A divulgação do seu e-commerce, com certeza, é uma das partes mais fundamentais para aumentar as chances de crescimento e sucesso da sua marca. Afinal, atualmente, o comércio online é o meio de vendas que mais cresce, utilizado por mais e mais pessoas.

Conheça agora tudo o que você precisa saber para potencializar os resultados da sua empresa nos mercados digitais, desde a definição de um e-commerce até os principais tipos, caso esteja pensando em implementar o recurso na sua companhia.

Saiba que independentemente do ramo de atuação da sua marca, seja ela uma empresa de manutenção de ar condicionado, ou uma loja de itens tecnológicos, você pode estar presente nos mercados virtuais e aproveitar a visibilidade desse canal.

Para fechar, listaremos 6 dicas, dentre as mais valiosas, para divulgar com eficiência o seu e-commerce e aumentar cada vez mais o seu crescimento. Acompanhe.

O que é um e-commerce

Vamos iniciar com a definição do termo cada vez mais necessário para os mais diversos modelos de negócio. 

Em resumo, e-commerce é uma forma de comércio que se realiza exclusivamente através da internet, permitindo que os clientes comprem produtos ou serviços de qualquer lugar do mundo, sem precisar se deslocar até uma loja física.

Você também pode encontrar o termo como “comércio eletrônico” (tradução direta) ou “loja virtual”.

Esse tipo de negócio tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, com a popularização da internet e a facilidade de acesso a ela. 

Além disso, outros fatores contribuem para o desenvolvimento mais ágil desse tipo de negócio.

O período de pandemia, por exemplo, promoveu o isolamento social em todo o mundo, e também pode ser considerado um responsável pelo aumento das vendas online.

Dessa forma, cada vez mais pessoas fazem compras online, o que tem gerado uma grande oportunidade de negócio para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Inclusive, as empresas mais variadas já podem possuir um e-commerce, como uma que venda filtro osmose reversa, por exemplo.

Tipos de e-commerce

É extremamente importante ressaltar que existem vários tipos de e-commerce, cada um se referindo a diferentes tipos de segmentos e transações comerciais online. 

Confira agora cada um dos principais tipos de comércio eletrônico, com um breve resumo de seu funcionamento.

B2B (Business-to-Business)

Este tipo de e-commerce envolve a venda de produtos ou serviços por uma empresa para outra empresa.

Por exemplo, uma empresa de pisos laminados RJ pode vender seus produtos para uma construtora ou outras empresas do mesmo setor, de qualquer lugar do país, a partir de uma plataforma de e-commerce B2B.

B2C (Business-to-Consumer)

Já no modelo B2C, a venda de produtos ou serviços é feita por uma empresa para os consumidores finais, ou seja, o cliente efetivamente. 

Assim, uma loja de roupas online é um exemplo de e-commerce B2C.

B2G (Business-to-Government)

Já este tipo de e-commerce envolve a venda de produtos ou serviços por uma empresa para governos ou entidades governamentais.

Nesse sentido, uma empresa de prevenção e combate a incêndio pode vender seus produtos para o governo que aplicará os projetos em prédios e instalações governamentais, ou até mesmo escolas e hospitais.

C2C (Consumer-to-Consumer)

No modelo C2C, temos a venda de produtos ou serviços por consumidores para outros consumidores, ou seja, os produtos não vêm de empresas e companhias.  

O melhor exemplo nesse caso seriam plataformas de leilão online, ou marketplaces em redes sociais. No último caso, ainda há a classificação de “Social commerce” que pode ser aplicada.

D2C (Direct-to-Consumer)

Neste modelo de e-commerce há a venda direta de produtos ou serviços por uma empresa para consumidores finais, sem intermediários. Assim, os itens chegam aos clientes pelo popular chamado “preço de fábrica”

Um exemplo que poderíamos pensar é uma empresa de ar condicionado que venderia modelos deste tipo de item logo após fabricar, com os valores que os produtos seriam comercializados para revendedores.

M-Commerce (Mobile Commerce)

Por fim, temos o M-commerce, que é o modelo que envolve a compra e venda de produtos ou serviços através de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.

Essa classificação pode se encaixar a outros modelos de negócio, uma vez que basta às empresas estarem adaptadas e possuir seus sites e plataformas disponíveis para celulares e outros dispositivos móveis.

Principais canais de venda

Ademais, existem vários canais que podem ser utilizados para o funcionamento de comércios virtuais, dentre eles:

  • Sites próprios das marcas;
  • Aplicativos de venda;
  • Marketplaces;
  • Redes sociais;
  • Sites de leilão online;
  • Assinaturas mensais.

Desse modo, é necessário estudar cada um dos métodos para saber qual se adapta melhor ao seu modelo de negócio. 

Com isso, uma empresa que realiza projeto cozinha industrial pequena pode ter um melhor desempenho em sites e aplicativos próprios do que em Marketplaces, por exemplo.

Principais estratégias de marketing para e-commerces

Também é extremamente importante pensarmos quais são as principais estratégias de marketing utilizadas por e-commerces. De forma geral, as campanhas focadas em marketing digital são as mais procuradas, trazendo mais resultados para as empresas.

Confira a seguir as principais, comumente usadas, por empresas responsáveis por aluguel consultório médico, por exemplo.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO, ou otimização dos mecanismos de busca é o processo de otimizar o conteúdo de um site para que ele seja facilmente encontrado pelos mecanismos de pesquisa, como o Google. Dessa forma, as empresas ganham maior visibilidade e acesso orgânicos.

As empresas de e-commerce podem usar o SEO para aumentar a visibilidade de seus produtos em pesquisas online, aumentando o tráfego em seus sites, assim como a chance de conquistar mais leads e clientes.

Publicidade paga

As empresas de e-commerce também podem utilizar os recursos de publicidade paga, que visam divulgar sites, produtos e serviços em diversas plataformas e atrair mais consumidores.

Normalmente, as empresas pagam por cliques ou exibições de anúncios e podem segmentar suas campanhas por localização, interesses e outras características do público-alvo.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo envolve a criação e compartilhamento de conteúdo valioso, como blog posts, vídeos ou infográficos para atrair e engajar o público.

Essa estratégia pode ser utilizada para estabelecer sua marca como uma fonte de autoridade em um determinado assunto e promover seus produtos de forma mais sutil e relevante, por isso, os responsáveis por e-commerces podem investir nesse tipo de produção.

E-mail marketing

O e-mail marketing envolve o envio de e-mails promocionais ou informativos para uma lista de contatos.

Ele pode ser utilizado para divulgar novos produtos e serviços, bem como promoções e descontos especiais. 

Essa estratégia é bastante utilizada em campanhas de remarketing, o marketing para quem já foi cliente das companhia,s e é uma ação bastante vantajosa e próxima, estreitando e recuperando relacionamentos.

Marketing de influência

Por fim, temos o marketing de influência, aquele que envolve o uso de influenciadores, como celebridades ou personalidades populares nas redes sociais para promover produtos ou serviços.

Assim as marcas de e-commerce podem trabalhar com influenciadores para criar conteúdo patrocinado, divulgar novos itens ou realizar sorteios e promoções, ampliando o alcance e relevância.

6 dicas para divulgar seu e-commerce

Para finalizar, confira agora 6 dentre as principais dicas para divulgar seu e-commerce com eficiência e obter melhores resultados, nos mais diversos ramos, como uma empresa de aluguel de andadores ou uma escola para pet, por exemplo.

Boa parte das dicas tem relação direta com as estratégias recém listadas, afinal, são táticas extremamente valiosas para um e-commerce. Confira:

  1. Invista em SEO 

A primeira dica, diretamente relacionada com uma das estratégias listadas, é investir corretamente em ações SEO de qualidade.

Para isso, otimize seu site para os mecanismos de pesquisa usando palavras-chave relevantes em títulos, descrições de produtos e outras técnicas desse tipo de estratégia.

Dessa forma, você aumentará a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa e atrairá mais tráfego orgânico e qualificado. Ou seja, se relacionar com pessoas realmente interessadas em seus produtos.

  1. Estude e invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, também verificado nas principais formas de marketing de e-commerces, pode ajudar a atrair e engajar o público, além de estabelecer a sua marca como uma fonte de autoridade em um determinado assunto.

Por isso, crie conteúdo valioso, como blogs, vídeos, infográficos e imagens de qualidade, contextualizados e relacionados aos interesses do público e objetivos da marca.

Após a produção, compartilhe-os em seu site e nas redes sociais de sua empresa para ampliar a divulgação e a força do material. 

Com isso, o público atraído também deve aumentar, além de ter maior potencial de conversão e qualidade para se relacionar com a marca.

  1. Pense na publicidade paga como uma importante opção

As plataformas de publicidade paga permitem que você alcance um público-alvo específico e possa medir o sucesso das suas campanhas com certa facilidade, pois oferecem esses recursos mais diretamente.

Por isso, considere investir em publicidade paga para promover o seu e-commerce, outra estratégia das mais utilizadas para bons resultados de divulgação.

  1. Opere com eficiência nas redes sociais

As redes sociais são ótimas plataformas para promover seu e-commerce e se conectar com seu público com eficiência, promovendo o sentimento de proximidade e pertencimento com os clientes da marca.

Por isso, crie perfis e seja ativo nas redes mais relevantes para o seu negócio. Lembre-se de publicar conteúdo interessante e promocional com certa frequência, e comunicar-se com os consumidores através das mensagens diretas.

  1. Realize parcerias

Outra dica essencial para a divulgação de sua loja é fazer parcerias com outras empresas ou influenciadores para promover o seu e-commerce. Aqui você pode realizar sorteios conjuntos ou criar conteúdo patrocinado com outras marcas.

Pode ser interessante manter-se no seu nicho, procurando empresas compatíveis, mas que não sejam concorrentes.

Já os influenciadores, o ideal é que tenham certo conhecimento na sua área de atuação para atingir um público-alvo mais qualificado.

  1. Ofereça promoções, descontos e aproveite eventos

Por fim, você pode realizar promoções e oferecer descontos a fim de atrair novos clientes e incentivar as compras. Uma prática muito comum é oferecer “cupons de primeira compra” que são descontos para novos clientes dos e-commerces.

Mas lembre-se também de oferecer vantagens para quem já comprou em sua empresa, como programas de fidelidade.

Também é extremamente interessante participar de eventos, como promoções periódicas em feriados importantes, como Dia dos Pais, das mães, dos namorados, Natal e Black Friday.

Ao seguir as dicas que melhor se adaptam ao ramo da sua empresa e aos serviços disponibilizados, você poderá divulgar o seu e-commerce com mais eficiência, atraindo cada vez mais consumidores e aumentando o número de clientes, consequentemente, a lucratividade de sua marca.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.