Landing Pages são ferramentas poderosas para vender produtos digitais. Diferente de uma página de produto comum, em uma landing page é possível adicionar uma série de elementos que tornarão o produto mais atrativo.

Além disso, em uma landing page é possível trabalhar todas as etapas do funil gradativamente, convencendo um consumidor que fazia parte do público frio a apertar o botão de compra ao fim da página.

Nesse artigo vamos dar algumas dicas de como escrever uma landing page para vender um produto digital.

O que é uma Landing Page

Landing Page em português pode ser definida como página de aterrissagem ou página de destino é uma página na web criada com um objetivo específico. É diferente da página inicial de um site com diversas páginas integradas entre si. 

Os tipos mais comuns de landing page no mercado digital são:

  • Páginas de captura de leads
  • Páginas de Obrigado
  • Páginas de Vendas

A página de captura tem o objetivo de recolher os dados do lead e em troca, entregar algum benefício como um material rico ou cupom de desconto em um site.

A página de obrigado serve para agradecer ao lead pela concessão de dados. Em lançamentos digitais, normalmente direciona o lead para um grupo no WhatsApp. Mas não é uma regra.

Já a página de vendas tem o intuito de fazer a oferta de um produto ou serviço, adicionando alguns elementos de persuasão como benefícios do produto, provas sociais e garantias para o cliente.

Como criar uma Landing page para vender um produto digital

No tutorial a seguir vamos ver como criar uma landing page com o objetivo de vender um produto digital, como e-book, cursos, ferramentas, softwares, etc.

Para criar uma Landing Page atraente e persuasiva não é necessário entender de programação ou técnicas avançadas de design. O aplicativo Landing Page entrega uma estrutura completa, editável pelo Canva e com modelo arrasta e solta.

No canal oficial do aplicativo Landing Page contém uma série de vídeos com tutoriais incríveis gratuitos de como personalizar a sua página.

A seguir vamos dar algumas dicas de como construir o texto da sua Landing Page:

Conheça o público-alvo do produto digital

Empreender nada mais é que encontrar soluções para algum problema que as pessoas enfrentam e oferecer essa solução.

Só é possível fazer isso sem saber quem são essas pessoas ou o que elas precisam.

O público-alvo, ou a persona, diz respeito a quem o empreendedor deseja atingir. Quando bem mapeado é possível saber exatamente o que essas pessoas precisam e desejam para fazer a melhor oferta.

Portanto, o primeiro passo para escrever uma Landing Page que converte é pesquisar o público-alvo. Descubra as respostas para as seguintes perguntas:

  • Quem é o público-alvo?
  • Qual problema esse produto ou serviço soluciona?
  • Como solucionar esse problema?
  • Quais os desejos desse público-alvo?

Escreva um título atraente e chamativo na Landing Page

O título é uma das partes mais importantes da Landing Page. É a primeira coisa que o cliente em potencial vai ver e a sua permanência na página depende do quanto a frase despertou seu interesse.

David Ogilvy, conhecido como pai da publicidade, afirma:

“Em média, há cinco vezes mais pessoas que leem os títulos que as que leem o corpo do texto. Quando escrever seu título, haverá gastado 80 centavos do seu dólar”.

A cada 10 pessoas que lerem o seu título, apenas 2 lerão o corpo do texto, portanto, é imprescindível que o título seja atraente o bastante para convencer mais pessoas a continuar a leitura.

Para fazer um bom título, foque nos elementos abaixo:

  • Foque na principal dor ou desejo do público-alvo;
  • Tenha uma promessa forte e clara;
  • Quebre o padrão;
  • Desperte emoções.

Seja persuasivo 

Persuasão é a habilidade de influenciar e convencer outras pessoas a aceitar uma ideia, ponto de vista ou comportamento.

Uma das principais habilidades de uma pessoa persuasiva é entender a perspectiva da outra pessoa, compreendendo suas necessidades, desejos e preocupações.

Um texto persuasivo se utiliza de técnicas de comunicação para criar conexão com o leitor, apresentar argumentos sólidos que comprovem aquela ideia e os convença a tomar uma ação. 

Transforme as características em benefícios

Transformar características em benefícios significa que ao invés de listar como o produto é, o texto vai focar no valor que ele gera.

Por exemplo, imagine que você está vendendo um e-book sobre “como criar anúncios impossíveis de serem ignorados para dropshipping”.

Ao invés de simplesmente dizer que o conteúdo é online, o texto vai reforçar que o cliente pode acessar de qualquer dispositivo, de qualquer parte do mundo com acesso à internet e a qualquer momento do dia.

Outro exemplo de como transformar características em benefícios, pensando em um software de edição de vídeos. Em vez de simplesmente destacar a capacidade de cortar, colar e adicionar efeitos, apresente como uma maneira fácil e rápida de criar conteúdo de qualidade profissional para influenciadores, criadores de conteúdo e empresas que desejam se destacar na internet.

Inclua depoimentos na página

Os depoimentos na página tem o objetivo de assegurar para possíveis clientes que a sua página é confiável e o produto tem qualidade, afinal outras pessoas compraram e aprovaram.

As provas sociais são um dos elementos mais importantes para fechar uma venda. Segundo pesquisas da Bia Kelsey, 97% dos consumidores leem reviews online sobre empresas antes de comprar. Já na apuração do Search Land, 72% dos clientes dizem que confiam mais em estabelecimentos com avaliações positivas. 

Além disso, 80% dos brasileiros levam em conta as avaliações de um produto antes de comprar.

Em seu treinamento de vendas, o consultor Cavett Robert afirma: “Como 95% das pessoas são imitadoras e apenas 5% iniciadoras, elas são mais persuadidas pelas ações dos outros do que por qualquer prova que possamos oferecer.”

Para incluir avaliações na landing page, faça o cadastro no Lily Reviews

O Lily é o melhor aplicativo de avaliações do mercado. Com ele, além de disponibilizar um espaço para que os clientes deixem suas impressões adicionando fotos e vídeos, é possível importar avaliações de outros sites, caso você ainda não tenha.

Para integrar o aplicativo com a Landing Page, siga o tutorial abaixo:

Use os gatilhos da urgência e escassez

Os gatilhos da urgência e escassez são duas ferramentas de persuasão muito poderosas que possuem o objetivo de fazer o lead agir rapidamente.

O gatilho da escassez é baseado na ideia de que as pessoas valorizam mais aquilo que é raro ou difícil de obter. Quando algo é percebido como escasso, as pessoas tendem a querer comprá-lo imediatamente para garantir que não perderão a oportunidade. Alguns exemplos de gatilhos de escassez incluem frases como “últimas unidades”, “por tempo limitado” ou “enquanto durarem os estoques”.

Já o gatilho da urgência é baseado na ideia de que as pessoas tendem a agir mais rapidamente quando há um senso de urgência ou de prazo limitado envolvido. Esse gatilho é frequentemente usado em promoções e ofertas especiais, incentivando as pessoas a comprar imediatamente para aproveitar o desconto ou oferta antes que ela expire. Alguns exemplos de gatilhos de urgência incluem frases como “apenas hoje”, “oferta relâmpago” ou “tempo limitado”.

Contudo, é importante usá-los com responsabilidade e preferencialmente, de forma real. Para obter melhores resultados ofereça algum benefício por tempo limitado como um bônus para os primeiros inscritos ou desconto por tempo limitado.

Use CTA objetivos e claros

CTA é a sigla para call to action em inglês, que significa chamar para ação.

O cta é o momento de dar o comando para que o lead tome alguma atitude. No caso da página de vendas, comprar o produto.

O cta pode estar disponível ao final de todas as dobras da página, considerando que os consumidores estarão em diferentes etapas do funil de vendas e nem todos precisarão ler a página inteira para se convencerem da compra. 

Otimize a landing page para SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em poruguês significa Sistema de Otimização de Buscas.

As estratégias de SEO servem para, com alguns ajustes nos elementos da página, posicioná-la nos primeiros resultados de busca.

Existem grandes chances de potenciais clientes estarem buscando pela solução que o seu produto digital oferece. Use os termos de busca na página para aumentar as chances da Landing Page do para o produto digital ser encontrada organicamente no Google.

Veja nesse artigo como otimizar as Heading Tags da Landing Page para posicioná-la melhor nos resultados de busca.

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