Pensar em branding para o e-commerce nada mais é do que trabalhar na gestão da sua marca na web.

Isso inclui criar estratégias para tornar seu negócio mais conhecido, mais desejável e plantar suas sementes na mente e no coração dos consumidores. Parece simples, mas não é.

O processo é complexo e vai desde o design até as ações de marketing da empresa.

No e-commerce, a imagem da marca é de fundamental importância para as lojas que desejam obter resultados cada vez mais importantes.

Leia o texto a seguir para entender o que é branding, quais estratégias estão alinhadas a ele e quais benefícios você pode esperar. 

Afinal, mesmo que não seja simples, não é uma ação impossível e o conhecimento permite criar ações mais qualificadas e facilmente, com o tempo.

O que é branding?

O termo é um resumo de todas as práticas, ferramentas e meios que uma empresa utiliza para se tornar mais conhecida. A forma mais comum de identificar branding é falar “gestão de marca”.

Trata-se de tratar a imagem como um ativo e criar os mesmos processos de análise, monitoramento e execução para ela, como em qualquer etapa da gestão de uma empresa.

O objetivo final do branding é sempre aliar as estratégias de marketing, comunicação e vendas para fortalecer a imagem da empresa e fixá-la no imaginário do consumidor.

Assim, é mais fácil tornar sua marca única no mercado, diferenciando-a de seus concorrentes.

Quais são as estratégias de branding?

Neste artigo, vamos entender como construir uma marca forte para sua loja virtual e se diferenciar da concorrência.

Nos tópicos a seguir vamos orientá-lo em algumas etapas que você pode seguir para fazer branding para o e-commerce, acompanhe.

Comece pelo básico

Poucas marcas investem cedo e com certa frequência em uma estratégia de branding.

Na verdade, muitas vezes é um pensamento tardio, depois que algum sucesso foi alcançado por meio de outras técnicas de marketing.

Antes de mergulhar em algumas estratégias de branding, é fundamental conhecer melhor o próprio negócio.

Um ótimo começo é reunir sua equipe e fazer um brainstorming para ver se sua marca é realmente notável.

Compartilhe sua história

Como humanos, achamos mais fácil lembrar e nos conectar emocionalmente com os outros por meio de histórias – do que por qualquer outro meio.

Assim, você precisa contar a história da sua marca de uma forma que crie confiança com seus clientes em potencial e transmita emoções para que você seja lembrado.

Tenha uma promessa de marca

Os clientes precisam entender a promessa de sua marca. Associe-se a projetos (ou crie o seu próprio) para ajudar no desenvolvimento da sociedade.

As pessoas se juntarão à luta se encontrarem uma visão que corresponda à sua visão.

Aqui, encontre algo em que você realmente acredita, ou esses ideais desaparecerão com o tempo.

Quais são os benefícios do branding?

Antes de mais nada, é preciso lembrar que sem um bom projeto de branding não é possível fazer com que todos os membros da equipe trabalhem de forma integrada e visando um objetivo comum.

Afinal, é a partir do branding que nos tornamos a “voz única” da empresa, capaz de potencializá-la nas mais diversas situações e criar identificação com a causa e valores.

Além disso, há diversas vantagens proporcionadas pela estratégia. Saiba como o branding pode beneficiar o seu negócio lendo os tópicos abaixo.

Diferencia a marca da concorrência

Por meio do branding, uma marca alcança uma expressão única em todos os ambientes nos quais passa.

Independentemente do ponto de contato de um consumidor com sua marca, ele deve ser capaz de entender os valores que sustentam aquele produto ou serviço que o diferencia dos demais concorrentes.

Pense nisso: sua marca tem uma “voz própria” hoje? E como funciona a sua “voz” na sua estratégia de marketing digital e nas plataformas usadas?

Garante mais valor comercial

Marcas bem construídas acabam se tornando importantes ativos de negócios de longo prazo, muitas vezes valorizados acima dos aspectos tangíveis.

Inclusive, às vezes se tem a impressão de que a estratégia é um privilégio reservado para grandes operações.

Contudo, as PMEs (pequenas e médias empresas) também devem investir em branding para garantir que seu negócio seja valorizado e reconhecido dentro de seu nicho.

Atrai mais clientes qualificados

Um sistema de branding eficaz tem um impacto direto nos resultados de vendas da empresa.

De fato, os consumidores tendem a apreciar e até mesmo pagar mais por um produto ou serviço com uma marca na qual acreditam por trás, com uma identidade visual bem desenhada e que corresponda efetivamente aos temas do produto ou serviço.

Lembre-se: o que importa no final é a percepção do cliente sobre sua marca!

Conclusão

Com um branding apropriado, as marcas podem falar de forma mais assertiva com os segmentos de público que realmente interessam.

Essa orientação, principal objetivo de um bom projeto de branding, facilita o trabalho em todas as áreas, principalmente no marketing, melhorando o posicionamento da marca de uma maneira geral.