Se você administra uma loja virtual, certamente já ouviu falar sobre a importância de gerar uma lista de leads. Mas afinal, o que são leads e por que eles são tão valiosos para o sucesso do seu negócio online?
Leads são potenciais clientes que demonstraram interesse em seus produtos ou serviços, fornecendo informações de contato, como e-mail, telefone ou nome. Ter uma lista de leads qualificada é muito importante pois essas informações representam a oportunidade de estabelecer um relacionamento direto com seu público-alvo e convertê-los em clientes.
No entanto, a geração de leads pode ser um desafio para muitos empreendedores de lojas virtuais. É por isso que neste artigo, vamos compartilhar cinco dicas práticas e eficientes para ajudar você a gerar leads e construir uma lista valiosa para impulsionar suas vendas. Vamos lá?
O que são leads
Leads são os potenciais clientes de uma empresa. Isto é, aquelas pessoas que em algum momento demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço e forneceram alguns dados como nome, e-mail e telefone.
Essas informações são úteis para que a loja entre em contato com os leads posteriormente para oferecer conteúdos, promoções, descontos ou novidades, com o objetivo de convertê-los em clientes efetivos.
Por que é importante ter uma lista de leads
Um dos maiores benefícios do marketing digital é a possibilidade de educar a audiência e conquistar seus clientes aos poucos, por meio da produção de conteúdo e presença nas redes sociais.
Os leads normalmente são atraídos por materiais distribuídos gratuitamente, como um e-book ou um webinar. Para receber o material essas pessoas fornecem alguns dados de contato como e-mail e número de Whatsapp.
Ter uma lista de leads é importante para criar um funil de vendas estratégico. A partir do momento que a loja virtual possui os dados do consumidor, existe a possibilidade de levar esse lead do topo ao fundo do funil.
Mas para obter resultados com a estratégia é fundamental conhecer a fundo o público, saber quais são seus interesses e como levá-los de consumidores de conteúdo a clientes da loja virtual.
5 dicas para gerar leads para loja virtual
Atrair leads é muito importante para criar uma base de conteúdos do seu público-alvo, o que ajuda a direcionar as ofertas e aumentar as taxas de conversão.
Porém, para que os consumidores forneçam seus dados eles precisam receber algo em troca. Veja abaixo algumas dicas para gerar leads para sua loja virtual.
Defina o seu público-alvo
Definir o público-alvo deve ser sempre o primeiro passo para realizar qualquer ação de marketing. Para obter sucesso nas campanhas é necessário saber com quem você está falando e o que essas pessoas querem ouvir.
Dessa forma, você se torna capaz de criar chamadas que chamam a atenção do público desejado.
Além de falar o que as pessoas querem ouvir, é necessário entregá-las aquilo que elas precisam. A única forma de saber o que o seu público precisa é conhecendo suas necessidades.
Por isso, não exite em tirar alguns dias para estudar a sua persona a fundo. Descubra quais são seus problemas, suas necessidades, seus desejos, o que essas pessoas gostam de consumir, quais mensagens chamam sua atenção.
Conheça a jornada de compras e como usar cada etapa
A jornada de compras representa o caminho que o consumidor percorre desde a descoberta do serviço ou produto até o momento da compra.
Saber quais são as etapas da jornada de compras e como usá-las a seu favor é fundamental para converter leads em clientes.
Imagine que a Jornada de Compras é uma escada e o seu trabalho é levar o consumidor do primeiro ao último degrau, um de cada vez. Se tentar pular degraus, a pessoa pode cair e se regredir degraus, ela se torna impaciente.
Portanto, é importante entender em qual estágio da Jornada de Compras cada cliente está e produzir conteúdos personalizados a partir disso.
Produza conteúdo otimizado para SEO
SEO é a sigla para Search Engine optimization (otimização para os mecanismos de busca) e diz respeito a uma série de ajustes no conteúdo e na página com o objetivo de deixar o site nos primeiros resultados de busca do Google (e outros buscadores).
O SEO pode ser aplicado em todas as páginas do site, incluindo as páginas dos produtos, anúncios e conteúdo, caso o e-commerce possua um blog.
Uma das vantagens de produzir conteúdo otimizados para SEO é que, via de regra, as pautas são criadas levando em consideração temas que os usuários buscam na internet.
Dessa forma, as pessoas que chegarem ao site o farão por vontade própria, pois elas tem interesse no conteúdo.
Essa estratégia é conhecida como marketing de conteúdo, um dos pilares do Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração. A vantagem do marketing de conteúdo é que a estratégia não é invasiva e, quando bem trabalhados, os conteúdos podem levar os usuários do topo ao fundo do funil.
Mas para isso, é preciso produzir conteúdo relevante para a audiência. Uma maneira de gerar leads por meio do marketing de conteúdo é incluir ao final do texto uma chamada para ação para o usuário se inscrever na newsletter ou, quem sabe, receber um e-book aprofundando o tema.
Distribua materiais ricos do interesse da sua persona
Materiais ricos são conteúdos aprofundados sobre algum tema, entregue de forma gratuita para o usuário, em troca de seus dados.
Quando falamos de material rico, os e-books são os mais comuns. Porém, existem vários tipos de materiais ricos que podem ser usados na sua estratégia, como webinars, ferramentas e masterclasses gratuitas.
Alguns dos benefícios de usar materiais ricos como forma de gerar leads são:
- Atrai público mais qualificado;
- Gera autoridade para a marca;
- Educa a audiência e prepara para a compra.
É importante lembrar que os materiais ricos possuem um conteúdo aprofundado sobre determinado tema. Talvez a loja virtual já possua um blog com conteúdos relevantes, porém o conteúdo do material rico deve ser bem mais aprofundado.
Como divulgar o material rico?
Para divulgar o material rico escreva uma Landing Page de captura. O objetivo principal de uma página de captura é incentivar os visitantes a fornecer suas informações de contato, como nome e endereço de e-mail, em troca de um recurso ou oferta valiosa.
A página deve conter informações relevantes sobre o material rico para gerar interesse no público de se inscrever. Veja como criar uma página de captura usando o SAK e a Landing Page.
Com a página pronta para receber inscrições, faça anúncios nas redes sociais com uma chamada forte para atrair o público. Acesse o 365 Artes para ter acesso a centenas de criativos editáveis.
Além disso, use pop-ups no site da loja virtual para divulgar a distribuição do material.
Trabalhe o e-mail marketing
O e-mail marketing não só não morreu, como pode ser um grande aliado para gerar leads e transformá-los em clientes da loja virtual.
O correio eletrônico conta com mais de 4 bilhões de usuários ao redor do mundo, segundo um estudo da Statista. A previsão é que até 2025 esse número possa chegar a 4,6 bilhões.
As campanhas de e-mail marketing tem 40 vezes mais chances de adquirir novos clientes para a loja virtual que as campanhas nas redes sociais, de acordo com a plataforma Campaign Monitor.
Outra vantagem do e-mail marketing é que as campanhas podem ser segmentadas de acordo com o nível de consciência do público. Isso aumenta a possibilidade de criar funis de vendas personalizados e, consequentemente, aumentar as taxas de conversão.
Além disso, quando um e-mail é enviado para um usuário, ele será entregue. Ao contrário das redes sociais onde as postagens não alcançam toda a base de seguidores.
Algumas dicas para ter sucesso nas campanhas de e-mail marketing são:
- Segmente o público-alvo e crie campanhas personalizadas para cada nível de consciência;
- Defina o objetivo de cada campanha;
- Crie conteúdo relevante nos textos;
- Crie títulos impactantes e chamativos;
- Faça chamadas para ação estratégicas.
Essas foram algumas dicas de como gerar leads para a sua loja virtual. Ter uma lista de leads é ter o poder de multiplicar as suas vendas como boas ações de marketing. Para melhorar ainda mais os resultados, não deixe de conferir como usar o WhatsApp para captar leads.