Criar sua própria marca de roupas é o desejo de muitas pessoas, mas envolve alguns desafios criativos e estratégicos. O sucesso desse empreendimento depende da compreensão profunda do público-alvo, da definição de uma identidade única para a marca e da adoção de estratégias inteligentes para produção e divulgação. 

Neste artigo, exploraremos etapas cruciais, desde a identificação do público-alvo até a escolha de um nome significativo e a utilização de plataformas de e-commerce eficientes. Vamos entender as fases essenciais que transformarão sua marca de roupas em uma realidade comercial bem-sucedida.

Como criar a marca de roupas

Defina quem é o público-alvo

Quando falamos de roupas, estamos falando de algo muito pessoal e peculiar. As roupas que agradam uma pessoa tem a ver com seu estilo, ideias que acredita, rotina diária, etc.

Para muitos, a moda é uma forma de se expressar. Por isso, o primeiro passo para criar a sua marca de roupas é definir que é o seu público-alvo. Essa definição será o ponto de partida para todas as ações tomadas a partir de agora.

É importante ter em mente que a sua marca não vai agradar a todas as pessoas por uma série de motivos. O público-alvo bem definido torna as ações de marketing e divulgação mais acertadas.

Depois de definir que é o seu público-alvo, você deve definir quais peças farão parte do catálogo da sua marca de roupas.

Algumas marcas escolhem ter diversas peças, enquanto outras focam em poucas. Não é raro encontrar marcas que vendem apenas camisetas e todo seu diferencial está nas estampas.

Na Montink, por exemplo, é possível criar marcas que possuem:

  • Camisetas;
  • Blusas de moletom;
  • Bonés;
  • Eco bags;
  • Roupas para pet;
  • Canecas;
  • Regatas,
  • Peças infantis e muito mais.

Crie a identidade da sua marca

A identidade da sua marca é tudo aquilo que a torna única e diferente das demais. É o que fará com que o seu público-alvo se identifique com ela e seja um cliente fiel. Dentro da identidade da marca é preciso definir:

Posicionamento: quais ideias e bandeiras a sua marca defende. Isso pode incluir desde uma vida mais leve e desacelerada a bandeiras políticas mais explícitas;

Identidade visual: quais elementos gráficos compõem a sua marca (cores, formas, tipografia, estilo de imagens, etc). Eles devem aparecer em todos os pontos de comunicação com o cliente;

Personalidade: a personalidade da marca está totalmente ligada com os demais itens. Diz respeito à forma como ela se comunica em todos os seus canais, qual seu estilo, quais seus valores, etc. Serve para aproximar o público certo e afastar o errado.

Nome da marca

O próximo passo para criar a sua marca de roupas é definir o nome. O nome é uma das partes mais importantes na construção da marca e deve ser escolhido com muito cuidado.

Algumas dicas importantes para escolher o nome da sua marca de roupas incluem escolher um nome curto, que seja fácil de lembrar e com uma pronúncia fácil. Também é importante que o nome faça sentido para o seu público-alvo.

Com o nome escolhido, confira se ele está disponível e faça o registro. A sua marca só será de fato sua quando ela estiver registrada. Assim que possível, abra um CNPJ para a marca e separe completamente o que for da pessoa física e o que for da pessoa jurídica.

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Colocando a mão na massa

Com a marca desenvolvida, é a hora de começar a vender suas roupas. As vendas na internet podem ser feitas de diversas formas, como em redes sociais, marketplaces e sites próprios.

Para transmitir mais credibilidade e profissionalismo, o ideal é que aconteça em uma plataforma de e-commerce profissional.

Se você deseja vender em escala, precisará de um fornecedor para que a produção em maior demanda seja possível. A forma mais prática de começar a vender roupas online é adotando o print on demand.

Print on demand é a modalidade de vendas na qual o produto é produzido somente após o pedido do cliente. Ou seja, o cliente escolhe a roupa na sua loja virtual, faz o pedido, a roupa é produzida e enviada.

A Montink é a maior e melhor escolha nacional para esse processo. Além do vasto catálogo de peças, a empresa usa a tecnologia de impressão mais avançada do mercado e é a única que produz roupas em algodão pima.

Além disso, a Montink funciona na modalidade dropshipping e white label. Isso significa que você não precisa se preocupar com a entrega. Assim que o produto estiver pronto, ele é enviado diretamente para o cliente sem identificação de marca.

Fotos dos produtos

As fotos são um dos elementos fundamentais para as vendas do e-commerce, como mostra o estudo realizado em 2019 pelo E-commerce Quality Index (EQI).

Por se tratar de um ambiente online, os clientes não têm a possibilidade de avaliar a qualidade do produto como nas lojas físicas. Por isso, as imagens são um dos únicos elementos que eles possuem para observar o ícone.

É fundamental que a loja virtual apresente imagens do produto em diferentes ângulos e distâncias, possibilitando que os usuários vejam seus detalhes. Além disso, mostrar o produto em uso ajuda o cliente em potencial a ter um parâmetro de como é ter o produto em mãos.

Mas como nem sempre é possível fazer uma sessão de fotos do produto com modelos, por exemplo, você pode contar com a ferramenta de inteligência artificial Place it.

O site Place it cria mockups automaticamente com diversos modelos diferentes, sendo especialmente útil para lojas que vendem roupas ou outros materiais estampados.

Para usar a plataforma não é necessário nenhum conhecimento prévio em design gráfico. No site você consegue definir o tamanho e a posição dos elementos nas fotos. Feito isso, basta fazer o download e usar na sua loja virtual.

Divulgando a sua marca de roupas

Com a sua marca de roupas criada e a loja virtual pronta, chegou o momento de divulgar a sua marca para alcançar mais pessoas. Confira abaixo algumas dicas de divulgação:

Contrate influenciadores para divulgar – os influenciadores digitais tem o poder de movimentar o público e incentivar a compra de diversos produtos. A creator economy já é um mercado bilionário.

Encontre influenciadores que tenham valores e um público semelhantes ao da sua marca de roupas e ofereça uma parceria. No OVNI você encontra diversos influenciadores disponíveis para divulgação de forma rápida e simples. 

Incentive os consumidores a produzir conteúdo – O conteúdo produzido pelo usuário também tem ganhado força nas redes sociais. As pessoas querem saber o que de fato outros compradores acharam dos produtos para saber se compram ou não.

Por isso, incentive os clientes a fazerem fotos com os produtos, produzirem vídeos e trends. Forneça algum benefício para incentivar essa produção. Com o aplicativo Widget, as melhores postagens do Instagram e do Tik Tok podem ser exibidas na própria loja virtual.

Começar uma marca do zero pode parecer desafiador, mas também é muito recompensador. Hoje existem diversas ferramentas que otimizam todo o processo para você, como a Montink que produz as peças print on demand e os apps da Empreender que tornam a sua loja virtual mais eficiente. 

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