Ao longo do ano passamos por diversas datas comemorativas e cada uma dessas datas possui seus produtos sazonais. Se por um lado esses eventos são uma grande oportunidade de aumentar o faturamento, por outro, quando eles passam fica a dúvida: o que fazer com os produtos que não foram vendidos?

Se a sua loja já passou por isso, não se preocupe. existem formas de manter os produtos sazonais atrativos para o público durante o ano inteiro com algumas estratégias de marketing.

Neste artigo, você vai entender o que são os produtos sazonais, ver alguns exemplos de produtos e receber algumas dicas de como vendê-los fora de época. Boa leitura!

O que são produtos sazonais

Os padrões de consumo não são lineares. Ao longo do ano passamos por diversas datas comemorativas e eventos. Cada uma dessas datas possui suas próprias características.

Os produtos sazonais são aqueles que têm um pico de vendas durante determinada  época do ano. Isso não significa que em outros momentos ele não é consumido, mas a demanda costuma ser bem menor.

Exemplos de produtos sazonais

Os produtos sazonais existem em diversos mercados e segmentos. Alguns exemplos de produtos sazonais são:

  • Ovos de Páscoa;
  • Decoração de natal;
  • Fantasias de carnaval;
  • Material escolar;
  • Produtos de Halloween;
  • Coleções de inverno;
  • Coleções de verão;
  • Moda praia;
  • Ventiladores;
  • Aquecedores;
  • E muito mais

Para identificar os produtos sazonais no seu nicho, analise o calendário anual e identifique as datas comemorativas relevantes para o seu público.

Neste texto, o objetivo é vender produtos sazonais durante o ano inteiro, mas não podemos esquecer como impulsionar suas vendas durante a data comemorativa. Aprenda nesse blog post.

Dicas para vender produtos sazonais o ano inteiro

Faça promoções

A internet é um verdadeiro oceano azul para empreender e as promoções são a maior isca que você pode atirar para atrair os seus peixes.

O Brasil ocupa o sexto lugar no ranking de países mais consumistas do mundo. A todo momento, existem milhões de clientes prontos para comprar alguma coisa, basta surgir uma boa oportunidade.

Não é à toa que 71% dos consumidores brasileiros esperam promoções para adquirir itens caros, segundo a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira. Em um outro levantamento elaborado pela MKT House em parceria com o Portal da Promo, 97% dos participantes alegaram que gostam de participar de promoções.

O produto ser um pouco mais caro não é um impedimento para o consumidor médio brasileiro: o parcelamento é a carta na manga.

Por isso, se a época de pico de vendas de determinado produto já passou, não hesite em fazer ofertas com apelos promocionais. Ele se tornará mais atraente aos olhos do público instantaneamente.

Use o aplicativo Promoção Agendada para programar o início e o fim das promoções na sua loja virtual automaticamente.

Venda produtos complementares

Outra forma de vender produtos que não estão no ápice do interesse público, é demonstrando como eles caem bem em conjunto com aquele outro produto que o cliente se mostrou interessado.

Por exemplo, imagine que a sua loja virtual vende produtos de papelaria e um cliente demonstra interesse por itens do dia a dia como canetas, estojos, etc. Você pode fazer a oferta de um caderno ou agenda por um preço atrativo, lembrando o cliente que esses itens tornarão sua vida mais fácil.

Além disso, é possível apelar para as vantagens de comprar os produtos sazonais fora de época. Geralmente, os valores são mais baixos. Em alguns meses o cliente vai agradecer por ter comprado. 

É importante lembrar que vendas complementares não devem se confundir com venda casada. 

No primeiro, você oferece um produto complementar mas o cliente pode recusar a oferta. No segundo, o cliente só consegue finalizar a compra se levar os dois produtos, ainda que não queira. Essa prática é ilegal.

Saiba mais sobre vendas cruzadas, ou cross selling.

Faça ofertas de Upsell

Upsell é a estratégia de vendas que consiste em fazer a oferta de uma versão mais cara, uma atualização ou um item adicional, com o objetivo de tornar a venda mais lucrativa.  Na prática, o cliente compra um produto e você oferece outro por um valor adicional.

As vantagens de fazer ofertas upsell incluem:

  • Venda de produtos parados;
  • Aumento do ticket médio;
  • Aumento da percepção de valor;
  • Satisfação do cliente.

Aproveite os gatilhos da escassez e urgência

Os gatilhos mentais são técnicas de psicologia aplicadas no marketing para incentivar os consumidores a tomar uma decisão rápida, baseada mais em emoção do que em análise detalhada.

Existem dezenas de gatilhos mentais que podem ser aplicados para impulsionar as vendas de um produto. Se o intuito é fazer o cliente comprar rápido, os mais comuns são escassez e urgência.

O gatilho da escassez se baseia no fato de que os seres humanos enxergam como mais desejável aquilo que não está ao alcance de todos. Pagamos mais caro por aquilo que é escasso, apenas para garantir que temos o que os outros não tem.

Para usar o gatilho da escassez, reforce que as quantidades do produto são limitadas.

Já o gatilho da urgência está baseado na ideia de que é preciso agir rápido para não perder uma boa oportunidade. 

Existe um conceito da psicologia conhecido como aversão à perda. Segundo esse conceito, as pessoas tendem a preferir evitar perdas a obter ganhos equivalentes. Ou seja, quando fizer uma oferta para o seu cliente, lembre-o do que ele perderá se não obtiver o item a tempo. 

Reforce que a oferta é por tempo limitado e que se ele não agir agora, perderá uma oportunidade que pode não se repetir.

Essas são algumas dicas que você pode aplicar na sua loja virtual para vender produtos sazonais durante o ano inteiro. Para otimizar os processos, conheça os aplicativos da Empreender.