Já imaginou poder revender produtos digitais em plataformas como a Shopify? O setor de e-commerce está em constante crescimento, com novas tendências e modalidades surgindo o tempo todo. Entre elas, destacam-se o dropshipping, o mercado de afiliados e a venda de infoprodutos.
Por um tempo, a venda de produtos digitais acontecia de forma separada da venda de produtos físicos, como se fossem dois mundos totalmente distintos. No entanto, ambos se complementam e oferecem grandes oportunidades de lucro.
Pensando nisso, a Empreender lançou uma ferramenta inovadora que permite a revenda de produtos digitais no e-commerce de maneira semelhante ao mercado de afiliados, mas operando como o dropshipping. Isso significa que o lojista tem liberdade para definir o preço dos produtos, em vez de receber apenas uma comissão.
Neste artigo, você vai aprender o que são produtos digitais, como funciona o dropshipping de produtos digitais (e suas diferenças em relação ao marketing de afiliados), por que revender produtos digitais no Shopify e como começar ainda hoje. Boa leitura!
O que são produtos digitais
Um mundo digitalizado mudou completamente a forma como os consumidores se comportam. Hoje, é possível realizar compras online de praticamente qualquer lugar do mundo a qualquer momento apenas com um dispositivo com acesso a internet em mãos.
Isso facilitou a vida de milhões de consumidores que hoje possuem uma alta gama de opções com inúmeros benefícios e não estão presos apenas ao comércio local.
Além de simplificar a compra de produtos físicos e expandir o mercado, a digitalização permitiu a criação de produtos digitais em grande escala. Isso deu origem a um mercado bilionário: a venda de infoprodutos.
Infoprodutos, ou produtos digitais, são aqueles criados e acessados virtualmente por meio de dispositivos como computadores, tablets e smartphones.
Bilhões de dólares são faturados anualmente em todo o mundo com a venda de cursos, e-books, áudios, fotografias, softwares, entre outros. Para se ter uma ideia, em 2022, 79% dos brasileiros consumiram produtos digitais.
Revender produtos digitais em plataformas como a Shopify já é uma possibilidade para milhares de lojistas.
Leia também: Por que começar a vender produtos digitais
Vantagens de revender produtos digitais
Até recentemente, o e-commerce e o mercado de infoprodutos eram tratados quase como mundos distintos. Ao pesquisar sobre empreendedorismo digital, era comum ver pessoas discutindo se era mais vantajoso investir em um ou em outro.
No entanto, ao observar com mais clareza, percebe-se que esses dois mercados se complementam. Tanto os produtos digitais quanto os físicos têm como objetivo atender a uma necessidade específica do consumidor, e muitas vezes, eles trabalham juntos para alcançar esse propósito.
Por exemplo, alguém que acabou de se mudar para uma nova casa e vai morar sozinha pela primeira vez pode ter interesse em adquirir utensílios de cozinha, assim como em aprender receitas práticas para o dia a dia.
Assim, essa pessoa pode comprar panelas, formas e talheres, ao mesmo tempo em que adquire cursos e e-books de culinária. E por que não fazer tudo isso em uma única loja?
Na prática, adicionar produtos digitais ao catálogo de uma loja virtual oferece ao cliente uma experiência de compra mais completa. Alguns dos benefícios incluem:
- maior satisfação na experiência de compra;
- aumento do valor médio das vendas;
- possibilidade de elevar as taxas de recompra;
- oportunidades para cross selling, down selling e up selling;
- e muito mais.
A revenda de produtos digitais na Shopify veio para unir dois mercados fortes na internet que se complementam muito bem, oferecendo diversas soluções ao consumidor em um só lugar e ampliando os lucros do lojista.
A Shopify é uma das plataformas de e-commerce mais consagradas do mercado. Milhões de vendedores de lojas com estoque ou dropshipping recorrem à plataforma por sua simplicidade de uso e diversidade de funcionalidades.
Além de possuir diversas ferramentas nativas que permitem o gerenciamento profissional do negócio, a Shopify é uma das plataformas que mais permite a integração de novos aplicativos para impulsionar as lojas virtuais, como as soluções do Empreender Plus.
Um desses aplicativos é o Drop Digital, marketplace que possui um grande acervo de produtos digitais para revenda com possibilidade de lucros de até 200%. No próximo tópico vamos entender como usar essa ferramenta.
Leia também: Como fazer cross sell de produtos digitais
Como revender produtos digitais na Shopify
Para revender produtos digitais no Shopify, é necessário integrar sua loja virtual com o aplicativo Drop Digital. O Drop Digital é um software criado pela Empreender para conectar fornecedores de produtos digitais a lojistas.
Dentro do software, os produtores podem cadastrar seus produtos em um marketplace exclusivo, disponível para mais de vinte mil lojistas. Os fornecedores definem o valor que desejam receber pelos produtos, e os lojistas interessados podem importar esses itens para suas lojas virtuais.
Quando um produto é vendido ao consumidor final, o lojista realiza o pagamento ao fornecedor via PIX, e assim que o pagamento é confirmado, o produto é liberado para o cliente.
Uma das vantagens do Drop Digital, que o diferencia do marketing de afiliados, é que o lojista tem total liberdade para definir o preço do produto, sendo o lucro a diferença entre o valor cobrado ao cliente e o montante pago ao fornecedor.
No vídeo abaixo, você confere como fazer a integração do Drop Digital com o Shopify:
Viu como é simples? A melhor parte é que existem dezenas de produtos digitais prontos para serem vendidos na Shopify esperando por você. Comece agora mesmo a usar o Drop Digital.