Aumentar o valor do ticket médio é a melhor maneira de aumentar o faturamento da loja virtual sem precisar gastar rios de dinheiro com campanhas de marketing.
O valor do ticket médio é uma métrica importante para os lojistas acompanharem o desempenho da loja virtual. Por meio dele os donos de lojas virtuais conseguem saber quanto os clientes gastam nas compras.
Sabendo dessas informações, é possível tomar algumas medidas para incentivar os clientes a gastarem um pouco mais com apenas algumas ações simples.
Nesse artigo vamos falar o que é o ticket médio, por que aumentar o valor do ticket médio e dar algumas dicas de estratégias simples que podem ser aplicadas na loja virtual para aumentar o faturamento enquanto fideliza clientes.
O que é o ticket médio de uma loja virtual
O ticket médio representa quanto, em média, os clientes gastam em uma loja virtual. É uma métrica importante para medir o desempenho das estratégias de venda do negócio.
Para calcular o valor do ticket médio em um determinado período, deve-se calcular o faturamento total da loja nesse tempo e dividir pelo número de clientes que fizeram compras nesse mesmo período.
Por exemplo, imagine que uma loja virtual faturou R$50.000,00 (cinquenta mil reais) em fevereiro e fez vendas para 500 pessoas.
50.000 dividido por 500 é igual a 100. Logo, o valor do ticket médio em fevereiro foi de R$100,00 (cem reais).
Por que aumentar o valor do ticket médio
No exemplo fictício que usamos acima, podemos observar que a loja virtual tem boas taxas de conversão em vendas mas o valor do ticket médio ainda é baixo.
Imagine que essa mesma loja virtual tenha boas práticas de fidelização de clientes e grande parte desses consumidores voltassem a fazer compras com recorrência.
Agora imagine que ao invés de gastar R$100,00 esses clientes gastassem R$150,00. O faturamento da loja aumentaria de R$50.000 para R$75.000, com a mesma quantidade de clientes.
Portanto, aumentar o valor do ticket médio é aumentar o faturamento da loja virtual, sem a necessidade de converter novos clientes.
Claro que conquistar novos clientes é importante e desejado, mas não é a única forma de crescer o faturamento (ou a mais barata).
Existem algumas estratégias que podem ser usadas para aumentar o valor do ticket médio de uma loja virtual e é isso que veremos a seguir.
5 dicas para aumentar o valor do ticket médio de uma loja virtual
Agora que já sabemos a importância do valor do ticket médio para medir o desempenho da loja virtual e porque é vantajoso aumentar esse valor, vamos ver formas práticas de fazer isso.
Frete grátis a partir de determinado valor
Oferecer frete grátis a partir de um determinado valor em compras é uma forma de incentivar os clientes a gastarem um pouco mais pensando no custo benefício.
O valor do frete é um dos principais motivos que levam os consumidores a abandonarem o carrinho de compras no momento do pagamento.
Em alguns casos, dependendo da localização original do produto e do endereço de entrega, o valor do frete supera o valor da compra.
Sendo assim, quando a loja virtual oferece a possibilidade de frete grátis a partir de um determinado valor nas compras, o cliente entende que adquirir mais um produto que ele está interessado será vantajoso.
Se o valor do ticket médio da sua loja é R$150,00, por exemplo, você pode oferecer frete grátis em compras a partir de R$180,00.
Acúmulo de pontos
Em programas de acúmulo de pontos, o cliente recebe um produto como brinde após atingir uma pontuação específica.
Por exemplo, imagine que estamos falando de uma loja virtual de eletrodomésticos. Quando o cliente atinge a marca de 2.000 pontos ele recebe gratuitamente uma frigideira para ovos.
Os pontos são acumulados conforme o cliente faz suas compras no cartão de crédito. O valor da compra determina a quantidade de pontos recebidos.
Uma forma de incentivar ainda mais a compra é não oferecer muitos pontos para compras abaixo da meta de valor de ticket médio.
Ao final, o benefício do acúmulo de pontos faz com que comprar na loja virtual se torne praticamente um jogo para o cliente, e alcançar a pontuação necessária para receber o mimo se torna uma meta empolgante e divertida.
Dessa maneira, o cliente gasta mais algumas moedas nas compras e o valor do ticket médio da loja virtual aumenta.
Programa de fidelidade
Programas de fidelidade funcionam como uma forma de premiar os clientes que compram com recorrência na loja virtual, oferecendo algumas vantagens.
Algumas dessas vantagens incluem:
- Brindes exclusivos;
- Promoções exclusivas;
- Brindes nas compras;
- Ofertas exclusivas, etc.
Um programa de fidelidade é mais uma forma de incentivar os clientes a fazerem mais compras na loja virtual, gerando o sentimento de pertencimento por fazer parte de algo que é visto como exclusivo.
Expor esses benefícios para outros consumidores pode gerar o desejo de fazer parte do clubinho também, devido ao efeito FOMO (fear of missing out), ou o medo de ficar de fora, em português.
Ofereça produtos complementares para aumentar o valor do ticket médio
A estratégia de oferecer produtos complementares ao que o consumidor demonstrou interesse em adquirir é chamada cross selling, ou venda cruzada. Na prática, funciona assim:
Imagine que um cliente chegou até uma loja virtual de roupas print on demand. Ele se interessa por uma camiseta com a estampa de personagens de sua saga de heróis favorita.
Em algum lugar da página, a loja sugere que ele adquira também uma blusa de moletom ou um boné da mesma saga para combinar.
Esse consumidor já está na etapa que chamamos de “fundo de funil”. Ou seja, ele já está convencido a comprar na loja virtual e o produto é do seu interesse. Basta um pequeno incentivo para o cliente adicionar mais alguns itens ao carrinho.
Vale ressaltar que cross selling, ou venda cruzada, não se confunde com venda casada.
No cross selling, a loja virtual oferece um produto complementar ao cliente, mas a escolha de efetuar a compra é totalmente dele. Já na prática de venda casada, a compra de um segundo produto é exigida para a finalização da compra.
A prática é ilegal no Brasil e pode levar o lojista a prisão, como disserta o art. 39, I, do Código de Defesa do Consumidor.
Use estratégias de upselling para aumentar o valor do ticket médio
A estratégia de upselling é a prática de oferecer ao cliente um upgrade do produto que ele está interessado. Normalmente é feita de duas formas:
- O cliente é convencido que vale mais a pena investir em uma versão mais cara do produto que ele quer comprar, por exemplo, um notebook em uma mais recente;
- O cliente recebe algum benefício no próprio produto, adicionando alguns reais a mais. Um exemplo disso é a adição de calda de chocolate extra no sorvete, por apenas 1 real a mais.
Em ambos os casos, o cliente vai optar por gastar um valor a mais se sentir que vale a pena, e seus ganhos serão maiores que o preço investido.
A diferença entre cross selling e up selling é que no primeiro os produtos são complementares e, no segundo, trata-se de uma versão melhor.
Leia também: Como aplicar estratégias de cross selling e up selling no e-commerce
Essas foram as nossas dicas para aumentar o valor do ticket médio na sua loja virtual. Para receber mais conteúdos sobre empreendedorismo com e-commerce e dropshipping, siga acompanhando o nosso blog.