As métricas de marketing são indicadores usados para medir os resultados das campanhas e ações usadas dentro dos canais de marketing.
Existem aquelas que medem o número de visitantes, o volume de vendas, entre outras possibilidades, ajudando a identificar o impacto das estratégias nos resultados finais do negócio.
Gestores e empreendedores precisam conhecer quais são as métricas mais importantes para uma empresa, mas mesmo que isso pareça óbvio, quando se trata de métricas de marketing, as informações ficam confusas.
Isso porque muitas organizações acreditam que se trata apenas da quantidade de pessoas que seguem os perfis de uma empresa nas redes sociais, mas não sabem dizer o retorno trazido pelas ações com as pais trabalham.
Mas quando se trata de marketing digital, o fato é que existem muitas métricas de vaidade que não colaboram com a geração de oportunidades. No entanto, existem métricas que mostram se as estratégias contribuem ou não com os resultados do negócio.
Gestores e empreendedores precisam saber quais são essas métricas, por isso este artigo vai mostrar a importância delas, quais são seus benefícios e explicar como aplicá-las no marketing.
Importância das métricas de marketing
Métricas de marketing são indicadores importantes que ajudam a medir os resultados das estratégias na internet, além de explicar sobre o comportamento do público e como definir ações para as campanhas digitais.
É importante considerá-las porque é com base nos dados trazidos por elas que a empresa vai elaborar seus planos, estratégias e ações.
É algo fundamental para mensurar o sucesso ou fracasso da campanha, além de permitirem o acompanhamento do desempenho do time e nortearem as próximas etapas do planejamento.
Um fabricante de perfil para teto drywall vai usar os indicadores para ter acesso a diversas informações sobre a maneira como as ações são desempenhadas pelas marcas.
É imprescindível saber usar as métricas individualmente, mas o cruzamento de dados traz insights precisos para implementar estratégias no futuro.
A verdade é que existem muitos números e análises que pode ficar difícil compreender a relação entre elas e sua importância. Mas a partir do momento em que o negócio compreende como elas funcionam no marketing digital, as coisas ficam mais fáceis.
Elas devem ser analisadas durante todas as etapas do planejamento, e não apenas quando uma campanha começa ou termina. No entanto, esse trabalho pode ser muito difícil para a rotina das agências de marketing digital.
Contudo, a visão é imprescindível para prevenir resultados insatisfatórios, além de ter acesso a informações que vão embasar as novas estratégias.
Para uma escola que oferece dança de salão para iniciantes, as métricas são importantes para analisar dados demográficos e comportamentais dos usuários, além de acompanhar pontos positivos e negativos nas campanhas.
Elas também servem para identificar o retorno sobre os investimentos de maneira segura, além de mensurar a performance das campanhas e o retorno por parte do público.
Benefícios das métricas de marketing
As métricas de marketing trazem muitos benefícios para os negócios, independentemente de seu segmento de atuação, e entre os que mais se destacam estão:
- Compreender o comportamento do consumidor;
- Medir os resultados das ações;
- Otimizar os investimentos;
- Alcançar os objetivos do negócio.
Uma das maiores vantagens das métricas de marketing é a possibilidade de compreender melhor o comportamento do consumidor. Isso porque elas ajudam a mensurar os resultados das ações realizadas pela empresa.
Por causa disso, a organização consegue compreender o tipo de linguagem que gera mais resultados para o público, anúncios que despertam o interesse das pessoas e até mesmo as cores dos botões de CTA, que são chamadas para ação, que geram conversões.
O negócio consegue compreender formatos de anúncios e conteúdos que fazem sentido, os canais que o público utiliza e quais são os produtos que geram mais vendas.
Para um restaurante que oferece café da manhã para empresa, essas informações ajudam a ter mais conhecimento de mercado, além de trabalhar de maneira otimizada e bem estruturada nas próximas estratégias.
Outra vantagem é que elas ajudam a medir os resultados das ações, com isso, fica mais fácil saber o que está trazendo resultados e o que pode ser retirado do planejamento.
Ter essa informação em mãos é crucial para trabalhar os próximos passos de uma estratégia. Além do mais, outro benefício notável é a otimização dos investimentos.
Em outras palavras, a organização consegue otimizar a verba e coloca ainda mais esforços em ações que realmente trazem resultados palpáveis.
O marketing digital é de grande ajuda para as organizações que sabem como aproveitar o que ele tem a oferecer. Isso porque o marketing da internet precisa ser visto como uma forma de conhecer cada vez mais o público.
Sem falar no fato de que uma clínica veterinária para roedores poderá trabalhar com números reais. Porém, para obter todas essas vantagens, é necessário saber aplicar as métricas do marketing.
Como aplicar as métricas de marketing
Existem diversas métricas de marketing que precisam ser usadas pelas empresas, e dentre elas estão:
Custo de aquisição de cliente (CAC)
Para manter a saúde financeira do negócio, é essencial saber o quanto ele está gastando para conquistar clientes novos, e a métrica relacionada a isso é o custo de aquisição de clientes.
A marca deve incluir todas as despesas necessárias para atrair os consumidores, como investimentos em mídia, salários de vendedores e equipe de marketing e despesas com campanhas.
Para fazer esse cálculo, o gestor deve somar as despesas e investimentos em marketing e vendas, pegar o resultado e dividir pelo número de novos clientes em determinado período.
A fórmula usada é a seguinte: CAC = custo total de aquisição de clientes / total de clientes novos.
Ao fazer esse cálculo, uma confecção de jaqueta bomber personalizada saberá os custos para atrair clientes e poderá potencializar a estratégia, reduzindo as despesas envolvidas.
Ticket médio
Ticket médio é uma estratégia usada para identificar o valor gasto individualmente pelos clientes que fizeram uma compra.
Para calcular, a organização utiliza a seguinte fórmula: ticket médio = receita do mês / número de clientes que fizeram compras no período
Por meio desse cálculo, é possível entender um pouco mais sobre o faturamento da marca e o comportamento dos consumidores. No entanto, se o resultado estiver muito baixo, é possível implementar ações como up selling e cross selling.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é uma métrica muito importante porque ajuda a mensurar os resultados da estratégia Inbound Marketing.
Para calculá-la, primeiro uma empresa de instalação de sacada com vidro fumê precisa definir o objetivo da conversão, que pode ser gerar leads, fechar uma venda, fazer o download de material, entre outras possibilidades.
Depois de definir esses aspectos, a companhia deve usar a seguinte fórmula: taxa de conversão = (quantidade de conversões / audiência) * 100.
Se o resultado estiver muito baixo, é sinal de que a marca precisa rever algumas ações ou a estratégia que está sendo praticada.
Taxa de rejeição
Essa métrica está relacionada à quantidade de usuários que visitaram o site da empresa e saíram logo em seguida, sem realizar nenhum tipo de ação.
O objetivo desse cálculo é descobrir de que maneira manter os visitantes por mais tempo dentro da plataforma, fazendo com que as rejeições sejam baixas.
Um fabricante de tela de Macbook Pro deve usar a seguinte fórmula: taxa de rejeição = porcentagem de sessões únicas / todas as sessões feitas no site.
Se a taxa estiver alta dentro de algumas páginas, é necessário voltar a atenção para descobrir o que pode estar aumentando a rejeição e, para reverter a situação, é fundamental realizar alguns testes.
Tempo de vida do cliente (LTV)
LTV (Lifetime Vlue) é uma métrica que mostra a receita gerada pelos clientes durante o tempo em que permaneceram comprando com a empresa para, assim, indicar o potencial de lucro.
Para que uma confecção de touca de cozinheiro de tecido se mantenha saudável, seu LTV precisa ser maior do que o CAC. Além do mais, trata-se de um importante indicador de rentabilidade da organização que precisa ser acompanhado de perto.
O cálculo usado é o seguinte: LTV = ticket médio mensal * tempo médio de retenção de cada consumidor (em número de meses).
Essa métrica é indispensável para definir o orçamento máximo de marketing, planejar ações futuras, encontrar falhas que mostram os motivos de os leads desistirem das compras, entre outras informações valiosas.
Considerações finais
As métricas de marketing são fundamentais para que os investimentos compensem e tragam os resultados esperados pelo negócio.
Seguindo os cálculos mostrados ao longo deste conteúdo, vai se tornar muito mais fácil para a organização otimizar e potencializar seus investimentos e alcançar o que pretende.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.