Para garantir uma experiência de compra satisfatória, é essencial que os lojistas informem os clientes sobre o status de seus pedidos por meio do código de rastreio. No WooCommerce, isso pode ser feito de forma eficiente com a utilização do Rastreio.net, uma ferramenta que permite personalizar as atualizações de rastreamento, mensagens e status dos pedidos. 

Neste artigo, vamos explorar a importância do código de rastreio e como configurá-lo em sua loja WooCommerce para melhorar a comunicação com os clientes e reforçar a identidade da marca.

O que é o código de rastreio

O código de rastreio é uma sequência única dada a cada encomenda no momento do envio via correios ou transportadora. Esse código tem como função permitir que os consumidores e lojistas acompanhem o produto durante todo o trajeto.

A cada nova etapa de entrega os status dos pedidos são atualizados e, assim, os clientes ficam cientes de quando receberão o item no endereço selecionado, além de serem informados prontamente quando há algum problema, como perda de produto, roubo ou extravio.

Qual a importância de enviar código de rastreio

Embora os correios e transportadoras disponibilizem códigos de rastreio, o envio feito por parte da loja virtual é muito positivo em termos de experiência do cliente. Demonstra preocupação em manter o cliente informado sobre seu pedido, o que transmite mais segurança.

Segundo pesquisa da área, a dificuldade ou impossibilidade de rastrear uma encomenda pode levar o cliente a abandonar o carrinho de compras. Um dos principais motivos para isso é a falta de segurança que essa situação traz.

A falta de transparência no processo de entrega pode gerar desconfiança na loja e no serviço, fazendo com que o cliente prefira comprar em outro lugar. Ainda, sem informações sobre a entrega, o cliente não consegue se organizar para receber o produto, o que pode ser um problema para quem tem uma rotina corrida.

Sendo assim, além de ser benéfico para a imagem da loja virtual, ter o rastreio de encomendas é uma oportunidade de reforçar a identidade da marca. Isso porque quando a loja possui controle sobre a atualização dos status dos pedidos, ela pode personalizar como essas informações serão passadas para o cliente.

Por exemplo, se a sua loja virtual tem uma comunicação mais jovial e despojada, a atualização dos status dos pedidos podem acompanhar este estilo. Além de reforçar a marca, gera identificação com o cliente e quebra o padrão se diferenciando da concorrência.

Outro ponto importante é que ao ter controle sobre o rastreio de encomendas, os lojistas podem personalizar quais status serão enviados. Dessa forma, a loja transmite algo melhor que apenas:

  • pedido recebido;
  • pedido saiu para entrega;
  • pedido entregue. 

Quanto mais completo e pessoal for as suas mensagens, melhor. Mas este assunto será abordado nos próximos tópicos.

Como enviar código de rastreio no Woocommerce

Se você possui uma loja virtual na plataforma Woocommerce e deseja personalizar a experiência de rastreio de encomendas, então precisa conhecer o Rastreio.net.

O Rastreio.net é o aplicativo de rastreio de encomendas mais completo e eficaz que a sua loja virtual pode ter. Com ele, além de acompanhar todo o trajeto da encomenda é possível:

  • personalizar os status dos pedidos;
  • personalizar mensagens para o cliente;
  • criar status personalizados;
  • acompanhar os prazos das transportadoras;
  • selecionar as transportadoras mais bem avaliadas e muito mais.

Para utilizá-lo na loja virtual hospedada na Woocommerce, basta fazer a integração entre as duas plataformas, seguindo os seguintes passos:

Feito isso, a sua loja está pronta para ter o rastreio de encomendas completamente personalizado.

Personalize os status dos pedidos

Tendo total controle das atualizações de trajeto do produto com o rastreio.net, o lojista tem a possibilidade de personalizar como essas atualizações serão enviadas para o cliente.

Por padrão, as transportadoras costumam enviar algo como “Pedido postado”, por exemplo. Porém, o lojista consegue atualizar essa mensagem para algo que tenha a ver com o seu tom de voz.

Se a loja for mais jovem e com uma comunicação amigável, a mensagem poderia ser algo como “Já embalamos o seu produto e ele está a caminho”. Ou o que funcionar melhor.

Para fazer essa alteração é muito simples. Veja o passo a passo no vídeo abaixo:

Leia também: Gerenciar os status dos pedidos no Woocommerce

Adicione status genéricos

Além de personalizar os status dos pedidos para deixá-los a cara da sua loja, os lojistas que utilizam o rastreio.net podem adicionar status genéricos personalizados.

Como assim?

Em alguns casos, os pedidos não vão ter novas atualizações por alguns dias, principalmente entre a data de confirmação do pedido e a coleta pela transportadora. Isso é normal, mas pode gerar uma certa impaciência no consumidor.

Os status de pedidos genéricos servem para preencher essa lacuna, mantendo-o atualizado nos dias em que não há nenhuma mudança.

Os lojistas podem adicionar até cinco status genéricos, seguindo os passos abaixo:

Personalize as mensagens 

Todas as atualizações dos pacotes são enviadas automaticamente para os clientes via e-mail ou WhatsApp. Seguindo a mesma lógica dos status dos pedidos, essas mensagens podem ser personalizadas de acordo com a linguagem da loja virtual.

No tutorial a seguir você vê como fazer isso:

Enfim, se você tem uma loja virtual hospedada no Woocomerce, é dessa forma que você envia os códigos de rastreio e personaliza toda a experiência de entrega. Experimente o Rastreio.net gratuitamente.