Se você tem uma loja virtual na Loja Integrada, já deve ter se deparado com o desafio de lidar com carrinhos abandonados. Essa é uma situação comum no comércio eletrônico, mas pode causar prejuízos significativos para o seu negócio.
Felizmente, existem estratégias eficazes que podem ajudar a recuperar carrinhos abandonados e aumentar suas vendas.
Neste texto, vamos compartilhar dicas valiosas para ajudá-lo a recuperar carrinhos abandonados na Loja Integrada e melhorar a conversão em sua loja virtual.
O que são carrinhos abandonados
O abandono de carrinhos acontece quando o cliente entra na loja virtual, seleciona os produtos que deseja comprar e, no momento do pagamento, desiste da compra.
Esse é um problema comum e recorrente no e-commerce. Segundo algumas pesquisas, as taxas de abandono de carrinhos em lojas virtuais ultrapassam 70%. Isso significa que, a cada 10 pessoas que mostrarem interesse pelos seus produtos, 7 vão desistir da compra.
Por que os clientes abandonam o carrinho
Existem muitos motivos que levam o cliente a abandonar o carrinho, mas os principais são:
Frete muito caro
De acordo com um levantamento realizado pela Opinion Box, 66% das pessoas abandonam o carrinho porque o frete é mais caro que o esperado.
Em alguns casos, as taxas de entrega superam o valor do próprio produto. Dessa maneira, o cliente entende que não vale a pena investir na loja virtual e busca outras opções.
Falta de segurança no site
Aproximadamente 20% dos carrinhos abandonados são motivados pela falta de segurança que o consumidor sente na loja virtual.
Afinal, ninguém quer comprar um produto pela internet e correr o risco de nunca recebê-lo em casa, ou ter seus dados vazados.
Passar confiança e credibilidade para os clientes na loja virtual deve ser prioridade dos lojistas.
Nesse texto, listamos algumas ações que o lojista pode tomar na loja virtual para passar segurança para os consumidores.
Não ter os meios de pagamento que o cliente gostaria
Para 17% dos participantes do levantamento feito pela Opinion Box, não ter os meios de pagamento que o cliente gostaria é motivo para abandono de carrinho.
De acordo com uma pesquisa do SPC Brasil, 79% dos consumidores costumam parcelar as compras no cartão de crédito.
Isso significa que oferecer esse modelo de pagamento é uma das formas de evitar o abandono de carrinhos.
Existem outros métodos de pagamento que podem ser utilizados pela loja virtual, como pix, boleto bancário e cartão de débito.
Problemas com o site
Problemas no site, como carregamento lento da página, falta de informações claras ou responsividade ruim para mobile também são fatores que contribuem para o abandono de carrinhos.
Para evitar esses problemas é importante investir em boas plataformas de e-commerce e se certificar de passar todas as informações importantes para o cliente de forma adequada.
Como recuperar carrinhos abandonados na Loja Integrada
Embora existam algumas pesquisas que demonstram motivos globais do porquê os consumidores abandonam o carrinho, cada loja virtual terá suas próprias especificações.
Esses dados servem para dar direcionamento de possíveis motivos e o que pode ser feito a respeito, mas é fundamental que o lojista acompanhe as próprias métricas.
Nesse artigo você encontra o passo a passo de como descobrir o número de carrinhos abandonados na sua loja na Loja Integrada.
A seguir vamos dar algumas dicas de como recuperar carrinhos abandonados na Loja Integrada.
Tenha avaliações na sua loja virtual
As avaliações nos produtos são uma das maneiras que o consumidor tem de descobrir se a loja oferece um serviço satisfatório para os clientes.
Atualmente, mais da metade dos consumidores buscam por avaliações antes de finalizar uma compra e, o nível de exigência dos clientes está ficando cada vez maior.
Não ter avaliações, ou ter avaliações que parecem falsas, pode fazer com que a loja virtual perca algumas vendas.
Portanto, sempre que fizer uma venda busque incentivar o cliente a deixar avaliações pelos meios de comunicação da loja.
Caso o produto seja novo e ainda não tenha nenhuma avaliação, é possível importar reviews de outros sites com o mesmo produto, usando o Lily Reviews. Veja como fazer a integração:
Nesse texto você encontra como importar avaliações e comentários para a sua loja virtual.
Ofereça incentivos para a compra
Uma maneira de evitar o abandono de carrinhos é oferecendo benefícios para o cliente finalizar a compra. Alguns exemplos de incentivos são:
Descontos: Oferecer um desconto para os clientes que deixaram itens no carrinho pode ser um incentivo muito eficaz para encorajá-los a finalizar a compra. Você pode oferecer um desconto percentual ou um valor fixo, dependendo da sua estratégia de precificação.
Frete grátis: Como o valor do frete é o principal fator que motiva o abandono de carrinhos, oferecer frete grátis pode ser um grande incentivo para os clientes finalizarem a compra.
Brindes: Oferecer brindes para os clientes que finalizarem a compra pode ser uma forma de incentivar a compra. Esses brindes podem ser amostras grátis, produtos complementares ou qualquer outro item que tenha relação com a compra.
É importante escolher incentivos que sejam relevantes para o seu público-alvo e que estejam alinhados com a estratégia de precificação da sua empresa. Além disso, é preciso comunicar esses incentivos de forma clara e destacada na página do carrinho de compras para que os clientes saibam que estão disponíveis.
Leia também: 5 formas de aumentar o valor do ticket médio da loja virtual
Use o WhatsApp para recuperar carrinhos abandonados na Loja Integrada
O WhatsApp é o melhor canal de comunicação para fazer a recuperação ativa de carrinhos abandonados.
A rede de mensagens possui a maior taxa de abertura de mensagens, ultrapassando 70%, e a maior taxa de cliques nos links , superior a 20%.
O SAK é a melhor ferramenta para enviar mensagens automáticas aos clientes, após um tempo determinado pelo próprio lojista, convidando para finalizar a compra.
veja no vídeo abaixo como fazer a integração do SAK com a Loja Integrada;
Nas mensagens de WhatsApp a loja virtual pode conversar diretamente com o cliente para entender quais fatores o fizeram desistir da compra e usar algumas estratégias para reverter o problema.
Seguindo as dicas acima e usando o SAK, é possível contornar o problema do carrinho abandonado na Loja Integrada. Experimente o SAK gratuitamente agora mesmo.