Acompanhar o processo de entrega dos pedidos é uma etapa muito importante na experiência do cliente e a ausência dessa opção pode levar ao abandono de carrinhos. Entretanto, transportadoras e correios podem ser um tanto sucintas nessa etapa. Sendo assim, uma ferramenta de rastreio de encomendas interna pode ser o que a sua loja precisa para se destacar.

Neste artigo, vamos explorar as vantagens de ter uma plataforma de rastreamento dedicada, os passos para integrá-la à Olist VNDA e como aproveitar ao máximo funcionalidades como status de pedido personalizados, solicitação de feedback e até estratégias de cross-selling na página de rastreamento.

Por que usar uma plataforma de rastreio de encomendas na Olist VNDA

A atualização dos status do pedido é uma funcionalidade frequentemente disponibilizada pelos correios e transportadoras, após a coleta do pedido. Contudo, as informações são as mínimas possíveis e não existe qualquer personalização.

Porém, a atualização dos status dos pedidos faz muita diferença na experiência do cliente. E é essa experiência no geral que vai moldar a forma como ele percebe a loja virtual e, consequentemente, seus resultados. Sendo assim, ter essa funcionalidade internamente é extremamente importante. 

Além disso, as vantagens não são apenas para o consumidor que se sente mais seguro com a compra. A loja também ganha com isso, sendo os pontos principais:

Melhorar a reputação: quando o cliente tem uma experiência positiva com uma loja online, ele tende a compartilhar essa vivência com outras pessoas, que podem se tornar novos clientes.Além disso, 51% dos consumidores escrevem avaliações positivas para um estabelecimento quando se sentem satisfeitos com a compra.

Maior confiança dos consumidores: como a falta de informações sobre a entrega é uma das principais razões que desmotivam compras online, ao oferecer rastreamento, a loja proporciona mais segurança ao cliente. A possibilidade de monitorar o pedido em todas as etapas da entrega mostra que a loja é confiável, afastando o receio de golpes.

Gestão da logística: com um sistema de rastreamento de pedidos, o lojista pode acompanhar o processo de entrega e monitorar o desempenho da transportadora. O rastreamento de encomendas permite identificar possíveis problemas logísticos, o que ajuda a otimizar processos, aumentando a eficiência e reduzindo custos.

Aumento nas vendas: como resultado dos fatores acima, oferecer rastreamento de pedidos contribui para o aumento das taxas de conversão, uma vez que um serviço diferenciado atrai novos clientes e melhora a retenção dos clientes atuais.

Como adicionar rastreio de encomendas na Olist VNDA

Como dissemos anteriormente, ter uma funcionalidade interna de rastreio de encomendas é essencial para oferecer uma experiência de compras melhor para o cliente.

Isso porque o lojista passa a ter mais controle de todo o processo, sendo informado sobre cada etapa da entrega e podendo agir rapidamente caso haja algum problema. Além disso, passa a ser possível personalizar a forma como o cliente será atualizado, o que ajuda a fortalecer a marca.

Para adicionar a funcionalidade de rastreio de encomendas na Olist VNDA, basta fazer a integração entre a plataforma e o aplicativo Rastreio.net, seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse a página do Rastreio.net e faça o seu cadastro;
  2. Na aba configurações do Rastreio encontre a plataforma que a sua loja virtual está hospedada;
  3. Clique em integrar;
  4. Siga os próximos passos indicados pelo aplicativo.

Confira o passo a passo completo abaixo:

Funcionalidades do rastreio de encomendas

Personalização dos status dos pedidos

No Rastreio.net é possível personalizar os status dos pedidos, ou seja, quais etapas de entrega serão enviadas para os clientes. 

Os diferentes status podem variar dependendo da loja virtual, mas aqui estão alguns exemplos comuns:

  1. Pedido recebido: o pedido foi recebido pela loja virtual e está sendo processado.
  2. Pagamento aprovado: o pagamento do pedido foi aprovado e a loja está preparando o envio.
  3. Em preparação: a loja está preparando o pedido para envio.
  4. Enviado: o pedido foi enviado e está a caminho do cliente.
  5. Entregue: o pedido foi entregue ao cliente.

Saiba mais: Crie status de pedidos personalizados no Rastreio.net

Mensagens personalizadas

Manter os clientes informados sobre o andamento dos pedidos é fundamental para construir confiança e proporcionar segurança. Embora seja possível cumprir essa tarefa com mensagens automáticas e genéricas, essa abordagem não é a ideal.

Quando o lojista dedica tempo para personalizar as notificações enviadas aos clientes, ele demonstra cuidado com a experiência deles. Receber uma mensagem com um toque humano e informações claras é muito mais agradável do que uma mensagem automática e impessoal.

Essa prática impacta positivamente na satisfação e fidelização dos clientes. E clientes satisfeitos são mais propensos a recomendar a loja para outras pessoas e a deixar boas avaliações no site.

Para personalizar as mensagens de atualização de status dos pedidos, siga o tutorial a seguir:

Status dos pedidos genéricos

A internet e as inovações tecnológicas dos dias atuais trouxeram uma agilidade nas ações diárias nunca imaginadas antes. Embora esses avanços sejam incríveis para otimizar o tempo e automatizar atividades repetitivas, uma consequência disso é que a sociedade se tornou mais imediatista e impaciente.

No contexto do e-commerce, quando um cliente faz uma compra, ele espera recebê-la o mais rápido possível. No entanto, essa expectativa muitas vezes não condiz com a realidade. 

Muitas lojas virtuais têm equipes pequenas (ou o próprio lojista executando tudo) para gerenciar todos os processos. Por isso, é comum que os lojistas escolham um dia específico para embalar e enviar os pedidos.

Para amenizar a ansiedade dos clientes, os lojistas podem personalizar os status dos pedidos. Esses status são atualizações criadas pelo lojista para manter o cliente informado até que o pedido seja entregue à transportadora.

No Rastreio.net, os lojistas podem criar até cinco status padrão para informar os clientes. Esses status ficam ativos até que o pedido seja recolhido pela transportadora. Por exemplo, se o lojista configurar cinco status e o pedido for retirado no terceiro dia, os dois status seguintes não serão enviados.

Confira no vídeo abaixo o tutorial sobre como criar status personalizados para os pedidos:

Solicitação de feedback após a entrega

Quem trabalha com vendas online sabe que as avaliações dos clientes são uma parte indispensável para o sucesso do negócio. Mais de 80% dos clientes buscam por avaliações antes de fazer uma compra e, quando não encontram, tendem a achar que a loja é falsa.

Porém, ainda que busquem a opinião de outros consumidores, nem sempre os clientes vão deixar uma avaliação espontaneamente. Em muitos casos é preciso solicitar essa ação após a entrega.

Os lojistas que usam o Rastreio.net podem adicionar essa funcionalidade de forma automática na loja virtual, por meio de uma mensagem. Veja o passo a passo abaixo:

Cross selling na página de rastreio

O cross selling é uma estratégia que consiste em sugerir produtos complementares ou relacionados ao item principal que o cliente já está interessado em adquirir. O objetivo é aumentar o valor da compra do cliente, melhorando sua experiência de compra enquanto impulsiona o faturamento da empresa.

Entre as vantagens de usar o cross selling na loja virtual estão:

  1. Aumento do ticket médio;
  2. Melhoria da experiência do cliente;
  3. Maior valor percebido;
  4. Aumento da receita sem custos adicionais;
  5. Conhecimento do cliente.

Lojas virtuais que utilizam o Rastreio.net podem adicionar ofertas de cross selling na página de rastreio. Sendo assim, sempre que o cliente for verificar onde está o produto, ele será impactado com outra oferta de seu interesse.

Para adicionar na sua loja virtual, siga os seguintes passos:

  • Acesse a página do Rastreio e faça o seu cadastro;
  • Faça a integração com a sua loja virtual (verificar disponibilidade);
  • No menu lateral do rastreio clique em personalizar;
  • Clique em “Coleção Rastreio”, para escolher quais produtos você quer incluir na estratégia.

Não perca tempo. Comece hoje mesmo a usar o rastreio de encomendas na sua loja virtual e veja os resultados. Experimente o Rastreio gratuitamente.