O mercado digital está em constante crescimento e é o canal mais usado por grande parte dos consumidores. Para quem tem uma loja física, digitalizar o negócio pode significar expansão e aumento de lucros. 

Se você está pensando em passar por esse processo, neste artigo trouxemos algumas dicas de como iniciar o seu negócio no mercado digital. Boa leitura!

Por que digitalizar seu negócio

Empreender no mundo físico nunca foi uma tarefa fácil. Existem muitos custos para ter e manter uma loja em um endereço físico, como aluguel, manutenção do espaço, despesas do dia a dia, compra de produtos, aquisição de clientes, etc.

Obviamente, os negócios locais são importantes e podem ser muito lucrativos. Mas digitalizar o seu negócio possui muitos benefícios. Vamos explicá-los a seguir.

Lojas puramente digitais também enfrentam problemas, é certo, porém que a internet facilitou muito a vida de quem deseja empreender. No mundo online existem diversas ferramentas que automatizam e facilitam diversos processos e serviços.  

Além disso, ao contrário do mundo físico, as lojas virtuais não funcionam apenas em horário comercial. A qualquer momento do dia um consumidor pode visitar o site e realizar uma compra.

Sem falar que as barreiras geográficas são infinitamente menores. Uma loja de bairro, provavelmente, atenderá somente as pessoas do bairro e de regiões vizinhas. Na internet é possível vender para pessoas de qualquer lugar do mundo.

Construindo sua presença digital

As redes sociais são a melhor e mais simples forma de começar a digitalizar o seu negócio. Criar um perfil atrativo é gratuito e tem possibilidade de alcançar um grande público.

De acordo com um levantamento da Opinion Box, 71% dos consumidores brasileiros usam as redes sociais para fazer compras. Além disso, 75% dos consumidores buscam produtos nas redes sociais.

O Instagram lidera o ranking de redes sociais mais populares para fazer compras online. De acordo com a pesquisa do Opinion Box, 57% dos usuários utilizam a rede nas compras, em segundo lugar está o Google Shopping com 46% e logo atrás estão WhatsApp e Facebook com 40% cada um.

As mulheres são o público que mais utiliza o Instagram para fazer compras, 62% é adepta à modalidade enquanto 52% do público masculino compra na rede. 

Saiba mais: Social Commerce: como vender mais usando as redes sociais

Divulgue produtos com landing pages

Landing pages, também conhecidas como páginas de destino, são páginas web criadas especificamente para uma campanha de marketing ou publicidade. O principal objetivo de uma landing page é converter visitantes em leads ou clientes, e por isso elas são otimizadas para ação específica.

Ao contrário de uma página inicial que pode ter vários objetivos, uma landing page tem um foco claro, como inscrever-se para um teste gratuito, baixar um e-book, se inscrever para um webinar, ou comprar um produto ou serviço.

O conteúdo de uma landing page é relevante para o anúncio ou link que levou o visitante até ela. Por exemplo, se o anúncio é sobre um produto específico, a landing page será focada nesse produto.

As landing pages normalmente têm um design limpo e simples, sem muitas distrações. Isso inclui minimizar a navegação para outras páginas do site, para manter o visitante focado na ação desejada.

Uma característica proeminente de uma landing page é uma chamada à ação (CTA) clara, como um botão ou formulário, incentivando os visitantes a realizar a ação desejada.

Leia também: Como criar uma estrutura de landing page matadora?

Plataformas de e-commerce

Nos primórdios da internet, para ter um site próprio era preciso construí-lo do zero, sozinho ou com a ajuda de um webdesigner. Por razões óbvias, isso não estava ao alcance de todos, afinal não é todo mundo que entende de códigos.

Mas isso mudou. Hoje, temos à nossa disposição diversas plataformas de e-commerce que permitem que qualquer pessoa coloque uma loja virtual profissional no ar.

Cada plataforma possui suas próprias características e particularidades, sendo que algumas possuem planos gratuitos. As mais completas fazem integração com os aplicativos da Empreender, que potencializam suas funcionalidades.

Algumas das principais plataformas de e-commerce para digitalizar um negócio físico são:

  • Shopify;
  • Nuvemshop;
  • Woocommerce;
  • Yampi,
  • Cartpanda;
  • Loja Integrada;
  • Wix e muito mais.

Leia também: 5 plataformas de e-commerce para fazer dropshipping

A importância das avaliações

Em negócios físicos, quando um cliente tem interesse em um produto ele pode manuseá-lo, conferir a qualidade de seu material, tamanho e se atende suas expectativas.

Na internet isso não acontece. As fotos e descrição são tudo o que o consumidor possui e nem sempre eles são fiéis ao produto. De alguma forma, comprar em uma loja virtual pela primeira vez exige um voto de confiança por parte do consumidor.

Por isso, as avaliações são tão importantes. Elas são a forma que os consumidores têm de atestar a qualidade dos produtos e confiabilidade da loja virtual por meio da opinião de outras pessoas.

Pesquisas mostram que mais de 90% dos consumidores buscam informações na internet antes de se tornarem clientes de uma empresa. Além disso, mais de 80% busca avaliações na página do produto no momento da compra.

Caso a loja não pareça confiável, o consumidor desiste da compra.

Por isso, ao digitalizar o seu negócio, para adicionar avaliações na sua loja virtual, faça a integração com o aplicativo Lily Reviews.

O Lily Reviews permite que os clientes adicionem comentários, fotos, vídeos e links do TikTok nas avaliações, além de poderem fazer perguntas ao lojista que serão respondidas publicamente.

Caso a sua loja virtual ainda não possua nenhuma avaliação, com o Lily Reviews é possível importar avaliações da Shopee diretamente para os seus produtos.

Atendimento ao cliente com WhatsApp

O atendimento ao cliente é um dos pilares fundamentais para o sucesso no mercado digital. Embora na maioria das vezes os clientes consigam passar por todo o processo de compras sozinho, estar a postos para atendê-lo quando solicitado é muito importante.

Antes, o atendimento excepcional era um diferencial que destacava uma empresa da concorrência. No entanto, essa dinâmica mudou. 

Ao digitalizar o negócio é preciso entender que os clientes têm fácil acesso a uma variedade de opções e informações sobre produtos e serviços. Isso significa que a qualidade do atendimento não é mais um “plus” que uma empresa pode oferecer, mas sim uma expectativa básica.

O SAK é a melhor ferramenta disponível no mercado para lojistas que desejam oferecer um atendimento completo aos clientes. Possui diversas funcionalidades úteis para melhorar as taxas de conversão e gerenciar as vendas da loja virtual.

Funcionalidades do SAK 

  • Resposta Automatizada e Personalizada: O SAK permite que você configure respostas automáticas para perguntas frequentes, agilizando o atendimento ao cliente. Além disso, você pode personalizar as respostas de acordo com as consultas específicas dos clientes.
  • Recuperação de Carrinhos Abandonados: O SAK ajuda a recuperar vendas perdidas, identificando carrinhos de compras abandonados e enviando lembretes automáticos aos clientes para incentivá-los a concluir a compra.
  • Monitoramento de Boletos Vencidos: O SAK rastreia e monitora os boletos próximos do vencimento e envia mensagens de lembretes diretamente para o WhatsApp do cliente. Isso ajuda a aumentar a conversão de pagamentos e reduzir a inadimplência.
  • Feedback e Avaliações: Por meio da integração com o Lily Reviews, o SAK permite que você colete feedback dos clientes e gere avaliações de produtos, ajudando a melhorar seus produtos e serviços com base nas opiniões dos consumidores.
  • Chat em Tempo Real: Ele oferece um sistema de chat em tempo real que permite que vários atendentes se conectem simultaneamente com os clientes, proporcionando um atendimento ágil.
  • Relatórios e Estatísticas: O aplicativo gera relatórios em tempo real, fornecendo insights sobre o desempenho de suas vendas e atendimento ao cliente.

Digitalizar um negócio físico pode parecer não ser uma tarefa fácil, e não é mesmo. Mas os benefícios de divulgar o seu negócio para muito mais pessoas faz tudo valer a pena.

E para te ajudar nessa caminhada você pode contar com os aplicativos da Empreender.  Assinando o Empreender Plus você recebe até 70% de desconto em todos os nossos produtos.