Sabia que permitir que o cliente acompanhe a entrega dos pedidos é essencial para quem tem e-commerce? Se você tem uma loja virtual na Tray, veja como adicionar o rastreio de encomendas.

O rastreio de encomendas serve para mostrar para os clientes o trajeto do pedido desde a confirmação da compra até a entrega em seu endereço. É uma funcionalidade essencial para demonstrar transparência e confiança aos clientes. 

Para se ter uma ideia, a falta de um sistema de rastreio de encomendas na loja virtual é um dos principais motivos que inibem consumidores a aderirem às compras online e um dos que mais causam o abandono de carrinhos.

Nesse artigo, você vai ver o que é o rastreio de encomendas, qual a sua importância, vantagens de oferecer a funcionalidade e como adicionar a opção de rastreio na Tray.

O que é o rastreio de encomendas

O rastreio de encomendas é uma funcionalidade extremamente importante para qualquer e-commerce. Por meio do rastreio, o consumidor consegue acompanhar todo o percurso do produto, desde o momento da compra até a entrega.

Para se ter uma ideia da importância do rastreio de encomendas no e-commerce, a falta de informações a respeito de como acompanhar o produto é um dos principais motivos que inibem as pessoas de fazer compras online, segundo a pesquisa Impactos Tecnológicos do Varejo

A impossibilidade de acompanhar o trajeto do produto gera muita insegurança nos consumidores. Afinal, com tantas páginas falsas e golpes aplicados na internet, como saber se a loja é confiável?

Uma das maneiras de passar mais segurança e credibilidade é por meio do rastreio de encomendas, pois o consumidor sabe que pode acompanhar todo o status do produto.

Qual a importância do rastreio de encomendas

Disponibilizar o rastreio de encomendas, além de passar segurança e credibilidade, é uma forma de melhorar a experiência do cliente no seu e-commerce.

A experiência do cliente diz respeito a como a marca vai lidar com o consumidor em toda a Jornada do Compra, desde o primeiro contato com a marca até a finalização do pedido. Uma boa experiência é capaz de fidelizar o cliente e transformá-lo em um defensor fiel da marca.

Em contrapartida, uma experiência ruim não só torna o cliente um detrator da loja virtual como impacta negativamente a reputação da marca. Portanto, encontrar maneiras de oferecer a melhor experiência possível ao cliente deve ser encarado como uma obrigação, não apenas como um diferencial. 

Além disso, quando o cliente consegue acompanhar o processo de entrega do produto, ele sabe quanto tempo levará até o produto chegar em seu endereço. Isso evita frustrações com a espera.

Para a loja virtual, as vantagens de disponibilizar o rastreio de encomendas são:

  1. Mais confiança por parte dos clientes: ao acompanhar o processo de entrega, o cliente tem mais segurança que a loja virtual realmente é confiável.
  2. Melhor reputação: clientes satisfeitos geram feedbacks positivos para a loja virtual, o que melhora sua reputação e atrai novos clientes.
  3. Gerenciamento de logística: com uma ferramenta de rastreio de encomendas, o lojista também consegue acompanhar o trajeto do produto. caso haja algum problema na entrega, é mais fácil identificá-lo para corrigir e otimizar o processo.
  4. Mais conversões em vendas: todas essas vantagens, consequentemente resultam em um aumento na conversão de vendas.

Como adicionar o rastreio de encomendas na Tray

O rastreio.net é o melhor aplicativo do mercado para quem deseja oferecer o rastreio de encomendas na Tray. 

Com o Rastreio.net na Tray, o lojista consegue acompanhar todos os status dos pedidos, como pagos, não pagos, pendentes, a caminho, entregue, etc.

Além disso, é possível enviar mensagens personalizadas para os clientes, adequadas ao tom de voz da loja virtual, informando sobre o status do produto.

Outra vantagem de fazer a integração da Tray com o rastreio.net é que dentro do aplicativo o lojista tem acesso a um ranking de transportadoras para escolher a melhor.

Caso o lojista prefira uma transportadora que não está disponível no momento, basta adicioná-la manualmente.

Para fazer a integração do rastreio.net com a Tray, siga os seguintes passos;

  1. Acesse a página do Rastreio.net;
  2. Crie uma conta;
  3. Faça login na sua conta;
  4. No menu lateral esquerdo, clique em configurações (ícone de engrenagem);
  5. Na aba de integrações, selecione a Tray;
  6. Siga os passos solicitados.

Pronto! Agora você pode usar todos os recursos do rastreio.net na sua loja virtual. Aumente sua taxa de conversão na Tray agora mesmo, experimente o Rastreio.net gratuitamente.