Você já usa o e-mail para fechar mais vendas na sua loja virtual? O e-mail não morreu. Todos os dias são enviados 8,32 bilhões de e-mails somente no Brasil. Um dos meios de comunicação mais antigos da internet segue ativo e ter uma newsletter pode ser uma excelente ferramenta para aumentar as vendas da sua loja virtual.
Durante a pandemia 77% das empresas viram o engajamento dos clientes via e-mail aumentar e neste artigo você vai ver como utilizar a ferramenta para fortalecer a sua marca e converter possíveis clientes em clientes por meio da Newsletter.
O que é uma newsletter?
A newsletter, também conhecida como boletim informativo, é uma forma de criar um relacionamento mais próximo com clientes e potenciais clientes por meio de conteúdos enviados periodicamente ao e-mail.
Apesar disso, newsletter não é a mesma coisa que e-mail marketing. Enquanto a primeira busca informar, criar um estreitamento do relacionamento entre empresa e cliente e fortalecer a marca, o segundo é usado para atrair e converter novos clientes.
Em uma lista de newsletter o foco principal é a entrega de um conteúdo que agregue valor ao usuário. Por outro lado, é comum que em estratégias de e-mail marketing o lead receba ofertas e promoções na caixa de entrada.
Ambas as estratégias funcionam, cada uma com seu objetivo. Entretanto, se a sua intenção é divulgar ofertas e promoções, a nossa recomendação é que aposte no WhatsApp como meio de comunicação.
As taxas de abertura no aplicativo chegam a 70%, sendo que mais de 30% das pessoas abrem uma mensagem assim que recebem a notificação. Além disso, as pessoas respondem mais positivamente às ofertas enviadas pelo aplicativo de mensagens: 64% dos usuários do app afirmam que gostam de receber ofertas e promoções pela plataforma.
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Benefícios de ter uma Newsletter na sua loja online
Ter uma newsletter é uma forma mais barata de se comunicar com o público e aumentar o valor da marca, enquanto estabelece uma relação mais próxima.
Newsletter não é spam. As pessoas que se cadastraram para receber os e-mails, fizeram por realmente ter interesse em receber o seu conteúdo. Sendo assim, as taxas de abertura do e-mail são bem maiores e elas estão receptivas ao que você tem a dizer.
Isso significa que o público da newsletter está mais aquecido, logo, é muito mais fácil ter bons resultados ao oferecer produtos da loja.
Outra vantagem de possuir uma newsletter no seu e-commerce é o aumento de tráfego do site. Escrever textos que direcionam o leitor à sua loja atrai mais visitantes, e mais visitantes significa mais conversão.
Contudo, o seu site deve estar preparado para receber mais visitantes, do contrário as chances de gerar desejo de compra são baixas. Portanto, ter descrições de produtos interessantes e um layout agradável é fundamental.
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Uma alternativa às redes sociais
As redes sociais são uma excelente forma de divulgar o seu negócio. Criar conteúdos que atraiam e engajem os possíveis clientes traz sim bons resultados.
O que estamos dizendo aqui, é que a Newsletter tem um nível de pessoalidade um pouco maior ao cliente.
Usando o e-mail como um canal de comunicação as chances do possível cliente receber a mensagem é muito maior que em outras redes. Isso porque você não depende do algoritmo e performance da publicação para que ela seja distribuída.
Como escolher quais conteúdos produzir na newsletter?
O primeiro passo para produzir conteúdo de forma eficiente é definir qual é seu objetivo. Embora o Marketing de Conteúdo tenha como objetivo final a conversão de leads em clientes, nem sempre é interessante finalizar o texto com uma oferta.
Antes, é preciso aquecer o lead e aumentar o interesse dele pelos seus serviços. Para isso, observe as etapas do funil de vendas e monte estratégias que levam o potencial cliente do topo ao fundo do funil.
Organize sua lista de contatos
Alguns pequenos ajustes nas configurações da sua lista de e-mails tornarão as mensagens muito mais assertivas. Evite enviar o mesmo -mail para toda a sua base de contatos, ao contrário, prefira fazer algumas segmentações, como:
- Homem ou mulher
- Interesses baseados em faixa etária
- Cliente ou não-cliente
- Conteúdos informativos e ofertas
Escolha os assuntos que são de interesse do seu público. Por exemplo, uma loja que vende produtos de tecnologia pode compartilhar novidades e lançamentos da área; o que grandes especialistas dizem sobre o lançamento x ou y; como escolher o melhor computador para jogos etc.
Criando esse relacionamento, a sua loja virtual vai se manter presente na mente do possível cliente enquanto entrega um conteúdo que ele quer ver. Assim, as chances dele escolher comprar de você são maiores. Nesse caso, é válido integrar produtos e ofertas personalizadas ao conteúdo.
Veja como outras lojas virtuais produzem a newsletter
Estudar o que outras marcas estão fazendo no mercado é uma maneira de se manter atualizado, testar o que funciona e melhorar no seu negócio aquilo que não funciona.
Para ter acesso aos e-mails dos concorrentes, se cadastre na lista deles e estude atentamente como o texto foi construído, qual estratégia foi usada e qual é o objetivo da mensagem (atração, nutrição do lead ou venda). Não se prenda somente aos negócios do mesmo segmento. Buscar referência em outros nichos pode abrir a sua mente e te dar ótimas ideias.
No site Milled é possível acessar e-mails que grandes marcas do mundo enviam para sua lista (a plataforma é em inglês). Normalmente, as maiores marcas têm uma equipe de marketing maior e com profissionais bem qualificados. Estudar os textos dessas empresas tornará a sua escrita mais profissional.
Checklist para criar uma newsletter para loja virtual
Defina bem o objetivo e os assuntos
Como dito anteriormente, estando os objetivos da Newsletter claros e definidos, as chances dos e-mails agradarem a base e se converterem em vendas são bem maiores.
Seja original
Quando o seu texto é apenas mais do mesmo, a sua loja virtual não é memorável. É provável que alguns minutos após a leitura o lead nem lembre mais do que você escreveu e é apenas uma questão de tempo até que as suas mensagens sejam completamente ignoradas.
Ter uma escrita mais dinâmica e interessante, com conteúdos únicos e exclusivos é o que vai tornar a sua marca mais forte e manter o interesse vivo.
Cuidado com as palavras que usa
Algumas palavras quando utilizadas mandam o seu e-mail direto para a caixa de spam e o assinante da newsletter sequer vai saber que tem conteúdo novo. Veja aqui 15 termos e palavras para evitar usar nos seus e-mails.
Faça muitos testes
Ter uma newsletter de sucesso não acontece da noite para o dia. Os resultados podem levar um tempo até começarem a aparecer e, nem todas as ideias funcionarão.
O importante é testar para ver o que funciona. Quais títulos chamam mais atenção, se as pessoas mandam feedbacks positivos, se estão clicando nos links. Analise tudo isso e ajuste sempre que necessário.
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