Você já sentiu dificuldade na hora de escrever uma Landing Page? Escrever um texto que converta os visitantes do seu site em clientes pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas existe um passo a passo que pode ser seguido por qualquer pessoa, como uma receita de bolo, para criar uma estrutura de landing page matadora.

Nesse vídeo, Ana Tittara mostra o segredo para fazer uma landing page que converte. A seguir, nesse artigo você vai ver como escrever uma landing page matadora. Essa estrutura pode ser usada em qualquer produto, serviço ou até mesmo em lançamentos digitais. Basta adaptar ao seu nicho.

Elementos para a criação de uma Landing Page

Com o aplicativo Landing Page, não é necessário entender de programação ou web design para criar uma página de alta conversão. O app possui dezenas de templates prontos e funciona no modelo arrasta e solta. Tudo que você precisa fazer é inserir o texto e imagens desejadas. A seguir você verá quais os elementos necessários para uma estrutura de landing page matadora:

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para criar uma landing page matadora é definir quem é o público-alvo. Para que todas as próximas etapas funcionem, elas devem estar alinhadas com as dores e desejos do público certo. Por mais gostoso e docinho que um bolo de chocolate possa ser, acredite, você não quer oferecer para diabéticos.

As informações principais que você deve saber sobre o seu público são:

  • Quem é o público-alvo?
  • Qual problema esse produto ou serviço soluciona?
  • Como solucionar esse problema?
  • Quais os desejos desse público-alvo?

Copy para chamar atenção

Copy é toda a parte textual da sua Landing Page. O texto deve ser persuasivo e sempre direcionando o leitor a tomar uma ação. Por se tratar de uma página de vendas, a ação desejada é a compra.

Na primeira dobra a sua landing page está o título e o subtítulo. Você deve chamar atenção no título para gerar conexão com a pessoa que vai ler.

No título, aborde o problema que a pessoa está enfrentando, agrave um pouco esse problema no subtítulo para então, apresentar a solução com uma chamada para ação. 

Por exemplo, imagine que você tem uma loja virtual com foco em produtos de beleza feminina e vai criar uma landing page para a máscara capilar mais vendida. O rótulo dessa máscara promete fios mais macios e alinhados, além de acabar com o frizz.

A copy dessa página poderia ser:

Título: CONQUISTE O CABELO DOS SONHOS E DÊ ADEUS AO FRIZZ

Subtítulo: Ter um cabelo bonito, com brilho e saudável é o sonho da maioria das mulheres. Mas sem o produto certo, ter um cabelo macio e esvoaçante continuará sendo apenas um sonho e a realidade será os fios sempre presos em um coque para disfarçar os danos.

Para finalmente conquistar o cabelo dos sonhos compre agora a máscara Cabelos de Rainha

Insira o botão para compra 

Apresentação do produto

Na segunda dobra você deve fazer a apresentação do produto. Mostre para o público como o produto soluciona o problema dele. Você pode usar um vídeo, fotos ou um texto explicando detalhadamente como o produto vai funcionar.

Em seguida, insira novamente um botão com a chamada para ação.

Após a chamada para ação, faça um passo a passo de como o mecanismo funciona. O que torna o seu mecanismo único? Por que comprar o seu produto e não o de uma loja concorrente? Quais os diferenciais competitivos do produto tornam ele a melhor opção?

Faça uma oferta com ganho

Antes de realizar qualquer compra o pensamento principal na mente do cliente é: “O que eu ganho com isso?” Mostre ao cliente quais os benefícios de adquirir determinado produto. As pessoas não compram o produto, elas compram a transformação que aquele produto proporciona.

Utilize a técnica do Future Pacing (visualização do futuro)

A técnica do future pacing consiste em fazer o cliente se visualizar no futuro com o problema resolvido. Crie uma imagem na cabeça do cliente de como será a vida dele após adquirir o produto. Como ele vai se sentir? Como é viver uma vida sem se preocupar com aquela dor. Descreva essa nova realidade detalhadamente, da forma mais específica possível.

Adicione mais um botão com chamada para ação.

Use o gatilho da escassez

O gatilho mental da escassez é um dos impulsionadores de venda mais poderosos. A sensação de que estamos prestes a perder algo faz o ser humano agir imediatamente.

Está relacionado a um instinto de sobrevivência: a necessidade de garantir  itens básicos antes que eles acabem. 

Nos dias atuais com as facilidades na nossa sociedade não precisamos mais sair à caça em busca de mantimentos. Atualmente, produtos escassos remetem a algo positivo, luxuoso, exclusivo e desejável. Então, se o produto é escasso é preciso aproveitar logo para não ficar de fora.

Uma maneira de explorar a escassez é expondo que a oferta é limitada. Algumas formas de fazer isso são: 

  • mostrar a quantidade de estoque disponível;
  • notificar que outras pessoas também tem interesse naquele produto;
  • oferecer um benefício por tempo limitado, como um cupom promocional.

O ideal é que o cliente não saia da página sem fazer a compra. Usar um contador no topo da página ativa o senso de urgência, um atalho mental parecido com a escassez, porém mais associado ao tempo. 

Para ativar o contador, conheça o aplicativo Super Checkout da Nuvemshop.

Apresente as garantias

Uma pesquisa realizada pelo laboratório especializado em segurança digital da PSafe (dfndr lab) mostrou que 68% dos consumidores sentem medo de fazer compras online e mais da metade sempre busca as avaliações na página antes de realizar a compra. 

Essa mesma pesquisa mostrou que, somente no primeiro semestre de 2021, foram identificados mais de 31 milhões de golpes online. As garantias existem para trazer mais segurança ao consumidor de que a compra que ele está efetuando é segura.

Existem uma série de garantias para os consumidores estabelecidas pela lei por órgãos como Procon e Código de Defesa do Consumidor. Usá-las a seu favor gera mais confiança para o cliente na hora da oferta e é muito útil na hora de estreitar um relacionamento. 

Para produtos que são vendidos online, é garantido ao consumidor o direito ao arrependimento até 7 dias após a entrega. Deixe isso claro na sua Landing Page. Além de gerar mais confiança no cliente, essa garantia diminui significativamente o índice de carrinhos abandonados.

Exponha também os métodos de pagamento, como o cliente pode rastrear as compras, se existe frete grátis e quais os prazos de entrega. Ter uma equipe de atendimento pronta para sanar quaisquer dúvidas sempre à disposição do cliente também é essencial. 

Tenha uma sessão com as avaliações de clientes que já compraram o produto. Com o aplicativo Lily Review é possível adicionar avaliações com fotos, além de responder publicamente dúvidas dos clientes. 

Após as garantias, inclua mais um botão com uma chamada para ação.

Perguntas frequentes

Na última dobra da página coloque a sessão de principais dúvidas do cliente. O objetivo dessa seção da página é responder as perguntas que são mais frequentes e quebrar as últimas objeções do cliente.

Seguindo essa estrutura, a sua Landing Page será matadora. Você pode repetir esse passo a passo em quaisquer produtos ou serviços que desejar. Para isso copie sessões inteiras e faça as alterações no texto de acordo com o nicho.