Os produtos digitais estão ganhando cada vez mais espaço no comércio online. As vendas de infoprodutos é o setor que mais cresce no Brasil e no mundo. Em 2021, o investimento em publicidade online no Brasil atingiu o marco de 30 bilhões de reais, segundo o estudo Digital AdSpend, do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), produzido em parceria com a Kantar Ibope Media.
Com o crescimento da internet, a compra e venda de produtos digitais vem se tornando cada vez mais comum. É muito provável que qualquer usuário da web já tenha consumido algum tipo de produto digital ao menos uma vez.
Ainda assim, é normal ficar em dúvida se vale a pena investir nesse mercado ou por onde começar. Nesse artigo vamos falar o que são os produtos digitais, como é o mercado de infoprodutos no Brasil e quais os benefícios de vender esse tipo de produto online.
O que são produtos digitais?
Produtos digitais, também chamados de infoprodutos, são materiais produzidos, comercializados e entregues por meio de canais digitais como a internet, aplicativos, sites próprios e redes sociais.
Os produtos digitais podem incluir uma ampla variedade de formatos, como software, aplicativos, músicas, e-books, jogos eletrônicos, vídeos, cursos online, serviços de assinatura e muito mais.
Em geral, eles são desenvolvidos para resolver algum problema do público-alvo e fornecer uma experiência interativa e personalizada.
Vale a pena apostar nos produtos digitais?
Segundo a Global Consumer Insights Survey, em 2020 45% das pessoas passaram a usar o celular como um canal de compras, após o surgimento da pandemia do Coronavírus.
O mercado de produtos digitais cresceu 103% em 2020, segundo a Connect Soluções Digitais e mais de 4 mil produtos digitais são cadastrados diariamente nas principais plataformas de infoprodutos (Hotmart, Eduzz, Monetizze).
Segundo a KPMG, uma das maiores empresas de prestação de serviços profissionais de Auditoria, Consultoria e Consultoria Tributária, a tendência é que as empresas apostem cada vez mais em produtos digitais.
A empresa avalia que o crescimento dos produtos digitais será constante, inclusive para os que já estão em destaque no mercado, como é o caso do e-commerce.
Portanto, sim. Vender produtos digitais vale a pena.
Muitos lojistas já trabalham com lojas virtuais exclusivas de produtos digitais. Outras lojas podem optar por comercializar tanto produtos digitais quanto físicos, caso faça sentido com o público-alvo.
Benefícios de vender produtos digitais
Baixo custo de produção
Investir em um produto digital próprio exigirá sim algum investimento do produtor. Se for um curso online, será necessário gravar as aulas, se for um e-book é preciso se preocupar com o estudo do tema, a diagramação do conteúdo, etc.
Além disso, algumas plataformas cobram um determinado valor para hospedar o conteúdo.
Ainda assim, o custo de tudo isso é muito baixo se comparado aos lucros que podem retornar ou o custo que seria necessário para comercializar um produto físico.
Alta lucratividade
Uma das maiores vantagens de vender produtos digitais é a alta escalabilidade que a comercialização desse tipo de produto permite.
Imagine um autor de romance renomado e que vende seus livros em diversos países ao redor do mundo. Para cada consumidor que adquirir um exemplar físico do seu livro será necessário a impressão de uma cópia e todos os custos inclusos.
O mesmo não acontece com a comercialização de e-books, por exemplo. O autor do livro digital só precisa se preocupar com a diagramação de um único arquivo que será entregue automaticamente a todos aqueles que adquirirem seu produto.
Isso significa que os custos de produção serão infinitamente menores, além de não ser necessário a contratação de mão de obra em excesso. Muitas vezes, o produtor consegue fazer o trabalho sozinho, apesar de ser mais difícil.
Os cursos online também são um tipo de produto digital que se popularizou bastante nos últimos anos.
Embora grande parte dos produtores escolha usar os lançamentos digitais como estratégia de vendas, o que limita a quantidade de inscritos devido à escassez de tempo com o carrinho aberto, os cursos online são mais um excelente exemplo de como é possível escalar os produtos digitais.
Em um curso presencial, por maior que seja o número de alunos, existe um limite de espaço para acomodar todos os inscritos. Portanto, as vagas também são bastante limitadas. Ainda que o curso fosse ministrado no estádio do Maracanã, existiria um limite de espaço.
Em um curso online esse limite não existe. O aluno pode acessar o conteúdo sem sair de casa, de qualquer parte do mundo, no horário que for mais conveniente para si.
É mais sustentável
Não podemos deixar de mencionar o quanto a venda em escala de produtos digitais também é benéfica para o meio ambiente, considerando que muitas árvores são desmatadas para a produção de papel.
A produção de papel é um dos processos mais poluentes que existem. Para fazer uma tonelada de papel é emitido mais de 1.5 toneladas de CO2 equivalente. O transporte do material também requer o uso de combustível, o que emite muitos gases poluentes no ar.
Para cada folha de papel produzida, são usados aproximadamente dois copos de água, recurso escasso no planeta.
Todo esse desperdício e poluição podem ser substituídos por um e-mail na caixa de entrada do consumidor com o material disponível.
Podemos concluir que vender produtos digitais na internet vale a pena. Mas é comum não saber por onde começar. Nesse artigo você encontra algumas dicas de como produzir um produto digital e como adicioná-lo à sua loja virtual.