Para garantir que os clientes deixem suas avaliações após a entrega do pedido, é essencial adotar estratégias que facilitem esse processo. No e-commerce, as avaliações têm um impacto significativo nas decisões de compra, sendo um fator importante para o crescimento e a credibilidade da loja.
No entanto, muitas vezes os clientes esquecem de fornecer feedback de forma espontânea, e cabe ao lojista incentivá-los a compartilhar suas opiniões. Por isso, neste artigo, você vai aprender como implementar um sistema de pedidos de avaliação automáticos após a entrega. Boa leitura!
Por que pedir avaliações após a entrega
As avaliações são uma parte essencial da decisão de compra dos clientes. Mais de 80% dos brasileiros buscam por avaliações na página do produto antes de efetuar uma compra e mais de 90% buscam informações sobre a empresa antes de se tornarem clientes.
Contudo as avaliações são uma das únicas partes da experiência que não está totalmente sob o controle do lojista. Quem avalia é o cliente baseado em toda sua experiência com a loja virtual.
Contudo, por mais que os clientes valorizem as avaliações e busquem por elas no momento da compra, nem sempre eles se lembram espontaneamente de deixar sua avaliação. Muitas vezes sequer cogitam a ideia.
Por isso, é importante que a própria loja virtual adote a prática de pedir ativamente aos clientes para deixarem seu feedback após receber a encomenda.
Ainda assim, é importante lembrar que ao fazer uma avaliação os consumidores costumam ser sinceros. Por isso, a melhor forma de conseguir boas avaliações é garantindo que o cliente terá uma experiência positiva.
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Dicas para personalizar a experiência de entrega
A etapa de entregas é muito importante para a experiência de compras do cliente. Contudo, assim como as avaliações, não está completamente nas mãos do lojista.
Ao postar um produto na transportadora ou correios, tudo pode acontecer. Seja uma entrega rápida e satisfatória até situações negativas como roubo ou perda do produto, danificação do material, demora na entrega, produto extraviado, etc.
Todos esses acontecimentos vão impactar na forma que o cliente avalia sua experiência. Por mais que nem tudo esteja ao alcance do lojista, quaisquer problemas podem respingar sobre a loja virtual e impactar em sua reputação.
Sendo assim, é importante tomar algumas medidas para personalizar a experiência de entrega. É isso que você vai aprender neste tópico.
Faça parcerias com boas transportadoras
As transportadoras têm um papel importante na experiência de compras do cliente. A velocidade de entrega, o valor do frete e o estado do pedido impactam diretamente na percepção do cliente sobre a loja virtual.
Sendo assim, é importante escolher as melhores transportadoras do mercado para realizar o envio de produtos. Considere aspectos como tempo médio de entrega, preço do frete, opiniões de outras empresas, etc.
Os usuários do Rastreio.net possuem na página inicial um ranking com as melhores transportadoras do mercado para ajudar nessa escolha. Caso você tenha preferência por uma que não está no app, basta adicioná-la manualmente.
Atualize os clientes sobre os status dos pedidos
Acompanhar a entrega é uma prática comum dos consumidores. Isso porque ajuda a diminuir a ansiedade de receber o pedido, além de ajudá-lo a se planejar para estar disponível na data prevista.
Os correio e transportadoras muitas vezes disponibilizam essa funcionalidade, mas geralmente não é muito detalhado. No final, o cliente acaba tão sem atualizações quanto se a ferramenta não fosse disponibilizada.
Por isso, é importante que a loja virtual possua um sistema de rastreio de encomendas próprio e personalizável. Dessa forma você garante que os clientes vão se manter atualizados e pode personalizar as mensagens de acordo com a sua loja.
Além disso, um sistema de rastreio próprio possibilita que o próprio lojista acompanhe as entregas e faça o gerenciamento dos status do pedido, podendo identificar pontos de melhoria em entregas futuras.
Essas e outras funcionalidades podem ser encontradas no Rastreio.net, o software de rastreio mais completo do mercado de e-commerce.
Leia também: Como fazer cross selling na página de rastreio
Personalize as mensagens
Manter os clientes informados sobre o andamento dos pedidos é fundamental para estabelecer uma relação de confiança e garantir tranquilidade. Embora seja possível realizar essa tarefa com mensagens automáticas e impessoais, essa não é a melhor escolha.
Quando o lojista opta por personalizar as comunicações enviadas aos clientes, ele mostra que valoriza sua experiência. Receber uma mensagem personalizada e com informações claras é muito mais eficaz do que receber uma mensagem automatizada e sem personalidade.
Essa abordagem tem um grande impacto na satisfação e lealdade dos clientes. E clientes satisfeitos são aqueles que recomendam a loja para outras pessoas e deixam avaliações positivas no site.
Veja como personalizar as mensagens neste vídeo
Crie status genéricos
A internet e os avanços tecnológicos de hoje trouxeram uma velocidade na execução de tarefas que seria inimaginável em épocas passadas. Atualmente, em poucos segundos podemos nos comunicar com pessoas em qualquer parte do mundo, fazer compras em minutos, e cozinhar já não é um processo que leva horas.
Estamos constantemente expostos a soluções que tornam nossas atividades diárias cada vez mais rápidas e com menos esforço.
Embora esses avanços sejam ótimos para economizar tempo e automatizar tarefas repetitivas, uma das consequências é que a sociedade está se tornando mais imediatista e impaciente.
No e-commerce, ao realizar uma compra, o cliente espera receber o produto o mais rápido possível.
No entanto, essa não é a realidade. A maioria das lojas virtuais conta com uma equipe reduzida (ou apenas o próprio lojista) para cuidar de todas as etapas. Nesses casos, é comum que os lojistas reservem um dia específico para embalar e enviar os pedidos.
Assim, pode levar alguns dias até que o produto seja entregue à transportadora, que então assume as atualizações de entrega. Considerando que os consumidores estão cada vez mais ansiosos e imediatistas, essa espera não é bem recebida.
Para reduzir a ansiedade dos clientes, os lojistas podem criar status personalizados dos pedidos. Esses status são atualizações criadas pelo lojista e enviadas ao cliente até que o pedido seja entregue à transportadora.
No Rastreio.net, os lojistas podem criar até cinco status genéricos para manter os clientes informados. Esses status funcionam até que a transportadora recolha o pedido. Se o pedido for coletado no terceiro dia, os status restantes não serão enviados.
Neste vídeo você encontra o passo a passo de como fazer isso
Como pedir avaliações após a entrega automaticamente
Para pedir avaliações automáticas após a entrega, é necessário realizar a integração entre os aplicativos Rastreio.net e Lily Reviews. Esse processo é simples e garante que o cliente seja lembrado de deixar seu feedback assim que o pedido for entregue.
Feita s a integração, sempre que um pedido for entregue no endereço do cliente, o Rastreio.net enviará essa informação ao Lily Reviews. Com base nessa notificação, o Lily Reviews enviará automaticamente uma mensagem ao cliente, solicitando que ele avalie a experiência de compra.
Essa funcionalidade é útil porque automatiza o pedido de feedback, economizando tempo e garantindo que as avaliações sejam solicitadas após a entrega do produto.
Com isso, você aumenta as chances de receber avaliações espontâneas e sinceras dos clientes, o que pode ajudar a melhorar a reputação da sua loja e atrair novos compradores.
Veja no vídeo abaixo o passo a passo dessa integração:
Pronto! Agora os seus clientes serão convidados a fazerem avaliações após a entrega do pedido sempre que comprarem d=na sua loja. Se você não possui os aplicativos ainda, clique aqui e experimente gratuitamente.