As estratégias de SEO são pequenos passos que, quando aplicados continuamente ao site, trarão excelentes resultados. O objetivo de uma estratégia de SEO é posicionar a página no topo dos resultados de pesquisas dos mecanismos de busca, principalmente o Google, o mais utilizado no mundo.

Ocupar as primeiras posições é uma maneira de atrair cliques orgânicos para o site, isso é, tornar o site mais encontrável sem a necessidade de investir em publicidade.

Existem muitos detalhes a serem observados quando pensamos em otimizar uma página. Nesse artigo, vamos falar sobre as heading tags e como melhorar a relevância da sua Landing Page utilizando a hierarquia textual.

O que é a hierarquia de informações na página?

Toda página possui uma hierarquia das informações ali contidas. Essa hierarquia é fundamental para demonstrar quais informações são mais importantes e quais são menos. A intenção é que aquelas informações que são mais fundamentais atraiam a atenção para si.

A hierarquia de informações aparece em diversos elementos, como tamanhos, cores, tipografias, peso da fonte, contraste etc. A forma como esses elementos são postos na página interfere diretamente para onde direcionamos o nosso olhar, uma vez que a hierarquia e informações dita o grau de importância.

A seguir veremos como usar a hierarquia textual na Landing Page.

Como melhorar a relevância da página no Google com as heading tags

Como dito anteriormente, uma estratégia completa de SEO inclui muitas variáveis. Para obter um bom resultado devemos estar atentos às palavras-chave no texto, otimização de imagens e vídeos, URL do site, intenção de busca de usuário. Tudo isso se complementa. A seguir explicaremos como utilizar as heading tags na sua estratégia de SEO.

O que são heading tags?

As heading tags são recursos de programação HTML e têm a função de destacar os títulos e subtítulos da página, proporcionando uma experiência mais agradável ao leitor. Servem para hierarquizar as informações do texto e auxiliam na indexação do conteúdo nos mecanismos de busca, por identificar quais tópicos são mais importantes.

Sua numeração vai do H1 até H6 em níveis de importância no texto, sendo a H1 a informação mais importante, normalmente, utilizada apenas uma vez no texto, para destacar o título.

Importância das heading tags para o SEO

As técnicas de SEO tem o intuito tanto de melhorar o ranqueamento da página nos mecanismos de busca quanto para otimizar a experiência do usuário. Os títulos e subtítulos são o primeiro lugar onde os buscadores tentarão identificar do que se trata o seu texto, por isso as boas práticas com a ferramenta são essenciais para que a página seja encontrada.

Para conferir se você precisa dar mais atenção ao SEO no seu e-commerce, leia este artigo.

Dicas para utilização das heading tags 

Por se tratar de códigos HTML, algumas pessoas, principalmente quem não tem afinidade com programação, pode achar que é um processo complicado. Mas usar as heading tags é bastante simples, não tem muito segredo. A seguir, vamos te dar algumas dicas de como usar corretamente os códigos para atingir melhores resultados. 

Use apenas um H1 por página

O H1 corresponde a informação mais importante da página, via de regra,é utilizado no título. Usar mais de um H1 pode confundir os mecanismos de busca e a sua página não terá o desempenho esperado.

Portanto, apenas um H1 por texto. Para demais divisões no texto, use das tags H2 em diante, sempre respeitando a hierarquia.

Atenção à ordem dos subtítulos

Diferente da H1, as demais heading tags podem ser utilizadas várias vezes no decorrer do texto. Mas é importante estar atento à ordem, para não prejudicar a experiência final.

Para isso, imagine que os códigos ficam “dentro um do outro”. Os tópicos principais devem receber a H2, os subtítulos dentro deles, H3 e assim sucessivamente. 

Para exemplificar, imagine que o esquema a seguir representa a Landing Page de um curso de dropshipping:

Título da página com promessa (h1)

Parágrafo complementando a promessa (h2)

   O que você vai aprender: (h2)

            Módulo 1 (h3)

            Módulo 2 (h3)

   Quem serão seus professores (h2)

            Professor 1 (h3)

            Professor 2 (h3)

   Sobre a escola (h2)

Use palavras-chave no título e subtítulos

As palavras-chave são fundamentais para uma boa indexação nos mecanismos de busca. Elas correspondem aos termos que os usuários digitam na barra de busca. Quanto mais o seu texto atender à expectativa do usuário, maiores são as chances de ocupar uma boa posição nos resultados de busca. 

Por isso, faça uma breve pesquisa sobre o que os usuários estão procurando no Google, quais são os termos utilizados e procure incluí-los na sua Landing Page. Tenha em mente que o principal objetivo do SEO é responder da melhor forma possível às buscas. 

Como usar as heading tags na Landing Page

O aplicativo Landing Page passou por uma nova atualização. Cada vez mais são integradas ferramentas para melhorar o ranqueamento da sua página nos mecanismos de busca.

Com essa nova atualização, agora é possível indicar o grau hierárquico do texto da H1 até a H6, de maneira muito simplificada.

Para indicar o nível hierárquico do texto na Landing Page, siga o passo a passo abaixo:

  • Selecione o texto desejado;
  • Clique em “Tipografia” na caixa que aparece à esquerda;
  • Clique na caixa com um “P” ao lado de tipografia;
  • Escolha a heading tag do texto.

Assista também ao tutorial no canal oficial da Landing Page:

Para receber mais tutoriais e atualizações do aplicativo Landing Page, acompanhe o canal oficial no YouTube.