Escrever as descrições dos produtos uma parte fundamental da sua loja virtual. A qualidade do texto pode ser decisiva para o cliente decidir pela compra.

Ao contrário do que ocorre em lojas físicas, no ambiente virtual o cliente não tem contato direto com o produto e as descrições têm a função de torná-lo o mais palpável possível.

Contudo, boas descrições não se limitam apenas a apresentar as características técnicas do produto (que também são importantes) mas também devem ser persuasivas.

Negligenciar essa etapa é extremamente prejudicial para a sua loja, uma vez que 70% dos consumidores abandonam uma página quando não encontram informações sobre o produto, segundo o estudo da E-commerce Quality Index de 2021.

Como escrever descrições persuasivas

Se você tem uma loja virtual, não importa se existem 10 ou 100 produtos no seu catálogo, todos devem conter uma descrição. Porém muitos lojistas não dão a devida atenção que a descrição precisa. 

É muito comum encontrar lojas com uma descrição genérica ou copia e cola de outras lojas. Cometer esse erro custa caro para os lojistas. Sem uma boa descrição de produtos, a maior parte dos clientes vão abandonar a sua página, e se o seu texto não for original os seus produtos correm o risco de não aparecer nas buscas do Google.

Para se diferenciar e aumentar as taxas de conversão da sua loja escrevendo boas descrições, continue a leitura.

Pense no público-alvo

O primeiro passo antes de realizar qualquer ação de marketing é pensar no público que deseja atingir.

Antes de exibir um produto à venda tenha muito bem estabelecido quem é o público-alvo, o que ele busca, qual problema esse produto resolve. Quanto mais você entende sobre o seu público-alvo, mais fácil será para conversar com ele.

Para entender quem é o seu público e quais são as suas necessidades, faça uma pesquisa de mercado. Observe o que as lojas concorrentes oferecem, veja reviews do produto, busque dados sobre o segmento.

Assim, as chances de construir uma oferta assertiva são muito maiores.

Escreva títulos chamativos

O título é a primeira coisa que o cliente lê quando está procurando o produto e então decide se vai continuar a leitura ou seguir para o próximo anúncio. O título deve conter informações básicas sobre o produto para chamar a atenção. 

Lembre-se que o cliente pode ler o título tanto nos resultados de busca, quanto navegando pela sua loja. Aponte um benefício do produto e evite escrever títulos grandes demais ou com uma linguagem muito técnica.

Transforme características em benefícios

Não importa quão boa seja a qualidade do produto, escrever descrição usando somente palavras técnicas e de difícil entendimento para as pessoas comuns, é pouco provável que ela converta visitantes em clientes.

Ao invés disso, aponte os benefícios que tais características trazem ao produto. Uma loja virtual que faz isso muito bem é a Zee Dog, e-commerce de produtos para pets. No exemplo abaixo, temos um pedaço da descrição de uma caminha para cachorro.

A loja mostra as características e, em seguida, aponta o benefício. Afinal, quantas pessoas saberiam o que é “espuma viscoelástica”? Mas ao ler que se trata de uma tecnologia desenvolvida pela NASA, já imaginamos que é algo de boa qualidade

Outra loja virtual que utiliza bem esse recurso é a Docthos, e-commerce de moda masculina. No exemplo abaixo, a descrição apresenta as características de um paletó exemplificando como fica o caimento no corpo. Ao ler o texto, o cliente já sabe que o tecido é macio, confortável, se ajusta bem ao corpo e não absorve calor. A conclusão inevitável é que se trata de um produto de boa qualidade, ainda que você nunca tenha visto ou tocado na peça.

Estimule as sensações

Para escrever uma descrição mais persuasiva, use palavras que remetem aos cinco sentidos. Lembre-se que no ambiente online o cliente não pode tocar o produto então a descrição é a forma mais apropriada para simular esse contato.

Usar adjetivos que remetem ao toque, ao cheiro e ao sabor tornam o texto muito mais sedutor ao cliente, pois estimulam o córtex somatossensorial. Essa parte do cérebro é responsável pelas experiências sensoriais detectadas nos órgãos sensoriais que não pertencem ao sentido especial. Enquanto os receptores sensoriais dos sentidos especiais (visão, audição, gustação, olfato e equilíbrio) estão restritos à cabeça, os do sentido somático geral estão espalhados pelo corpo todo. 

É isso que  causa água na boca quando lemos sobre um “chocolate macio que derrete na boca”, ou temos boas sensações quando um texto descreve o cheiro do café sendo coado de manhã.

Como afirma o Dr. Pradeep em O cérebro consumista, “uma vez que um aroma esteja gravado no cérebro de um indivíduo, até dicas visuais poderão fazer com que ele seja reavivado e até mesmo sentido”.

Além disso, use as histórias como recurso. Descrever situações do dia a dia onde produto está sendo utilizado cria uma imagem na mente do cliente como possuidor daquilo. 

Na descrição acima, além de apresentar os benefícios do Whey Coffee, a loja All Protein faz sugestões de momentos do dia que são perfeitos para consumir os cafés.  

Otimize os textos para os mecanismos de busca

Buscadores como o Google, estão sempre tentando entregar nos resultados de pesquisa do usuário as opções que melhor atendem ao que ele precisa. O SEO (Search Engine Optimization), se trata de um conjunto de técnicas que devem ser implementadas na página para aumentar as chances de aparecer entre os primeiros resultados de busca.

Uma das formas mais eficazes para escrever uma descrição otimizada para SEO é fazendo o uso de palavras-chave. Palavras-chave são os termos que o usuário usa na barra de pesquisas. Observe o exemplo abaixo:

Na barra de busca a palavra-chave usada foi “melhor notebook para” e o próprio Google fez algumas sugestões. Essas sugestões correspondem aos termos que os usuários frequentemente estão buscando.

Se na sua loja virtual você vende um notebook próprio para programação, por exemplo, é válido distribuir a palavra-chave pelo texto. O ideal é que os termos de busca sejam inseridos naturalmente no momento de escrever a descrição.

Como encontrar palavras-chave para as descrições

Para encontrar as palavras-chave ideais para o produto basta criar uma conta gratuita no Google Ads. Lá dentro você terá acesso ao Planeador de palavras-chave, onde é possível visualizar o volume de buscas do termo escolhido, além de outros termos semelhantes que tornarão sua descrição mais otimizada. 

Observe que além de mostrar os dados da palavra-chave escolhida, o Planeador de palavras-chave do Google disponibiliza outras 77 ideias.

Apresente boas fotos

Diferente das lojas físicas, em uma loja virtual o cliente não tem a possibilidade de manusear o produto, observar atentamente os detalhes e perceber a qualidade do material. Portanto, as fotos desempenham um papel fundamental para a conversão.

Imagens de boa qualidade, expondo o produto em diversos ângulos e dando atenção aos detalhes são essenciais para que o cliente observe as características e a qualidade do produto. Se for possível adicionar vídeos, a sua descrição ficará ainda mais interativa e confiável.

Para melhorar o ranqueamento da página nos resultados de busca, use as palavras-chave na hora de salvar o arquivo. Por exemplo, notebook-para-programação.jpeg. 

Com o aplicativo Dropi, além de ser possível cuidar de toda a parte de cadastro dos produtos, como descrição, preços e variações do produto, você pode adicionar, remover e editar as fotos qu serõ exibias na sua loja

Insira depoimentos na página

Não dá para ignorar a importância das provas sociais para a sua loja virtual. A aprovação de outros consumidores é um fator essencial na decisão de compra.  

Uma pesquisa realizada pela Capterra concluiu que 53% dos consumidores consideram os depoimentos na página a fonte de informação mais confiável na hora de comprar um produto, estando à frente da opinião de especialistas (29%) e das recomendações de amigos (9%).

Já deu para perceber como é importante incluir avaliações na sua loja, certo?

Com o aplicativo Lily você consegue disponibilizar um espaço para os clientes enviarem o feedback do produto, podendo incluir fotos e vídeos acima o texto. Além disso, é possível que o consumidor faça perguntas ao vendedor da loja que serão respondidas em público.

Caso a sua loja ainda não tenha avaliações para mostrar, o aplicativo permite que você integre avaliações de outros sites, como Aliexpress ou Shopee. Veja no tutorial abaixo como fazer as integrações:

Seguindo essas dicas, escrever descrições para a sua loja virtual não será mais um problema. Para otimizar a sua loja virtual, conheça os produtos da Empreender.