Comunicar o reajuste de preços dos produtos aos clientes pode ser uma tarefa um tanto complicada para donos de e-commerces e dropshippers. Isso porque a novidade pode desagradar parte da clientela. Porém, é necessário.
Sabemos que o medo de perder os clientes é real, mas a boa notícia é que existem formas menos desagradáveis de fazer esse comunicado, diminuindo o impacto nos clientes.
Nesse artigo vamos falar sobre como identificar o momento certo de fazer o reajuste de preços dos produtos, como comunicar aos clientes e, ao final, apresentar algumas soluções para diminuir o impacto. Boa leitura!
Identificando o momento adequado para o reajuste de preços
O reajuste de preços de produtos e serviços é uma prática comum nos negócios. Existem diversos fatores que impactam nessa alteração, como variação de mercado, inflação, oferta e demanda, aumento de custos da loja virtual, etc. Porém, o reajuste não deve ser feito de forma aleatória.
Antes de aumentar os preços dos produtos é importante identificar o momento certo. Para isso, siga as dicas a seguir.
Faça a gestão financeira do negócio
Com exceção de ONGs e empresas sem fins lucrativos, qualquer negócio tem como objetivo final a geração de lucro. Porém, manter um negócio exige custos fixos.
Em um e-commerce com estoque, é preciso arcar com compras dos produtos, gestão de estoque, logística, campanhas de marketing, funcionários de atendimento, etc.
Quando o faturamento do e-commerce não é suficiente para arcar com todos esses custos, talvez seja o momento de reavaliar a tabela de preços dos produtos.
No dropshipping, apesar de não ser necessário arcar com o estoque e logística de entregas, todos os outros custos estão presentes.
Análise da concorrência
A tabela de preços de lojas virtuais do mesmo segmento nem sempre será a mesma. Fatores como Branding, autoridade, velocidade de entrega e atendimento no geral, permitem que determinadas lojas cobrem mais caro que outras.
Porém, a diferença não é tão brusca de uma loja para outra. Portanto, estar atento aos preços praticados pela concorrência é fundamental para se manter dentro da média e não cobrar caro ou barato demais.
Aumento da demanda da loja virtual
Pode acontecer de em determinado momento a sua marca se tornar popular entre o público e, com isso, a demanda pelos produtos aumente.
Quando isso acontece, o número de pedidos se torna maior que a sua capacidade de atender e os estoques acabam rapidamente. Esse é um momento bastante propício para fazer o reajuste de preços dos produtos.
Comunicando o reajuste de preços
Comunicar aos clientes desse reajuste nem sempre é fácil, mas é essencial para evitar surpresas desagradáveis. Separamos algumas dicas de como fazer isso de forma clara e amigável.
Seja transparente e amigável
Ao comunicar aos clientes sobre o reajuste de preços, seja transparente quanto às motivações da loja virtual. Use uma linguagem amigável e demonstre que se importa com a qualidade do atendimento ao cliente.
Use o Whatsapp para comunicar
Existem diversos canais de comunicação que podem ser utilizados para falar com os clientes, porém o WhatsApp é o mais eficaz. O aplicativo traz uma proximidade maior da loja virtual com o cliente. Além disso, possui as maiores taxas de abertura, o que significa que a mensagem atingirá a maioria dos clientes.
Comunique com antecedência
Evite pegar os clientes de surpresa. Alterar os preços sem um aviso prévio ou comunicar em cima da hora pode tornar a experiência do cliente desagradável, causando insatisfação com a loja. Portanto, comunique sobre as mudanças algumas semanas antes de aplicá-las.
Estratégias para minimizar o impacto do reajuste de preços
O reajuste de preços da loja virtual pode ser uma novidade bastante desagradável para alguns clientes. Contudo, é possível oferecer algumas soluções para diminuir os impactos do aumento, como:
Programas de fidelidade: clientes inscritos em programas de fidelidade têm acesso a alguns benefícios exclusivos, como descontos e brindes. Existem alguns tipos de programas de fidelidade, como assinaturas, cashback, etc.
Pontuação de compras: alguns negócios adotam a estratégia de pontuação dos clientes. Nessa estratégia, quando o cliente gasta determinado valor na loja, ele recebe alguns pontos. Ao atingir uma pontuação específica, ele pode trocar por algum produto ou conseguir descontos. Essa é uma forma de fidelizar clientes e estimular compras na loja virtual.
Manter o excelente atendimento: o atendimento ao cliente é parte fundamental do sucesso do negócio. Embora os preços dos produtos tenham impacto na decisão dos clientes, algumas pesquisas indicam que os clientes aceitam pagar 20% mais para receberem um bom atendimento. Infelizmente, muitos negócios ainda negligenciam essa parte tão básica. Porém, essa é uma oportunidade de se diferenciar da concorrência.
Essas são algumas dicas para identificar o momento certo de fazer o reajuste de preços dos produtos da sua loja virtual e como comunicar aos clientes de maneira eficaz. Para receber mais dicas de empreendedorismo e lojas virtuais, contnue acompanhando o blog.