Esse assunto foi um dos temas levantados durante o evento da Estoque Infinito, que contou com a participação dos maiores experts de dropshipping do Brasil. Se você não participou, hoje vamos trazer com exclusividade tudo o que você precisa saber para evitar as devoluções de produtos na sua loja virtual.
Uma venda concluída é sempre um momento de vitória e a última coisa que o lojista deseja passar é a devolução dos produtos vendidos. Muitas vezes o orçamento mensal já foi finalizado e precisa ser reaberto por conta de produtos que voltaram ao estoque. Além da perda financeira, isso gera trabalho dobrado e possivelmente a perda do cliente que devolveu os produtos.
Para evitar esse problema, é importante se preparar e tomar algumas medidas preventivas. A devolução nem sempre significa que foi um erro da loja, mas ainda assim é importante se preparar para ter o menor número possível de trocas e devoluções. Confira algumas ações que você pode adotar na sua loja virtual dropshipping:
Suporte
Crie meios para que o usuário do site entre em contato com você em caso de dúvidas. Ele pode fazer isso antes ou durante a compra e entender melhor se determinado produto é realmente o que ele espera. Você pode oferecer um bom suporte com chatbot, email, números de telefone para ligação e o mais prático com um botão de mensagem direta para o Whatsapp. É importante que uma pessoa específica tenha a responsabilidade de responder às perguntas do suporte para garantir um atendimento rápido e de qualidade.
Tire imagens reais
Boas imagens fazem total diferença na hora de vender um produto, mas além do visual, as imagens precisam demonstrar o que o produto realmente é e o que ele entrega. Jamais coloque fotos que não sejam do produto ou que demonstrem algo que ele não é, por exemplo, colocando fotos que aparentam um produto muito maior do que o tamanho real. Isso pode acabar com a reputação da sua loja e com a confiança que o consumidor tem em você.
Descreva os produtos
Invista em boas descrições dos produtos. Coloque todas as dimensões, materiais de que são feitos, funcionalidades, informações sobre como usar, para que serve, como não deve ser usado, contra indicações e muito mais. Quanto mais informações você colocar, melhor e assim as chances de o cliente comprar e devolver diminuem muito. Se possível, coloque também um faq com as principais dúvidas
Busque feedbacks
A melhor forma de evitar as devoluções é entender as necessidades, dúvidas e visão do consumidor. Para isso, ofereça meios para que o cliente envie feedbacks e sugestões, colha as informações e aplique as mudanças que forem necessárias.
Escolha bem o fornecedor
No modelo de loja virtual dropshipping duas etapas essenciais ficam sob responsabilidade do fornecedor: a qualidade e a entrega dos produtos. Se uma dessas duas coisas deixar a desejar, é a sua loja que ficará com má reputação. Por isso, é muito importante escolher fornecedores de confiança que garantam uma entrega qualificada e produtos bons.