O mercado do e-commerce está em constante expansão. Nos últimos anos, milhões de consumidores aderiram às compras online. Os números só crescem e isso não deve mudar tão cedo.
Com alta demanda de clientes, surge também a oportunidade de negócio, o que deixa tudo muito mais concorrido. Com quase um milhão de lojas virtuais ativas no Brasil, o que não falta é opção para os consumidores.
A concorrência acirrada cria a necessidade de diferenciação entre uma loja e outra. Não basta apenas oferecer um produto, é preciso mostrar para o cliente por que ele deve comprar o produto na sua loja virtual. Com tantas opções a um clique de distância , o cliente não vai esperar muito para ser convencido.
Alguns erros que à primeira vista parecem mínimos, são suficientes para atrapalhar as vendas no seu e-commerce. Neste artigo, tratamos 6 erros que a sua loja virtual não pode cometer.
Não ter uma automação de recuperação de carrinhos
Os carrinhos abandonados são um problema constante no e-commerce. A média geral é que cerca de 70% dos consumidores desistam de uma compra antes de finalizá-la.
Existem algumas maneiras de diminuir esse índice na sua loja virtual, mas dificilmente chegará a zero. Por isso, estar preparado para lidar com o problema é essencial.
Os consumidores desistem das compras por motivos variados (frete muito caro, não tem opção de rastreio, métodos de pagamento limitados, etc), sendo o valor do frete muito alto o mais comum.
Não ter um sistema de recuperação de carrinhos é um dos erros que atrapalham as vendas no e-commerce. Enviar mensagens automatizadas para os clientes pouco tempo após o abandono do carrinho é uma estratégia eficaz para trazê-lo de volta.
É importante saber que, se o consumidor chegou até a página do produto e desistiu, ele foi convencido da compra mas algo interferiu na decisão. Oferecer benefícios como frete grátis, descontos e condições especiais costumam funcionar.
Porém, entrar em contato com cliente por cliente de forma manual é cansativo e improdutivo. Esse processo pode ser completamente automatizado com o SAK, o aplicativo com a maior taxa de conversões na recuperação de carrinhos abandonados.
Com o SAK, você pode programar em quanto tempo após o abandono a mensagem será enviada para o cliente.
Não usar estratégias de remarketing
Via de regra, os consumidores precisam ser impactados algumas vezes por um anúncio para finalmente decidir comprar um produto. Um cliente que escolhe visitar a loja virtual, por exemplo, é mais qualificado que um consumidor que apenas viu um anúncio nos stories do Instagram.
Sua visita ao site demonstra que existe algum grau de interesse pelo produto. Sendo assim, é interessante que ele seja impactado por anúncios de remarketing, o que vai instigar seu desejo pelo item.
Não trabalhar o remarketing é um dos erros que atrapalham as vendas no e-commerce, pois aquele lead faz parte do público interessado.
Existem alguns tipos de remarketing que você pode aplicar na sua estratégia de vendas para o e-commerce. Alguns dos mais populares são:
- Mídia programática;
- Rede de pesquisa;
- Facebook Ads;
No 365 Artes você encontra centenas de criativos profissionais para fazer anúncios com altas taxas de conversão.
Leita também: Como usar a estratégia de remarketing no e-commerce
Oferecer um atendimento ruim
Vender bons produtos, a preços competitivos com um bom layout é importante mas não é tudo. O atendimento é um dos principais pilares do e-commerce. Se um cliente entrar em contato com o atendimento e se sentir destratado, isso será prejudicial para a loja virtual.
A loja não perde apenas essa venda, como também coloca sua reputação em risco. Segundo pesquisas da área, um cliente insatisfeito compartilha suas insatisfações com mais pessoas do que um cliente satisfeito recomenda a loja virtual.
Provavelmente, você já sabe que a prova social é um dos elementos mais poderosos para a venda. Mas, embora ela seja fortemente mencionada quando falamos da importância de avaliações positivas, não podemos ignorar o impacto das avaliações e relatos de experiências negativas.
Se as pessoas enxergam um estabelecimento bem avaliado como recomendado, imagine o que elas pensam de estabelecimentos com reputações ruins?
Por isso, desde o início do seu e-commerce, se preocupe em oferecer um atendimento atencioso e humanizado para os clientes. Responda suas dúvidas com paciência e esteja disposto a melhorar quando eles reclamarem de algo.
Se a sua loja já possui uma demanda considerável, é importante aumentar a equipe de atendimento. Isso torna o negócio mais profissional e diminui o tempo de espera por atendimento, o que faz toda a diferença.
É possível criar equipes inteiras de atendimento de forma remota, usando um único número de WhatsApp. Isso é feito com o SAK. Veja o vídeo abaixo como fazer o caminho para o atendimento no SAK:
Erros na página de pagamento
Uma página de pagamento com erros, com muitas etapas, com carregamento lento e que solicita muitos dados para cadastro é vista como pouco atrativa pelos consumidores. É mais um dos erros que atrapalham as vendas no e-commerce
Quanto mais simples e objetiva for a sua página de pagamento, melhor. Uma opção para otimizar o processo de pagamento na sua loja virtual é usando um checkout transparente.
Ao contrário do tradicional checkout, onde os usuários são redirecionados para uma página externa para concluir a compra, o checkout transparente permite que a finalização do pedido ocorra diretamente no próprio site.
Nesse modelo de checkout, todas as etapas do pagamento, como inserção de dados pessoais, escolha do método de pagamento e confirmação do pedido, são realizadas sem que o cliente seja redirecionado para uma plataforma externa.
Tudo acontece de forma integrada e fluida, proporcionando uma experiência de compra mais agradável e conveniente.
Descrições de produtos pobres
As descrições dos produtos também são um fator importante para a decisão de compra do cliente.
Em lojas online, os consumidores não podem tocar e analisar os produtos como acontece em lojas físicas. As fotos e descrições são tudo que ele tem para examinar a qualidade do item.
Por isso, descrições detalhadas ajudam o cliente a visualizar o produto. É importante que ela contenha informações a respeito de suas características (tamanho, material, peso, etc) e informações que ajudem o cliente a visualizar o produto sendo usado. Isso torna o texto mais persuasivo e atraente.
leia também: Descrições de produtos para dropshipping com inteligência artificial
Site não responsivo
Outro erro que atrapalha as vendas no e-commerce é a loja hospedada em um site não responsivo. Um site que não é responsivo não se adapta aos diferentes tipos de telas dos dispositivos. Tem uma leitura confortável somente em computadores de mesa.
Isso é um problema pois mais de 80% dos consumidores acessam a internet via celular. Isso significa que, se o seu site não for responsivo, a maioria das pessoas que chegarem na sua loja vão ter uma experiência ruim.
E basta uma experiência ruim para o usuário abandonar a loja e não voltar nunca mais.
Por isso, invista em plataformas de e-commerce que ofereçam um site responsivo e mobile friendly.
Esses são os principais erros que atrapalham as vendas no e-commerce. Extinguindo eles da sua loja, o cliente terá uma experiência muito mais agradável.
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