
Ao escolher vender produtos na internet, os lojistas têm a possibilidade de usar como canal de vendas as redes sociais, marketplaces, plataformas de e-commerce, etc. Cada um desses canais tem suas próprias particularidades e a melhor escolha vai depender dos objetivos do negócio.
Neste artigo, vamos mostrar alguns motivos para escolher as plataformas de e-commerce caso o objetivo seja começar um negócio a longo prazo e fortalecer sua marca na internet. Boa leitura!
Maior controle sobre a marca
Uma das grandes vantagens das plataformas de e-commerce é que elas permitem a personalização do site de acordo com a identidade visual da marca, além de personalizar toda a experiência do cliente.
O mesmo não acontece em marketplaces onde a identidade reforçada é do próprio marketplace, assim como pontos importantes da experiência do cliente, como métodos de pagamento disponíveis.
Você pode criar um site com cores, fontes, logos e elementos que reflitam sua identidade, proporcionando uma experiência mais imersiva e profissional. Além disso, pode integrar com ferramentas para complementar sua estratégia de marketing e vendas.
Independência em relação às políticas de terceiros
Ao vender em marketplaces, você fica sujeito a regras e políticas definidas por terceiros, que podem mudar a qualquer momento. Isso inclui alterações nas taxas de comissão, políticas de devolução, prazos de entrega e até o encerramento da sua conta por questões fora do seu controle.
Com uma plataforma de e-commerce própria, você tem total autonomia para criar e gerenciar as políticas que regem o seu negócio. Essa liberdade permite adaptar o funcionamento da loja às suas necessidades e ao comportamento do seu público, garantindo mais estabilidade e previsibilidade.
Margens de lucro mais altas
Marketplaces frequentemente cobram comissões elevadas por cada venda realizada, além de taxas adicionais para destacar produtos ou melhorar a visibilidade na plataforma. Esses custos podem impactar diretamente nas margens de lucro, dificultando o crescimento do negócio.
Já em uma plataforma de e-commerce, esses custos são reduzidos, já que você paga apenas pela manutenção da loja e eventuais ferramentas integradas. Isso significa mais recursos disponíveis para investir em marketing, novos produtos ou melhorias na experiência do cliente.
Relacionamento direto com o cliente
Em marketplaces, o relacionamento com o cliente é limitado. Quando acontece algum problema, frequentemente os consumidores tratam com o atendimento do marketplace.
Geralmente, as plataformas ficam com os dados dos consumidores e, em muitos casos, dificultam a interação direta entre vendedor e comprador.
Com uma plataforma própria, você tem acesso completo aos dados dos seus clientes, como e-mails, conversas por chat online, histórico de compras e preferências. Isso facilita a criação de campanhas de marketing personalizadas, programas de fidelidade e atendimento mais próximo, ajudando a construir um relacionamento duradouro e a fidelizar o cliente.
Leia também: Estratégias de vendas para e-commerce
Melhor posicionamento em SEO
Estar entre as primeiras posições nos resultados dos mecanismos de busca é uma grande conquista para qualquer loja virtual pois multiplica a chance do negócio ser encontrado organicamente por um público qualificado.
Marketplaces não permitem personalizar URLs, conteúdos ou outros elementos que afetam o posicionamento orgânico. Por outro lado, com uma loja virtual própria, você pode criar descrições detalhadas, artigos para blogs com palavras-chave estratégicas e páginas otimizadas para atrair tráfego qualificado.
Veja também: SEO além do Google: use as buscas para vender mais
Flexibilidade para integrar soluções personalizadas
Plataformas de e-commerce oferecem maior flexibilidade para integrar ferramentas e soluções específicas para o seu negócio. É possível conectar ERPs para gestão de estoque, CRMs para acompanhar o relacionamento com o cliente, sistemas de pagamento variados e até ferramentas que otimizam logística e entregas.
Essa personalização permite criar um fluxo de trabalho eficiente e adaptado às suas necessidades, algo que é impossível em marketplaces, onde as integrações são limitadas e padronizadas.
Possibilidade de escalar o negócio com mais autonomia
Com uma loja virtual própria, você não enfrenta as limitações impostas por marketplaces ao tentar expandir seu negócio. É possível adicionar novos produtos, criar campanhas de marketing direcionadas e implementar métodos de pagamento ou frete que melhor atendam seus clientes.
Além disso, plataformas de e-commerce suportam altos volumes de tráfego e podem ser escaladas conforme o crescimento da sua empresa. Isso permite que você tome decisões com mais autonomia, sem depender de mudanças externas que impactem suas operações.
Esses são alguns motivos para escolher plataformas de e-commerce em vez de marketplaces. Uma vantagem que não pode faltar é poder contar com os aplicativos da Empreender para impulsionar o seu negócio.