Incentivar os clientes a fazerem avaliação dos produtos é algo que deve fazer parte da rotina do lojista. e da equipe de atendimento
Isso porque as avaliações são um fator determinante para o sucesso nas vendas. A maioria dos consumidores buscam a opinião de outros clientes no momento de decidir pela compra.
Além disso, as avaliações servem como um termômetro para os donos de loja virtual medirem o quanto o seu serviço está agradando aos clientes e o que deve ser melhorado.
Porém, quando não há incentivo, muitos clientes não deixam avaliações nos produtos após a compra. Nesse artigo vamos dar algumas dicas de como incentivar os clientes a deixarem as suas impressões.
A importância das avaliações
As avaliações dos produtos em uma loja virtual funcionam como um termômetro de qualidade tanto para o cliente quanto para o lojista.
Algumas pesquisas mostram que mais da metade dos consumidores buscam por avaliações antes de fazer uma compra.
Uma pesquisa realizada pela Bright Local revelou que 91% dos consumidores com idades entre 18 e 34 anos confiam tanto em avaliações de produtos quanto em recomendações pessoais.
Quando uma loja virtual demonstra que é bem avaliada e os clientes estão satisfeitos com o serviço, novos clientes se sentem mais seguros para comprar.
Por isso, ter avaliações nos produtos da loja virtual é muito importante para manter o fluxo de vendas.
Além disso, as provas sociais também podem gerar um senso de escassez e urgência em potenciais clientes.
Isso acontece pois quando percebem que outras pessoas estão aproveitando os benefícios do produto, pode surgir a pressão para também adquirir antes que esgote.
Outro ponto importante é que avaliações de produtos também podem influenciar o SEO de sua loja virtual.
Os mecanismos de busca, como o Google, levam em conta a qualidade das avaliações de produtos em seus algoritmos de classificação, o que pode impactar diretamente no posicionamento de sua loja nos resultados de pesquisa.
Portanto, incentivar seus clientes a deixarem avaliações de produtos é fundamental para aumentar a visibilidade de sua loja virtual, gerar confiança nos compradores e aumentar a conversão de vendas.
Como adicionar espaço para avaliações na loja virtual
Para o cliente deixar sua avaliação, é preciso primeiramente haver o espaço disponível. Para isso, faça a integração da loja virtual com o aplicativo Lily Reviews.
Lily Reviews é um aplicativo de avaliações, perguntas e respostas. Com o aplicativo, os clientes podem comentar suas impressões sobre o produto e adicionar fotos e vídeos às avaliações.
Além disso, com a função de perguntas e respostas o cliente pode comentar sua dúvida e o lojista responder publicamente.
Se a loja virtual tem poucas ou nenhuma avaliação, o lojista pode importar reviews de outros sites pelo app e exibi-las em seu site até conseguir as próprias avaliações, seguindo os passos desse texto.
Veja abaixo como adicionar o Lily Reviews na Nuvemshop:
Acesse o canal oficial da Empreender do Youtube para ter acesso aos tutoriais de todas as plataformas disponíveis.
Por que alguns consumidores não fazem a avaliação dos produtos
Segundo um estudo do Grupo Consumoteca, 51% dos consumidores escrevem resenhas sobre um produto quando se sente satisfeito com a compra.
Embora a maioria dos consumidores busquem avaliações na internet antes de adquirir um produto, é comum que muitos clientes não façam a avaliação, mesmo ficando satisfeitos com a experiência.
Um dos motivos para isso é que o consumidor simplesmente não vê a importância de deixar uma avaliação.
Outros podem se sentir inseguros em publicar seus comentários na internet e serem ignorados pelo lojista ou ter suas informações usadas de forma indevida.
Portanto, é importante criar um ambiente seguro e confiável para os clientes deixarem suas avaliações.
Por fim, alguns clientes podem simplesmente esquecer de fazer a avaliação ou não considerar que a sua opinião é relevante.
Nesses casos, é importante lembrar os clientes da importância de suas avaliações e mostrar como elas podem ajudar outros consumidores na tomada de decisão.
4 dicas para incentivar os clientes a deixarem avaliações
Agora que entendemos os possíveis motivos pelos quais os clientes não estão fazendo avaliações, é hora de pensar em estratégias para incentivar esse comportamento.
Faça o pós-venda
O pós-venda é a forma como a loja virtual vai conduzir o relacionamento com o cliente após a compra ser finalizada e o produto entregue.
Muitos lojistas não se atentam a essa etapa tão importante para a fidelização do cliente, mas isso é um erro.
Quando a loja virtual entra em contato alguns dias após a entrega, demonstra que se importa com a opinião do cliente e pergunta se ele tem alguma dúvida ou sugestão para fazer, o cliente se sente valorizado.
Portanto, ofereça o melhor atendimento que puder, ouça as opiniões do cliente com a mente aberta, anote o que for preciso e, ao final , faça o convite para ele avaliar a experiência.
Esse convite pode ser feito por e-mail ou WhatsApp.Veja no vídeo abaixo como configurar um e-mail automático pelo aplicativo Lily Reviews:
Leia também: Como gerenciar os status dos pedidos
Ofereça benefícios para incentivar a avaliação
Oferecer vantagens e benefícios é uma das melhores formas de impulsionar os clientes a tomarem uma ação.
Isso não significa forçar o cliente a comprar algo que ele não quer ou precisa, e vai se arrepender depois.
Essa técnica se baseia puramente no princípio da reciprocidade. O cliente sente que a loja virtual se importa com ele e está disposta a dar algo em troca para mantê-lo satisfeito. Naturalmente, ele sente vontade de retribuir.
Uma maneira de fazer isso é oferecendo benefícios como:
- Brindes
- Descontos na próxima compra
- Frete grátis
- Alguma oferta exclusiva
Porém é importante deixar claro que você está buscando a opinião sincera do cliente para melhorar ainda mais a entrega e não algum tipo de suborno para conseguir comentários positivos.
Veja como adicionar um cupom de frete grátis em troca a avaliação no Lily Reviews:
Utilize pop-ups para incentivar a avaliação
Ao identificar que um cliente que já fez uma compra está de volta a loja, programe um pop-up o convidando a avaliar o produto.
Ofereça algum benefício em troca da avaliação, como cupom de desconto ou frete grátis.
Use uma linguagem amigável, como “Olá, que bom que você voltou! Conte-nos o que achou da sua última compra. Adoraríamos saber como podemos melhorar. Ps: tem cupom de frete grátis exclusivo ao final.”
Inclua o convite para avaliação na embalagem
Essa estratégia funciona melhor para quem tem e-commerce com estoque e pode controlar as entregas dos pedidos. Porém, para quem faz dropshipping, em alguns casos é possível negociar com o fornecedor.
Quando os e-commerces passaram a se atentar a experiência do cliente e investir no unboxing experience, o envio de brindes e bilhetinhos se tornou mais popular.
A prática é agradável aos consumidores, que sentem que estão recebendo um presente e traz muitos resultados para a loja virtual com a fidelização de clientes e aumento das vendas.
Portanto, no momento de solicitar a avaliação ao cliente na entrega do produto, lembre-se de planejar uma experiência agradável ao cliente e garanta que o pedido é apenas um detalhe e não o objetivo principal.
Para isso, inclua um QR Code convidando o consumidor a avaliar, usando uma linguagem amigável e pertinente ao público-alvo.
É importante que sempre que uma marca ofereça algo ao cliente em troca de avaliação ou divulgação, o cliente senta que está sendo valorizado e que a sua opinião importa, não que o benefício seja apenas um pretexto para extrair algo dele em benefício do negócio.
Seguindo essas dicas, em pouco tempo os produtos da sua loja virtual estarão repletos de avaliações de clientes satisfeitos com o atendimento. Adicione o Lily Reviews na sua loja agora mesmo.