O Marketing de Influência já demonstrou que não é apenas uma tendência passageira e sim de uma das formas mais efetivas de fazer ações de marketing. Contratar um influenciador digital para divulgar os produtos da sua loja virtual pode ser um dos melhores investimentos para o fortalecimento de marca do seu negócio.

Porém, não é contratando qualquer influenciador que os resultados virão. Nesse artigo vamos falar sobre o que você deve observar no momento de escolher o influenciador digital ideal para fechar uma parceria.

O que observar para escolher o influenciador digital

Já falamos sobre como a divulgação de um influenciador digital pode ser poderosa e trazer ótimos resultados nas vendas da sua loja virtual, mas não basta contratar qualquer influenciador.

Para que uma campanha de marketing de influência tenha bons frutos é preciso observar algumas coisas tanto na sua loja virtual quanto no influenciador. Continue lendo para saber mais.

Quem é a sua persona

Uma boa campanha de marketing pode fazer um negócio faturar muito. Mas não se engane, ninguém vende qualquer coisa para qualquer pessoa por melhores que sejam as estratégias usadas.

As pessoas compram o que querem e o trabalho das campanhas de marketing é apenas facilitar a decisão da compra.

Toda loja, produto ou serviço tem um público-alvo e clientes em potencial para quem oferecer. Se a sua loja virtual vende aparelhos eletrônicos, nem a melhor campanha do mundo seria capaz de convencer alguém que não tem interesse no ramo a comprar de você.

Portanto, antes de escolher um influenciador digital para fazer a divulgação dos seus produtos, tenha muito bem estabelecido quem é a sua persona, quais seus interesses, quais problemas seus produtos resolvem, qual o gênero do público, qual a faixa etária.

Com essas informações em mãos é muito mais fácil criar ofertas que realmente fazem sentido para o público, e escolher um influenciador digital que possa alcançar essas pessoas.

Qual tom de voz da sua marca

Empresas, assim como pessoas, têm características próprias. A forma que a sua loja virtual se comunica nas redes sociais, no site e na forma de atender os clientes constitui o estilo de comunicação da sua marca.

O tom de voz diz respeito às palavras, valores e atitudes de uma marca. É como ela comunica a sua identidade para o público, no que acredita e o que defende. Definir um tom de voz é o que vai trazer alma para a sua loja virtual e ela não ser apenas mais uma entre tantas.

Algumas lojas são mais sérias e tradicionais, outras têm uma comunicação mais jovial e despojada. Essas características são determinantes na hora de atrair o público desejado.

O ideal é que o influenciador tenha um estilo de comunicação, valores e identidade parecidos com a marca para que o público alcançado seja o mesmo. Ser assertivo nessa hora é essencial para fortalecer o branding do seu e-commerce.

Avaliando o influenciador

Estima-se hoje que o número de digital influencers já supere o número de dentistas no país. São aproximadamente 500 mil com no mínimo 10 mil seguidores cada. Ou seja, o que não falta são opções de influenciadores dos mais diversos segmentos prontos para fazer campanhas de divulgação.

Mas nem todo influenciador, por mais popular que seja, vai ser o ideal para a sua loja virtual. Por isso, abaixo você vai ver o que avaliar no momento de escolher um influenciador digital.

Compare o público do influenciador digital com o da sua loja virtual

O público que acompanha um influenciador digital que fala sobre jogos, tecnologia e aparelhos eletrônicos não é o mesmo público que segue uma influenciadora que fale sobre a rotina na maternidade, por exemplo.

Então, quando for escolher com qual influenciador fechar uma parceria de divulgação, certifique-se de que o público que o acompanha nas redes sociais seja semelhante ao público que a sua loja virtual deseja atingir.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a faixa etária dos seguidores do influenciador. Alguns influenciadores podem possuir milhões de seguidores fiéis em suas redes sociais, mas ser um público infantil. Crianças não trabalham, então a menos que a comunicação do influenciador seja direcionada aos pais, dificilmente eles se tornarão seus clientes.

Observe o tom de voz do influenciador

Não basta o público-alvo ser semelhante, a forma de comunicação e valores defendidos também devem ser os mesmos. Uma loja online de roupas femininas pode ter como alvo mulheres com uma personalidade mais séria e contida. Nesse caso, uma influenciadora que tenha como principal público mulheres mais extrovertidas e despojadas, ainda que na mesma faixa etária, pode não ser a melhor opção. 

Avalie as métricas do perfil do influenciador

Possuir muitos seguidores não é sinônimo de fazer muitas vendas. Grande parte das pessoas estão mais preocupadas com números na internet do que com resultados reais e, por isso, a compra de seguidores é bastante comum. 

O principal problema disso é que esse influenciador não tem relevância alguma para o público e sua indicação não terá efeito. Então, para garantir que você está contratando um influenciador que traga resultados reais para a sua marca, peça para analisar as métricas do perfil, como:

  • Contas alcançadas;
  • Número de impressões;
  • Visualizações nos stories;
  • Interação de seguidores nas publicações.

O Instagram disponibiliza os dados acima para contas de criadores de conteúdo.

A forma mais rápida e eficaz para pequenos negócios encontrarem influenciadores digitais é por meio do aplicativo OVNI. Quando você cria uma campanha anunciando qual produto deseja divulgar, o aplicativo dá a opção de exibir informações importantes para a negociação como público-alvo, forma de divulgação, número de seguidores do influenciador, etc.

Dessa forma, é muito mais fácil encontrar influenciadores que estejam alinhados com os seus objetivos com a campanha. Então, basta seguir os passos acima para fazer a melhor escolha.

Leia também quais os tipos de influenciadores digitais que existem e qual o melhor para a sua loja virtual.