de estampas que você irá conseguir ao fazer essa pesquisa será gigante.

Fique tranquilo, isso que você fará não é plágio, você em hipótese alguma deve copiar o produto do seu concorrente. Você de olhar o que ele produz e perceber a ideia por trás daquela arte. Fazendo isso você irá compreender que tipo de arte as pessoas gostam e compram.

Após essa pesquisa você deve juntar as informações que obteve olhando a sua empresa, a pesquisa de campo e as informações dos seus concorrentes e começar a bolar uma estratégia para uma nova coleção de estampas personalizadas de acordo com o que os clientes compram.

Não se limite

Um aspecto muito importante para qualquer um que entre no mundo da arte, seja ela digital, seja ela física é nunca se limitar.

Por mais que em alguns momentos você estará limitado pela criatividade ou pela técnica de algo, o seu papel é não ficar parado nesse estado. Se quer fazer algo mas algumas coisa parece segurar você, não pare.

Comece a pesquisar mais sobre a arte ou técnica que você quer atingir. Hoje vivemos em um mundo tecnológico. Se você pesquisar e se empenhar em conseguir as estampas personalizadas que tanto deseja você consegue.

Não se limite em buscar as informações do que os cliente comprar somente ao Brasil. Olhe o que vende nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Japão. Geralmente a tendência que está nesses países no momento que você está olhando em breve irá virar tendência aqui.

Então seja você o primeiro a trazer a novidades com as suas novas ideias de estampas.

Use o Pinterest

Uma ferramenta e rede social que não pode faltar na sua busca por ideias de estampas personalizadas é o Pinterest.

O Pinterest é uma rede social baseada em imagens, ou seja o que mais você irá ver lá é ideias diferentes para cada tipo de arte diferente e com diversos públicos diferentes.

Então faça uma conta no Pinterest, crie pastas para cada nicho diferente que você deseja atingir, por exemplo: camisetas de rock, canecas de animal, chinelos de esportes, bonés de festas, entre outros temas.

Ao utilizar o Pinterest o que não vai faltar para você é ideias de como fazer a sua próxima arte de acordo com o seu público alvo.

Agora que você já sabe como encontrar ideias para suas estampas, comece criando uma conta no Pinterest e analisando os dados de sua empresa. E em breve estára vendendo estampas inéditas.