Lembretes de pagamento automáticos são uma solução simples e eficaz para evitar a inadimplência de clientes na loja virtual. Segundo dados do Ibevar/Fia, mais de 6% dos clientes deixam de pagar compras no e-commerce, problema que pode afetar negativamente as finanças do negócio.

Para reduzir esse problema, usar uma automação de lembretes de pagamentos é essencial. Neste artigo, você vai entender a importância dos lembretes de pagamento, ver dicas de como criá-los e conhecer a melhor ferramenta para essa função. Boa leitura!

Importância dos lembretes de pagamento

Evitar inadimplência

A inadimplência acontece quando alguém deixa de cumprir uma obrigação financeira dentro da data de vencimento. Ou seja, é a falta de pagamento de uma dívida.

A taxa de inadimplência no e-commerce brasileiro chega a 6,22%, segundo dados do Ibevar/Fia, um percentual considerado alto quando comparado com outros países como os Estados Unidos, onde a média de inadimplência é de 2,5%.

Existem diversos motivos que levam o consumidor à inadimplência, como a situação econômica do país, endividamento e até mesmo falta de organização financeira. Enviar lembretes de pagamentos automáticos pode fazer com que esses números diminuam consideravelmente, garantindo a saúde financeira do negócio.

Leia também: 3 dicas para evitar a inadimplência no e-commerce

Manter o fluxo de caixa da loja virtual

Para manter uma loja virtual funcionando plenamente, existem custos. Custos estes que vão desde a compra dos produtos com fornecedores, gerenciamento da loja até estratégias de marketing e divulgação.

Por isso, é importante manter um fluxo de caixa saudável. Pagamentos em dia são fundamentais para manter o equilíbrio financeiro da empresa. Atrasos podem causar desorganização, dificultando o planejamento e a execução de investimentos ou despesas operacionais.

Leia também: Pagamento recorrente: o que é e vantagens

Melhor experiência do cliente

Por fim, os lembretes de pagamento ajudam a melhorar a experiência do cliente. Embora pareça intuitivo, já que ninguém gosta de ser cobrado, o envio automático de lembretes de pagamento demonstra profissionalismo da empresa, além de evitar problemas financeiros para o próprio cliente.

Saiba mais: 6 formas de humanizar a experiência do cliente

Dicas para criar lembretes de pagamento

Já entendemos que o envio de lembretes de pagamento é essencial para manter a saúde do negócio. Neste tópico trouxemos algumas dicas de como criá-los para que sejam realmente eficazes.

Seja claro e objetivo

A principal função de um lembrete de pagamento é justamente lembrar o cliente de concluir a transação. Por isso, uma mensagem simples e clara é o suficiente para cumprir essa finalidade. Inclua:

  • Nome do cliente (para personalizar a comunicação);
  • Valor devido;
  • Data de vencimento;
  • Link ou instruções para realizar o pagamento.

Evite mensagens longas ou confusas, pois isso pode gerar dúvidas e atrasos.

Personalize as mensagens

Uma abordagem personalizada faz com que o cliente se sinta valorizado. Use o nome do cliente e, se possível, informações relacionadas ao produto ou serviço contratado. Além de tornar o lembrete mais amigável, isso demonstra profissionalismo e atenção aos detalhes.

Envie o lembre em momentos estratégicos

Escolher os momentos ideais para enviar os lembretes de pagamento é muito importante para sua eficácia. Enviar mais de um lembrete em momentos distintos pode trazer mais resultados. Observe o exemplo abaixo:

  • Primeiro lembrete: Enviado de 3 a 5 dias antes do vencimento.
  • Segundo lembrete: No dia do vencimento, como um lembrete final.
  • Lembrete de atraso: Caso o pagamento não tenha sido realizado, envie uma mensagem amigável após 1 ou 2 dias do vencimento.

Utilize um tom amigável e profissional

Evite soar agressivo ou autoritário. Um lembrete educado e amigável aumenta as chances de o cliente agir prontamente. Por exemplo:

  • Mensagem positiva: “Olá, [Nome]! Lembramos que o pagamento referente a [Produto/Serviço] vence em [Data]. Caso precise de ajuda, estamos à disposição!”

Facilite ao máximo o processo para o cliente. Se possível, insira links que direcionem diretamente para a página de pagamento ou códigos QR para transferências. Quanto mais prático for o processo, maior a chance de o cliente quitar a dívida rapidamente.

Lembretes de pagamento automáticos com SAK

O SAK  é a ferramenta para recuperação automática de carrinhos e boletos com a maior taxa de conversão do mercado.  Ao usá-lo na loja virtual, ele acompanha todos os pedidos e envia mensagens de recuperação para clientes que abandonaram as compras e lembretes de pagamento para aqueles que escolheram usar boletos ou pix.

Veja como converter boleto na sua loja usando mensagem automática com o SAK:

Além de aumentar as conversões de compras pagas com boletos e pix, a loja virtual recebe os seguintes benefícios com o SAK:

  • recuperação automática de carrinhos abandonados;
  • envio de mensagens automáticas para nutrição de leads;
  • criação de formulários para captação de leads;
  • criação de FAQ;
  • sistema de atendimento ao cliente com equipes remotas;
  • e muito mais.

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