Montar uma loja de roupas  é um grande sonho de todos aqueles que são interessados por moda. Se você gosta de empreender, essa  ideia é ideal para ganhar dinheiro.

Mas, você sabe como montar uma loja de roupa com pouco dinheiro?

Nesse post iremos te dar dica de como investir nesse sonho, sem precisar investir muito dinheiro, para começar o seu negócio dos sonhos.

DEFININDO O SEU PÚBLICO

Vamos começar pela parte mais importante (de qualquer segmento) – Para quem você está criando essa loja?

Todo investimento começa pela parte inicial, a definição do público, Afinal quem vai frequentar seu estabelecimento? Qual o tipo de peça você terá   seu estoque?

A hierarquia social é presente também no mundo da moda, se você pretende abrir uma loja de roupa “modinha” – Roupa de uso popular – está ciente de que lidará com um público maior, portanto que tem uma capacidade de investimento menor do que por exemplo, uma loja de roupa de alta costura… E o mais importante, a estrutura física de seu estabelecimento, precisa seguir essa ideia de mercadoria que está sendo oferecida, dentro da loja. Então, consequentemente o investimento será diferente, dependendo do que produto que está sendo oferecido.

É POSSÍVEL MONTAR UMA LOJA DE ROUPAS COM POUCO INVESTIMENTO?

Vamos começar pela questão que o trouxe até aqui… Pouco investimento para abrir uma loja de roupas: Sim. É possível.

Porém essa mesma questão depende do fator: o que é o pouco investimento para você? O quanto você está disposto a investir para abrir a sua loja de roupa?

Você terá que trabalhar na equação: marketing – para que seu pouco investimento se torne muito lucrativo e o seu lucro se torne um grande investimento.

E esse mesmo marketing deve ser considerado parte do investimento prioritário que você precisa para a sua empresa ir para frente.

  • Mercadoria.
  • Estrutura.
  • Marketing

QUAL O INVESTIMENTO PARA MONTAR UMA LOJA DE ROUPAS?

Lembra que falamos em definição de público-alvo na primeira etapa do artigo?

O valor do investimento será proporcional ao público que você quer atingir.

A estimativa é de 15 a 30 mil reais ( trabalhando com valores mínimos de investimento).

A ESCOLHA DO PONTO É IMPORTANTE

A escolha do ponto é extremamente importante para qualquer segmento… Mas, se tratando do segmento de moda a qual terá contato direto com seus clientes, isso pode decidir o seu sucesso ou não.

Você precisa escolher um ponto comercial que seja acessível e interessante e que ao mesmo tempo esteja dentro do investimento comercial.

No primeiro momento, tratando-se de economia pode ser mais viável considerar a locação do lugar ao invés de uma proposta de compra.

  • O lugar escolhido apresenta segurança para seu estabelecimento e para seus clientes?
  • Existe concorrentes próximos a você?
  • Tem estacionamento para seus clientes?

E o detalhe mais importante: Existe movimentação e fluxo de pessoas que fazem parte do seu público alvo perto?

O QUE PRECISA NA ESTRUTURA FÍSICA DE UMA LOJA DE ROUPAS?

Em uma loja física existem algumas coisas que são essenciais para a estrutura de seu estabelecimento, são elas:

Manequins – Geralmente utilizados em vitrines para expor alguma das peças destaque da loja e atrair visitantes do lado de fora a entrarem na loja.

Provadores  – Os provadores com cortinas ( costumam ser mais econômicas ) e espelho  (essenciais) – Para que seus clientes possam experimentar as peças que você tem a oferecer.

Vitrines – As vitrines são importantes para fazer a imagem da sua loja para aqueles que estão do lado de fora, portanto são indispensáveis.

Araras – Para colocar as suas roupas as roupas que estarão a vendas.

Cabides – Para organizar as roupas dentro da loja.

Prateleiras e armários – Também são essenciais para a organização interna da loja.

Balcão de atendimento – Para poder atender melhor o seu cliente.

Computadores – ( Opcional) Algumas lojas conseguem trabalhar bem, sem utilizar um computador, porém se for algo acessível para você é importante para te ajudar a controlar o fluxo de vendas.

VALE A PENA TRABALHAR COMO UMA LOJA VIRTUAL?

Com o avanço da tecnologia tem se tornado cada vez mais frequente as pessoas optarem por fazerem suas compras pela internet.

Desde segmentos mais simples a segmentos mais complexos. E claro… Com o avanço dessa necessidade por lojas online, aumentou também a quantidade de pessoas desenvolvendo lojas virtuais para oferecer seu serviço online, aí surge uma questão interessante: Se abrir uma loja no seu bairro a sua maior concorrência são os vizinhos do mesmo segmento, abrir uma loja online é ter todos os outros segmentos concorrendo com você. No final… Vale ou não a pena, investir e começar o seu marketing através de uma loja virtual.

A palavra-chave é a mesma: Marketing. Se você vai precisar desenvolver um bom serviço de marketing para fazer a sua loja física crescer, investir em uma loja física vai querer investimento em marketing digital. Por que afinal de contas… Não terá sentido nenhum você desenvolver sua loja online e ela ser mais uma das milhões que existem na internet, sem posicionamento e alcance, ela será apenas mais uma e você terá todo investimento perdido.

A partir do momento do que você começar a desenvolver o marketing digital de sua loja e ela se começar a se destacar… Isso sim, fará a total diferença.

Uma pesquisa realizada em 2017, mostra que uma loja de roupa online, vende 67%  a mais do que uma loja física, principalmente porque através do segmento online você pode oferecer certas vantagens ao seu cliente, como por exemplo… Parcelamento da sua compra em até 10 vezes no cartão de crédito, algo que sabemos que é extremamente complicado em uma loja física.

Então se você quer trabalhar como loja de roupa online coloque na ponta da caneta o investimento que terá que fazer com marketing digital.  

TER APENAS UMA LOJA VIRTUAL – SOLUÇÃO ALTERNATIVA

Considerando que no caso anterior você terá que investir em marketing digital… Apenas o investimento no mercado online: é o suficiente?

A resposta depende. Se você não tem uma loja física, o investimento que terá que fazer na internet terá que ser bem maior, afinal todo o seu lucro virá de clientes do segmento online.

Lembra que falamos que criar uma loja online é ter como concorrente um número maior de lojas (todas as lojas do mesmo segmento que estão na internet)?

Porém em contrapartida você tem a possibilidade de fazer de todas as pessoas que acessam a internet para comprar roupas do mesmo segmento que oferece virem seus clientes. Ou seja com as técnicas de marketing correta, você pode lucrar muito mais com apenas uma loja virtual, do que lucraria com uma loja física.

A vantagem é que você não precisaria ter os gastos exorbitantes que se tem com a estrutura física de uma loja.

Se você tem pouco dinheiro para investir e quer realizar o seu sonho de montar uma loja de roupas com pouco dinheiro, começar com uma loja online é uma excelente forma de realizar o seu sonho de maneira mais rápida, simples e econômica.

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