Nos últimos anos, o comércio eletrônico tem se mostrado uma excelente oportunidade para quem deseja empreender. Com diversas opções de segmentos e plataformas de vendas, milhares de pessoas têm construído negócios prósperos na internet. No entanto, o sucesso não vem apenas de estar presente online; é essencial dedicar-se e adotar estratégias inteligentes. 

Neste artigo, vamos explorar como escolher a plataforma de vendas online ideal para iniciantes, considerando diferentes tipos de negócios como produtos personalizados, lojas virtuais, dropshipping e produtos digitais.

Como escolher a plataforma de vendas online

Existem diversas formas de empreender na internet. Nos últimos anos, milhares de pessoas construíram riqueza por meio das vendas online em diferentes segmentos e plataformas.

Todos os anos o número de empreendedores digitais cresce, mas não basta vender na internet para obter sucesso. Um negócio digital é um negócio como qualquer outro e exige dedicação e estratégias inteligentes para dar frutos.

Neste tópico vamos abordar algumas dicas importantes para a escolha da plataforma de vendas online.

Escolha qual negócio deseja atuar

O primeiro passo para escolher a plataforma de vendas ideal é identificar que tipo de negócio você deseja construir. Por exemplo, um ramo de atuação que teve um crescimento exponencial foi a educação online.

Logo, diversas pessoas interessadas em vender o próprio conhecimento na internet aderiram aos cursos digitais, transformando a Hotmart em uma das plataformas de infoprodutos mais fortes do mercado.

Porém, existem diversas formas de vender online. É possível vender produtos físicos, digitais, vender como afiliado, revender itens usados e muito mais. Cada negócio possui uma plataforma ideal.

Supondo que o seu intuito seja apenas fazer o famoso desapego de itens usados ao invés de construir um negócio. Nesse caso, é possível aderir a marketplaces próprios para essa finalidade, como o Enjoei.

Agora, se o seu intuito é criar uma marca consistente a longo prazo, realizando a venda de produtos físicos, é mais indicado aderir às plataformas de e-commerce, como Nuvemshop, Shopify, Woocommerce, etc. 

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Venda de produtos personalizados

A venda de produtos artesanais e personalizados pela internet tornou-se uma grande opção de empreendedorismo. Há pouco tempo atrás esse tipo de ofício se limitava a ser apenas uma renda extra para muitas pessoas, já que o processo de encomenda e confecção é mais pessoal.

Empreendedores deste ramo atendiam principalmente pessoas da vizinhança. Mas essa realidade mudou. Hoje, é possível vender produtos artesanais e personalizados em plataformas de e-commerce, ampliando o alcance de clientes.

Com a modernização do mercado, o processo de encomenda também ficou automatizado. Vendedores de produtos personalizados que usam a Nuvemshop, por exemplo, podem adicionar o Campo Personalizado na página do produto.

Com essa funcionalidade, o cliente pode especificar como deseja que o produto seja confeccionado na própria página do produto, sem precisar falar diretamente com o vendedor.

Isso permite que a loja de produtos personalizados desfrute dos mesmos benefícios que um e-commerce comum: vendas 24 horas por dia, sete dias por semana de forma automática.

Loja virtual

As lojas virtuais ganharam muita força nos últimos anos. com o consumidor aderindo cada vez mais às compras online, novos empreendedores viram a oportunidade de vender produtos para pessoas em qualquer lugar do mundo.

Para começar nesse ramo não é preciso muito. Estima-se que a maioria das lojas virtuais possuem até 10 produtos em seu catálogo. Tudo que o lojista precisa é uma lista com bons produtos, construir boas ofertas e trabalhar no marketing do seu e-commerce.

Com as plataformas de e-commerce, esse processo ficou muito mais simples. Existem diversas plataformas disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características, vantagens e desvantagens.

Ao lojista cabe analisar as funcionalidades de cada uma e investir na que mais atende suas necessidades. Além disso, as integrações de aplicativos dão aquele upgrade que torna tudo mais simples e automatizado. 

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Dropshipping 

O dropshipping é a modalidade de vendas em lojas virtuais sem a necessidade de possuir um estoque.

Nesse tipo de negócio, os vendedores divulgam produtos normalmente, sendo responsável pelas vendas e relacionamento com os clientes. Quando o pedido é confirmado, o fornecedor do produto fica responsável pelo envio ao destino final.

É uma modalidade um tanto vantajosa, especialmente para empreendedores iniciantes que não desejam correr muitos riscos com o negócio.

Além de não ser necessário se preocupar com a compra dos produtos antes da venda, custos de armazenamento e envio, o empreendedor pode trocar seu catálogo sempre que desejar, o que possibilita a experimentação de vários nichos e públicos a fim de encontrar o mais lucrativo.

Também é possível fazer dropshipping sem usar uma plataforma de e-commerce. Nesses casos, o vendedor escolhe um produto para divulgar e criar uma Landing Page com sua oferta irresistível.

Ambas as formas de fazer dropshipping podem ser executadas com o Dropi, o maior aplicativo de dropshipping da América Latina.

Venda de produtos digitais

A venda de produtos digitais se popularizou com o avanço da internet e passou por um processo de aceleração com o advento da pandemia. Hoje, o mercado de produtos digitais é enorme. Anualmente, são faturados bilhões de dólares ao redor do mundo com a comercialização de cursos, ebooks, áudios, fotografias, softwares, etc.

Para se ter uma ideia, em 2022, 79% dos brasileiros consumiram produtos digitais em 2023. Com o novo comportamento do consumidor e a expansão desse mercado, muitas pessoas passaram a investir nos infoprodutos. 

Uma das vantagens de comercializar produtos digitais é que os vendedores só precisam de uma unidade do produto e esta pode ser distribuída para infinitos clientes.

A melhor parte é que produtores de produtos digitais podem ter seus produtos vendidos por outros lojistas, sem precisar se preocupar com divulgação e atendimento ao cliente. Isso pode ser feito disponibilizando o produto no Drop Digital, um marketplace com acesso a mais de 20 mil lojistas. 

Essas são algumas formas de começar a vender online. Seja qual for a plataforma de vendas você escolher, sempre tem um aplicativo da Empreender perfeito para você.