Sem os clientes, uma empresa não pode se desenvolver e dificilmente tem propósito. Por isso mesmo, é preciso investir em estratégias de publicidade e marketing para atrair as pessoas e até mesmo estimular o fluxo de reengajamento para mantê-los fiéis e interagindo com a marca.

De forma natural, os clientes vão e vem, eles se renovam e isso faz parte do mundo dos negócios. 

No entanto, para empreendedores, o desejo é manter o máximo de consumidores por perto, nutrindo-os e inserindo-os no funil pelo maior tempo possível, e uma estratégia de fluxo de reengajamento pode ser necessária para fidelizar o público.

Sendo assim, para atrair e reter clientes para qualquer tipo de negócio, é preciso investir em boas práticas e campanhas para ser a prioridade na escolha final no mercado consumidor e assim se manter competitivo no segmento e bem-sucedido nos negócios. 

Primeiros passos no fluxo de reengajamento

Antes mesmo de entender o que é o fluxo de reengajamento, é preciso saber como chamar a atenção daqueles que já tiveram algum contato com a empresa, pois são clientes inativos que passam a ser prioridade e um desafio para os negócios. 

Afinal, esse público tem um maior potencial de compra e um menor custo para engajamento.

A rotatividade de clientes desempenha papel crucial no mundo dos negócios. 

Além disso, todo empreendedor que atua na área de disposição de produtos e serviços há algum tempo, precisa compreender que os consumidores de cada empresa são diferentes nos mais diversos aspectos. 

As expectativas, desejos e necessidades diferem de forma significativa, o que significa que cada empreendimento precisa adotar uma abordagem característica para atrair a atenção dos clientes. 

A ideia é impressionar e se destacar da concorrência, e assim perceber que os clientes entraram no fluxo de reengajamento de forma natural e efetiva, logo que estejam fazendo negócios e comprando um freezer pequeno preço atrativo e acessível, por exemplo. 

Qual o significado de fluxo de reengajamento?

Basicamente, o fluxo de reengajamento trata de uma forma de reconquistar antigos clientes, aplicando métodos para mostrar o valor da marca, dos produtos e serviços disponíveis para o mercado consumidor, por exemplo, evidenciando usos, complementos e formas de melhorar a experiência.

Há diversos motivos que levam um cliente a se afastar de uma marca, um produto ou um serviço.

Contudo, para se manter atrativo e competitivo, é preciso demonstrar o quanto a empresa – seja ela de recarga extintores SP ou mesmo uma loja de móveis sob medida – é importante para solucionar as dores do público, no caso dos exemplos para a segurança de um ambiente, de modo que os clientes retornem.

Outra forma de perceber o fluxo de reengajamento é a de retomar a interação com clientes perdidos, e assim garantir que esses consumidores percebam que ainda podem fazer negócios que valem a pena.

Mesmo que a teoria seja bastante simples, colocar o fluxo de reengajamento em prática pode tomar tempo e investimento, demandando atenção e preparação para o processo. 

Ainda assim, é muito importante contar com esse investimento, visto que se torna crucial para a continuidade dos negócios. 

Como identificar e recuperar clientes inativos?

Os critérios de classificação de um cliente inativo variam conforme o segmento em que a empresa se encontra, o tipo de relacionamento que estabelece e até mesmo qual o intuito do reengajamento no funil.

Assim, empresas que trabalham com bens de consumo de alto valor, como imóveis, por exemplo, não consideram o cliente inativo depois de um ano, porque esse tipo de produto tende a ser de ciclo mais longo de aquisição única.

No entanto, um projeto contra incêndio pode ter a necessidade de adaptação, ou uma loja de vestuário pode considerar inserir um cliente em um fluxo de reengajamento em um prazo de 6 meses, porque são serviços e produtos que podem ser consumidos ou aprimorados constantemente. 

Com isso, as empresas que buscam segmentar os clientes inativos precisam considerar o contexto e o setor, assim como:

  • Frequência de compra;
  • Tempo desde a última compra;
  • Tipo de compra;
  • Tipo de interação.

Logo que uma empresa define e identifica o segmento em que os clientes inativos se enquadram, ela pode desenvolver uma estratégia de fluxo de reengajamento para reconquistar esses consumidores a partir de diferentes tipos de novas interações, para reconquistá-los.

Para auxiliar nesse processo, ferramentas de análise e automação podem se mostrar bastante valiosas, realizando a pontuação dos clientes e encaminhando as interações cadastradas para cada período e/ou comportamento.

Qual a real importância do fluxo de reengajamento?

Independentemente do quão atraente seja uma campanha de e-mail marketing, sempre haverá pessoas em um mailing que não irão interagir com determinadas mensagens. 

Por isso é importante também identificar os interesses, tanto de temas como nas soluções da empresa. 

Cabe ressaltar que esse “desinteresse” nem sempre é por algo que a empresa esteja fazendo errado, pois assinantes inativos de boletins informativos podem ser encontrados em qualquer segmento. 

O que se deve levar em consideração é que, de alguma forma, assinantes inativos afetam a reputação do remetente e a capacidade de entrega dentro de uma campanha de e-mail marketing. 

Uma pontuação baixa pode fazer com que muitos dos e-mails sejam direcionados à pasta de spam, em muitos casos porque os assinantes distorcem os dados, o que faz com que uma empresa tome decisões incorretas dentro de um planejamento de marketing. 

Por isso, devem ser devidamente qualificados e identificados.

A melhor forma de garantir um mailing de e-mail saudável, e com assinantes ativos, é fazer a captação qualificada e frequente, bem como realizar uma limpeza constante e apresentar ofertas de serviços de corte a laser que podem ser de interesse de estabelecimentos comerciais.

Contudo, antes mesmo de remover os clientes inativos, o fluxo de reengajamento deve ser aplicado como uma maneira de se reconectar, afinal, as pessoas se inscrevem por um motivo, e podem ser reativadas.

Uma campanha de fluxo de reengajamento se torna uma chance para lembrar determinados assinantes inativos do valor que uma marca agrega à vida de cada pessoa. 

7 dicas para criar fluxo de reengajamento

Quando uma empresa entende a importância sobre o fluxo de reengajamento, assim como a coleta exata das informações de contato, ela pode empregar algumas táticas para levar novos e antigos consumidores de volta ao relacionamento e às compras.

  1. Identifique a causa de desinteresse

Antes mesmo de desenvolver estratégias personalizada para um plano de fluxo de reengajamento, vale reservar um tempo e analisar até que ponto a empresa está estabelecida junto ao mercado consumidor. 

Deve-se considerar o que desencorajou os clientes. Para isso, identifique aspectos como insatisfação, novos concorrentes no mercado, a dispensa quanto ao uso de determinado produto ou serviço, e até mesmo o preço cobrado. 

  1. Disponibilize pesquisas aos clientes

Há diversas formas de propor uma pesquisa junto aos clientes e, dessa forma, obter respostas para as mais diversas perguntas que podem ser aplicadas nos serviços de uma empresa de manutenção de ar condicionado para residências e condomínios, promovendo um melhor relacionamento junto ao público.

A criação de uma pesquisa bem elaborada e o encaminhamento aos clientes inativos, tendo como base o tempo que estão ausentes, permite reunir dados sólidos que podem ser aplicados em uma campanha de fluxo de reengajamento. 

  1. Estabeleça contato via boletim informativo

A manutenção regular de um boletim informativo, seja semanal, quinzenal ou mensal, não deixa que os clientes desistam de uma marca. 

Com essa regularidade junto aos clientes existentes, a marca pode ser aquela que é lembrada, evitando que se tornem inativos ao longo do tempo. 

  1. Envie e-mail marketing personalizado

Junto ao boletim informativo, as campanhas de e-mail personalizadas fazem parte da tática de um fluxo de reengajamento e melhora da experiência do público, com base no próprio comportamento dos consumidores potenciais e inativados. 

A ideia sobre essa dica é criar e-mails com mensagens de marketing vinculadas a um cliente, assim como ofertas e promoções baseadas em compras anteriores, interação com a marca, links clicados no site e-commerce ou mesmo a localização e data de aniversário. 

  1. Crie uma comunidade com participação de clientes

Os e-mails podem formar uma comunidade para a empresa de serviços de enfermagem domiciliar, mas as redes sociais são o caminho natural para que muitas pessoas se reúnam em torno de uma marca. 

Um fórum online, ou mesmo ações sociais na comunidade, de forma física, podem ser uma forma de atrair as pessoas e passar a fazer parte de uma campanha de fluxo de reengajamento que atraia clientes antigos. 

  1. Empregue o redirecionamento digital

Seguindo as regras impostas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), é possível empregar o redirecionamento digital, um processo para colocar cookies, ou marcar pessoas, quando elas visitam o perfil da rede social ou visitam o site da empresa. 

Com isso, é possível agrupá-las em categorias com base nas páginas visitadas sobre embalagem de pizza personalizada, assim como de acordo com a interação dentro do site, por exemplo, criando tags mais efetivas para os próximos contatos. 

Consequentemente, é possível exibir anúncios para determinado público usando anúncios PPC (Pay Per Click), tanto do Google Display quanto das redes sociais. 

Esse processo permite voltar a apresentar os produtos e serviços mais atrativos para os leads, os clientes em potencial, assim como os inativos, que não precisam de informações de contato para estabelecer uma conexão.

  1. Execute promoções de retorno atraentes

Clientes antigos já estabeleceram, em algum momento, alguma relação com a empresa, e o que é preciso, em muitos casos, é inseri-los em um fluxo de reengajamento para voltar a fazer negócios com a empresas de home care SP para cuidados com pacientes, por exemplo. 

Assim, a empresa pode dar esse empurrão necessário, desde a realização de uma promoção atraente e divertida, ou mesmo a organização de um sorteio ou o patrocínio de um evento. 

Conclusão

O fluxo de reengajamento é uma forma segura de atrair os clientes inativos que cancelaram o uso de produtos e serviços. 

De acordo com o segmento em que se está inserida, a empresa precisa entender que o marketing do ciclo de vida continua evoluindo, e sempre haverá canais e oportunidades disponíveis para envolver o público-alvo. 

Por fim, é preciso lembrar que a responsabilidade é total da empresa para aplicar estratégias de fluxo de reengajamento, e assim ativar antigos clientes e lembrá-los que fazer negócios com sua marca sempre vale a pena.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.