O setor do e-commerce é um terreno fértil para quem deseja começar a empreender na internet. Hoje, é possível vender produtos de praticamente qualquer nicho para pessoas em qualquer lugar do mundo.

Embora os clientes possam vir de qualquer lugar, a concorrência também está em qualquer lugar. Hoje, você disputa atenção não apenas com lojas vizinhas, mas com e-commerces em todo o mundo.

Por isso, se diferenciar e se mostrar a melhor opção para o cliente é mais urgente do que nunca. Em meio a tantas estratégias, uma das mais eficientes é a criação de programas de fidelidade.

Essa estratégia, além de manter a recorrência de compras, cria um senso de comunidade e exclusividade para aqueles que fazem parte. 

Neste artigo, vamos entender o que são programas de fidelidade, por que criar um para a sua loja, tipos de programas de fidelidade, como criar o seu e ver alguns exemplos de marcas famosas que já adotaram a estratégia. Boa leitura!

O que são programas de fidelidade de clientes

Quem vende produtos online no setor de e-commerce sabe que é um ambiente altamente competitivo.

Diferente de lojas locais que fidelizam clientes da região, no e-commerce a sua loja virtual está competindo com lojas do mundo inteiro. Ainda que sejam do mesmo nicho, cada loja tem suas próprias particularidades que atraem ou não os clientes.

Algumas lojas se diferenciam pela diversidade de opções de produtos, outras pela unboxing experience, etc. Mas buscar formas de se destacar é questão de sobrevivência.

Uma dessas formas são os programas de fidelidade. Programas de fidelidade são ações que recompensam os clientes por sua lealdade à loja virtual. Via de regra, oferecem algum tipo de benefícios pelas compras feitas com recorrência.

Por que criar programas de fidelidades de clientes

Todo produto existe para sanar uma demanda. Quando a geladeira surgiu, por exemplo, não era preciso muito para convencer as pessoas de que comprá-la era um bom negócio. Afinal, ela manteria a comida própria para consumo por mais tempo.

Com a popularização do produto, surge a concorrência. O desafio passa de “como convencer as pessoas a comprarem o produto” para o “por que elas devem comprar de mim”.

Se com uma competição local as coisas já ficam mais intensas e desafiadoras, com uma competição global tudo se torna mais difícil. Apenas atender a uma demanda específica já não é mais suficiente para fazer vendas. Não há espaço para amadorismo e estratégias que não funcionam.

Os programas de fidelidade são uma das estratégias que podem ser usadas para manter a recorrência de um cliente. 

Tipos de programas de fidelidade de clientes

Existem diversos tipos de programas de fidelidade para atender diferentes tipos de negócios. Alguns dos mais comuns incluem:

Assinatura de produtos

Produtos comprados com recorrência – como itens de higiene, produtos de alimentação, produtos para animais, etc –  são os mais comuns em programas de fidelidade de assinaturas.

Nesse tipo de programa de fidelidade, os clientes recebem periodicamente os produtos em casa sem precisar refazer a compra. O tempo entre uma entrega varia dependendo do tipo de produto e estratégia da loja virtual.

Geralmente, além da facilidade de receber os produtos sem refazer a compra o tempo inteiro, os clientes também recebem uma condição espacial, como desconto sobre o valor do produto ou frete grátis.

Leia também: Melhores nichos para criar um clube de assinatura

Acúmulo de pontos

O programa de fidelidade com acúmulo de pontos funciona da seguinte maneira: cada vez que os clientes compram algo na loja, eles recebem uma determinada quantidade de pontos.

A partir de certa pontuação, eles podem trocar por outros produtos ou descontos em compras futuras.

Uma das vantagens desse programa de fidelidade é que ele funciona como um jogo e incentiva os clientes a comprarem cada vez mais para atingir sua meta de pontos.

Condições especiais para assinantes

Outro tipo comum de programa de fidelidade é o que disponibiliza condições especiais para os assinantes. 

Por exemplo, quem aderir a esse programa de fidelidade paga um valor mensal e recebe frete grátis em todas as compras. 

Outras formas de oferecer condições especiais é fornecendo descontos e promoções exclusivas, brindes, ofertas, etc.

O importante é que nesse tipo de programa os clientes tenham acesso a vantagens que outros consumidores não têm e que compensam o valor.

Cashback de compras

Um programa de fidelidade com cashback é um tipo de programa de recompensas que oferece aos clientes uma porcentagem do valor gasto de volta em dinheiro. Esse dinheiro pode ser usado para compras futuras, transferido para uma conta bancária ou resgatado em outros benefícios, como produtos ou serviços.

O valor do cashback é calculado com base no valor total da compra e na porcentagem de cashback oferecida pelo programa. Por exemplo, se uma empresa oferece 5% de cashback e o cliente gasta R$100, ele receberá R$5 de volta.

O cashback pode ser acumulado e resgatado a qualquer momento, ou pode ser usado para compras futuras automaticamente.

Como criar programas de fidelidade de clientes

Agora que já entendemos o que são os programas de fidelidade e quais os principais tipos, vamos entender como criar o seu:

Defina seus objetivos: O que você espera alcançar com seu programa de fidelidade? Você quer aumentar as vendas? Reduzir o churn? Fidelizar os clientes? Definir seus objetivos o ajudará a criar um programa que seja eficaz.

Conheça seu público-alvo: Quais são os interesses e necessidades do seu público-alvo? Quais tipos de recompensas eles apreciariam? Conhecer seu público-alvo o ajudará a criar um programa que seja atraente para eles.

Escolha o tipo de programa certo: Como vimos, existem muitos tipos diferentes de programas de fidelidade. Escolha o tipo de programa que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu público-alvo.

Crie recompensas atraentes: As recompensas devem ser atraentes o suficiente para incentivar os clientes a participar do seu programa de fidelidade. Ofereça recompensas que sejam relevantes para o seu negócio e que seus clientes apreciem.

Faça com que seja fácil participar: O processo de inscrição deve ser simples e intuitivo. Faça algo que os clientes possam se inscrever e começar a ganhar recompensas rapidamente. Se o programa for pago, os valores não devem ser exorbitantes.

Faça uma Landing Page explicativa onde todas as informações sobre o programa de fidelidade estão detalhadas e, ao final, os clientes podem se inscrever rapidamente.

Comunique-se com seus membros: Mantenha seus membros informados sobre seu programa de fidelidade. Envie e-mails, mensagens de whatsapp ou notificações push para informá-los sobre novas recompensas, eventos e promoções. 

O WhatsApp é melhor canal de comunicação com os clientes pois tem uma taxa de entrega de 100% e uma taxa de abertura maior de 70%. Isso ajuda a manter os participantes engajados. Use o SAK para otimizar a comunicação;

Exemplos de marcas que usam programas de fidelidade

Amazon Prime

O Amazon Prime é um programa de fidelidade pago que oferece aos membros frete grátis para dois dias em milhões de itens, acesso a conteúdo de streaming, como Prime Video e Prime Music, e outros benefícios.

Leia também: Estratégias de marketing usadas pela Amazon

Nubank Rewards

O Nubank Rewards é um programa de fidelidade pago que oferece aos membros pontos por cada dólar gasto em compras com o cartão de crédito Nubank. Os pontos podem ser resgatados por descontos em dinheiro na fatura do cartão.

NikePlus

O NikePlus é um programa de fidelidade gratuito que oferece aos membros acesso a benefícios exclusivos, como descontos em produtos, acesso antecipado a novos produtos e eventos, e treinamento personalizado.

Clube O Boticário

O Clube O Boticário é um programa de fidelidade gratuito da rede de lojas O Boticário. Os membros do Clube acumulam pontos por cada compra realizada nas lojas físicas ou no e-commerce da marca. Os pontos podem ser resgatados por descontos em produtos, brindes, experiências exclusivas e muito mais.

Os pontos são acumulados de acordo com o valor da compra. A cada R$1,00 gasto, o cliente recebe 1 ponto. Os pontos podem ser acumulados por tempo ilimitado.

Neste texto você viu algumas formas de criar um programa de fidelidade no seu e-commerce e garantir a recorrência de clientes todos os meses. A Empreender tem soluções 360º para deixar a sua loja virtual mais atraente e funcional. Conheça nossos aplicativos.