A internet se tornou um terreno fértil para aspirantes ao empreendedorismo. A venda de produtos digitais já é uma tendência e a estimativa é que cresça cada vez mais.

A Hotmart, uma startup brasileira que surgiu para impulsionar o empreendedorismo online com o comércio de infoprodutos, já ultrapassou a avaliação de US$ 1 bilhão em março de 2021.

Diante desse cenário, muita gente decide empreender online para arrematar uma fatia desse bolo. Mas querer vender na internet não é o suficiente. É necessário atingir pessoas que queiram comprar.

Por isso, nesse artigo vamos dar algumas dicas de produtos digitais que possuem uma demanda real na internet e podem colocar algumas moedas no seu bolso.

O que é um produto digital

Produtos digitais, também chamados de infoprodutos, são todo o material comercializado pela internet, como cursos, e-books, vídeos, imagens, podcasts, arquivos. 

Como escolher qual produto digital vender

Normalmente, empreendedores são pessoas criativas e atentas ao mundo ao seu redor. Um negócio de sucesso é aquele que atende uma demanda já existente no mercado.

Pouco vale o vendedor achar a ideia de um produto genial e inovador se os consumidores não demonstrarem qualquer interesse em adquirir aquele item.

Sendo assim, a melhor forma de iniciar um negócio com chances reais de sucesso é apostando em produtos que já possuem uma boa demanda e encontrar um diferencial competitivo ou preencher uma lacuna de mercado.

Lista de produtos digitais mais vendidos

Abaixo separamos uma lista com os produtos digitais mais vendidos na internet.

E-books

Os e-books são nada mais que livros digitais. É um material rico e completo que pode ser acessado por qualquer dispositivo, como celulares, computadores e tablets.

O autor do ebook tem liberdade criativa para escrever sobre o que desejar, desde livros técnicos até histórias de ficção.

A vantagem de comercializar ebooks é que não existem burocracias, como contrato com editoras, para a publicação do livro. O autor simplesmente produz o material e o disponibiliza em uma plataforma online para venda.

Leia também: Quais os primeiros passos para criar e vender e-books

Cursos online

Os cursos online estão entre os produtos digitais mais populares na internet.

Para criar um bom curso online, é necessário que o produtor domine alguma área específica e tenha a habilidade de ensinar para outras pessoas de maneira simples.

Assim como no caso dos e-books, não existem muitas barreiras para criar um curso. O produtor pode falar sobre o que bem entender mas existem algumas áreas em que é necessário autorização para lecionar. Se atente a isso.

Peças de arte

Para pessoas que produzem peças de arte, a internet pode ser um bom lugar para faturar com as próprias criações.

The Drum Broker, por exemplo, é uma loja virtual que vende samples e drum kits de músicas para hip hop. Assim, artistas independentes conseguem comprar essas faixas para usar em suas criações.

Mas é possível comercializar qualquer tipo de arte, como desenhos próprios ou packs de artes editáveis para pessoas que prestam serviços online e não podem pagar designers.

Ferramentas de produtividade e organização

O mundo está bastante acelerado e as pessoas ansiosas. Com tantas tarefas para fazer em um dia e a infinidade de conteúdos disponíveis online, muitas pessoas caem na sobrecarga mental.

Nesse cenário, planilhas para controle financeiro, técnicas e ferramentas para otimização de tempo e planners para manter a vida organizada são mais imprescindíveis que nunca.

Com algum domínio de ferramentas como Excel ou Google Planilhas, é possível criar planilhas e cronogramas que vão ajudar as pessoas a manterem seus hábitos ordenados e concluir suas tarefas. 

Programas de assinaturas

Em programas de assinaturas o consumidor paga um valor mensal para usufruir de uma plataforma ou software.

As assinaturas podem ser clubes de leitura, aulas, conteúdos exclusivos. É uma boa maneira de arrecadar uma renda mensal de forma recorrente.

Normalmente, os programas de assinatura não possuem fidelidade do consumidor. Ele assina e pode cancelar a assinatura quando bem entender. Mas alguns produtores oferecem a opção de assinatura anual, com algum desconto nas parcelas se comparadas ao valor mensal.

Como adicionar produtos digitais na loja virtual

Os produtos digitais também podem ser oferecidos em lojas virtuais de produtos físicos.

Se você tem um e-commerce ou faz dropshipping, com o aplicativo Dijital é possível adicionar infoprodutos aos seus produtos.

Com o aplicativo você adiciona e-books, imagens, vídeo-aulas e manuais que podem ser entregues como brindes dos seus produtos ou vendidos individualmente. O download pode ser feito logo após o pagamento e por e-mail.

Além disso, com o Dijital você pode oferecer um upsell (oferta de um produto mais caro) ou um downsell (oferta de um produto mais barato). O aplicativo permite que o lojista direcione o cliente a uma nova página após a compra. Assim, é possível oferecer benefícios e condições exclusivas para quem já comprou de você.

Veja o vídeo abaixo para entender melhor:

Para vender os produtos digitais é importante escolher um nicho de mercado que você tenha algum domínio, pois assim será mais fácil fazer as pesquisas de persona e benchmarking para desenvolver um infoproduto de qualidade.