Gerenciar o status dos pedidos da loja virtual é um passo muito importante para o bom funcionamento do negócio. Para os clientes, ter as informações a respeito do status da sua compra passa mais segurança quanto ao pedido realizado.

Já para a loja, gerenciar os status dos pedidos é uma forma de alcançar maior eficiência operacional dos seus processos internos, controlar melhor o fluxo de entregas e melhorar o que for preciso.

Neste artigo, vamos explorar em detalhes como gerenciar os status dos pedidos em uma loja virtual e como isso pode ajudar a melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional da loja. 

Como funcionam os status dos pedidos

Os status dos pedidos são os diferentes estágios pelos quais um pedido passa, desde o momento em que é feito até a entrega ao cliente. 

Os diferentes status podem variar dependendo da loja virtual, mas aqui estão alguns exemplos comuns:

  1. Pedido recebido: o pedido foi recebido pela loja virtual e está sendo processado.
  2. Pagamento aprovado: o pagamento do pedido foi aprovado e a loja está preparando o envio.
  3. Em preparação: a loja está preparando o pedido para envio.
  4. Enviado: o pedido foi enviado e está a caminho do cliente.
  5. Entregue: o pedido foi entregue ao cliente.

É importante que a loja virtual forneça as informações sobre o status dos pedidos aos clientes por meio de canais de mensagens, como WhatsApp e e-mail, para que o cliente se sinta mais seguro com a loja virtual.

Por que é importante gerenciar os status dos pedidos

Gerenciar os status dos pedidos é fundamental para garantir a satisfação do cliente e o sucesso operacional da loja virtual. A seguir vamos ver alguns exemplos do por que fazer esse gerenciamento é tão importante.

Melhora a experiência do cliente

A experiência do cliente diz respeito a todo o contato que ele tem com a loja virtual, desde a navegação no site, até o pós-vendas depois que o pedido é entregue.

Naturalmente, o período entre o pedido do objeto e a chegada da encomenda faz parte da experiência do cliente e conduzi-lo da forma correta é muito importante para a satisfação do cliente.

Fornecer informações a respeito do status do pedido passa segurança ao cliente de que ele não será vítima de nenhum golpe, além de demonstrar transparência por parte da loja.

Outro benefício é que o cliente tem um parâmetro de quando o pedido será entregue e, assim, não se sente frustrado quando a encomenda demora alguns dias a mais para ser recebida.

Reduz o número de chamados de suporte ao cliente

A partir do momento em que um produto é postado na transportadora para ser entregue ao cliente, a loja virtual não tem mais controle sobre ele. Ainda assim, alguns problemas podem surgir no caminho e impactar a data de entrega da encomenda.

Nesses casos, é comum que o cliente recorra ao suporte da loja virtual em busca de informações a respeito do pacote, o que pode sobrecarregar o suporte. Como não há muito que a loja virtual possa fazer, o cliente pode se sentir bastante frustrado.

Quando o cliente tem acesso ao status do pedido, ele é informado em tempo real de tudo que está acontecendo com seu pacote e sabe quando ele será entregue.

Se o pedido for extraviado ele fica sabendo;

Se for furtado, ele fica sabendo;

Se chegou na cidade vizinha e depois foi enviado para um estado do outro lado do país, ele fica sabendo.

Com as informações claras, o cliente não precisa recorrer ao suporte para perguntar sobre o andamento do pedido e a loja virtual pode se concentrar em outras coisas.

Leia também: Como melhorar o atendimento online da sua loja virtual

Melhora a eficiência operacional

Quando a loja virtual sabe exatamente em que estágio do processo de preparação e envio de um pedido está, ela pode gerenciar melhor seus estoques e recursos. 

Isso ajuda a evitar atrasos na entrega e a garantir que o cliente receba seu pedido no prazo prometido.

Em casos de pedidos perdidos ou furtados, a loja virtual tem a possibilidade de agir o mais rápido possível. 

Além disso, a loja virtual consegue avaliar o serviço da transportadora contratada e, caso haja muitos problemas com frete e entregas, substituir a empresa prestadora do serviço.

Evita problemas de reputação

Quando a loja virtual consegue gerenciar os status dos pedidos adequadamente, ela evita prazos de entregas longos demais, atrasos, fretes muito caros, etc.

Além disso, consegue contornar melhor os possíveis problemas que possam surgir no processo. Dessa forma o cliente se sente mais satisfeito com a compra realizada.

Do contrário, quando existem muitos problemas e o cliente se sente insatisfeito com o serviço da loja virtual, a loja virtual pode ter sua reputação prejudicada e impactar negativamente nas vendas.

Como gerenciar os status dos pedidos em uma loja virtual

A melhor forma de gerenciar os status do pedido da loja virtual adequadamente, é fazendo a integração da loja com o Rasteio.net.

Com o Rastreio.net, o lojista pode gerenciar os status dos pedidos da loja como:

  1. Pagos
  2. Não pagos 
  3. Encaminhado
  4. Pago e aguardando envio
  5. Saiu para entrega
  6. Em trânsito
  7. Aguardando retirada
  8. Entregue
  9. Atrasados
  10. Retornado ao remetente, etc

O lojista consegue editar todas as mensagens que serão enviadas ao cliente informando sobre o status do pedido.

Além disso, o aplicativo fornece aos lojistas um ranking com as transportadoras com melhores fretes e prazos de entrega. Caso a transportadora da sua preferência não esteja integrada, é possível adicioná-la manualmente.

Como adicionar o Rastreio.net na loja virtual

No vídeo a seguir, você encontra o tutorial de como fazer a integração do Rastreio.net na loja virtual hospedada na Nuvemshop. 

Para editar as mensagens que serão enviadas aos clientes por SMS, e-mail e WhatsApp informando o status dos pedidos, siga o tutorial abaixo:

No canal oficial da Empreender no YouTube você encontra em uma playlist do Rastreio.net como fazer a integração do aplicativo com as outras plataformas de e-commerce disponíveis. Experimente o Rastreio.net gratuitamente.