O Live Commerce tem se tornado uma tendência cada vez mais popular no mundo do e-commerce. Essa estratégia inovadora combina a transmissão ao vivo com o comércio eletrônico, oferecendo uma experiência interativa e envolvente para os consumidores. Se você é dono de um e-commerce e deseja adotar essa poderosa estratégia de vendas, é fundamental realizar um planejamento cuidadoso para garantir que sua Live Commerce seja um sucesso.

Neste artigo, vamos explorar como fazer um planejamento eficiente para uma Live Commerce que realmente venda. Desde a compreensão do conceito de Live Commerce e suas vantagens, até a escolha dos produtos, busca por parcerias estratégicas e criação de um roteiro envolvente, forneceremos dicas práticas para ajudá-lo a se preparar adequadamente para esse novo formato de vendas. Boa leitura!

O que é Live Commerce

Live Commerce é uma das maiores tendências adotadas pelo comércio online nos últimos anos. Trata-se da divulgação e venda de produtos em tempo real, por meio de uma transmissão ao vivo realizada com os clientes.

A prática existe há alguns anos, mas foi na pandemia que ganhou força nas estratégias de vendas de muitos e-commerces ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

Durante a transmissão os clientes têm a oportunidade de interagir diretamente com os lojistas e apresentadores do evento.

Por que adotar as Lives Commerce como estratégia de vendas

Existem muitas vantagens em adotar as Live Commerce como uma estratégia de vendas. Segundo o estudo Research and Market, a previsão é que até 2027 os e-commerces atinjam um faturamento de U$600 bilhões (seiscentos bilhões de dólares) em todo o mundo.

Alguns dos benefícios imediatos de fazer uma Live Commerce são:

Engajamento do público com a marca

Durante a Live commerce os clientes da loja virtual tem a possibilidade de interagir com os apresentadores do evento em tempo real para fazer seus comentários e tirar dúvidas.

Essa prática aumenta o engajamento do público com a marca, além de aumentar a conexão e gerar mais confiança e credibilidade, já que o e-commerce está se expondo ao público. 

Aumento das vendas

Um evento de Live Commerce é uma excelente maneira de impulsionar a venda de produtos da loja virtual. 

Durante a transmissão, os produtos são mostrados em tempo real, dando ênfase aos seus benefícios aumentando as probabilidades dos consumidores se sentirem atraídos a comprar.

Além disso, é comum que nesse tipo de evento sejam oferecidos alguns benefícios para os participantes, como descontos exclusivos e produtos em oferta.

Maior alcance de público

A realização do Live Commerce permite que a loja virtual atinja um público mais amplo. Com a participação das pessoas e comentários nas redes sociais, o evento pode alcançar novos possíveis compradores.

Além disso, é possível realizar o evento em parceria com influenciadores digitais ou marcas, o que também ajuda a aumentar a visibilidade do evento.

Como planejar uma Live Commerce que vende

Escolha dos produtos vendidos na Live Commerce

Selecione com antecedência quais produtos vão ser expostos na Live Commerce e quais serão as condições especiais oferecidas. Lembre-se que esses produtos ganharão destaque no evento. Sendo assim, é importante que eles sejam atrativos para o público-alvo.

Lembre-se de usar gatilhos de escassez e urgência para incentivar o cliente a agir o mais rápido possível e comprar o produto. Estratégias como oferecer cupons de desconto somente durante a live shopping, frete grátis para quem comprar até horário x e limite de estoque são válidas. 

Busca por parcerias para Live Commerce

Fazer parcerias com outras marcas e influenciadores digitais é uma maneira de impulsionar o alcance da Live Commerce. Esses parceiros podem ajudar a atrair mais espectadores, expandir o alcance da sua marca e oferecer uma melhor experiência aos consumidores. 

Parceria com influenciadores digitais: busque por influenciadores digitais que tenham afinidade com o seu nicho de mercado para fazer parceria. Eles podem ajudar a atrair um público mais amplo para a sua live, aproveitando a base de seguidores desses influenciadores.

Encontre influenciadores parceiros no OVNI

Parceria com marcas: fazer parceria com marcas pode ser positivo para o sucesso da sua Live Commerce. Ao unir forças com essas marcas, você pode oferecer pacotes promocionais conjuntos, criar conteúdo colaborativo e ampliar a visibilidade de ambos os negócios. Essa parceria beneficia tanto a sua marca quanto a parceira, alcançando novos clientes em potencial.

Lembre-se que antes de associar o seu e-commerce a um influenciador digital ou uma marca é importante avaliar sua reputação, seu engajamento nas redes sociais e se o público-alvo de ambos é o mesmo.

As parcerias servem para dar força ao evento, portanto não hesite em avaliar bem a situação.

Roteiro da Live Commerce

Criar um roteiro para a realização da Live Commerce é essencial para manter o evento interessante do início ao fim, além de assegurar que nenhuma informação seja esquecida.

Portanto, defina qual será a dinâmica da live shopping e faça um roteiro com começo, meio e fim de forma que o evento seja interessante de acompanhar. Algumas dicas para criar um roteiro para a transmissão:

  • Defina o objetivo da live;
  • Defina um tema para a live;
  • Separe os acontecimentos em tópicos (falar sobre a marca, mostrar o produto e quais as vantagens, responder perguntas, falar da promoção);
  • Divida o conteúdo com começo, meio e fim;
  • Interaja com a audiência e seja simpático;
  • Encerre com um agradecimento pela participação.

Ao planejar uma Live Commerce que vende, você estará dando um passo importante para impulsionar seu e-commerce e se destacar da concorrência. Com a combinação da transmissão ao vivo, interatividade e comércio eletrônico, essa estratégia tem o potencial de envolver, cativar e converter os espectadores em clientes fiéis.

Agora, está em suas mãos aplicar essas dicas práticas e colocar seu planejamento em ação. Aproveite as vantagens do Live Commerce para fortalecer sua marca, ampliar suas vendas e criar conexões duradouras com seus clientes.