A psicologia das cores é uma metodologia que mostra de que maneira o cérebro humano compreende as cores, fazendo isso de diversas maneiras. Elas influenciam as emoções das pessoas, desejos e sentimentos, e podem colaborar com o marketing.

Por isso, vem sendo usada em estratégias de publicidade, design, moda, arquitetura e para várias outras finalidades.

O marketing reúne muitas estratégias inteligentes e cada detalhe pertencente a um produto ou serviço que as empresas oferecem aos consumidores pode estimular o desejo de compra ou criar objeções.

É muito importante saber usar as cores na identidade de marca, no design do site, na embalagem das mercadorias e, até mesmo, em recursos internos, como papel timbrado, uniforme dos colaboradores.

Assim sendo, esse conceito também se tornou imprescindível para o marketing e pode influenciar na qualidade das campanhas e nos resultados obtidos pela corporação. Nesse contexto, é crucial saber usar essa estratégia em seu negócio.

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, não deixe de ler até o final. Neste artigo, vamos explicar como usar a psicologia das cores do jeito certo no marketing, o conceito dessa prática e sua importância. Confira.

O que é psicologia das cores?

Psicologia das cores compreende o comportamento das pessoas em relação às cores. É uma área da psicologia que define e analisa os efeitos dos tons nas pessoas em relação a emoções, desejos, sentimentos, entre outros.

É necessário saber o significado desses elementos para transmitir informações de maneira mais precisa. Em outras palavras, é necessário que as empresas tenham consciência sobre esses fatores e como alcançar seus objetivos com marketing.

Mas uma organização que presta serviço de porteiro só poderá aproveitar todas as vantagens se souber aplicar essa metodologia no marketing.

Usando a psicologia das cores no marketing

As cores são importantes por diversas razões e são muito usadas no design, por outro lado, não são todas as marcas que se atentam a elas em suas estratégias.

Mas de acordo com algumas pesquisas, 93% dos consumidores consideram a aparência visual como um dos fatores que mais influenciam a decisão de compra. Isso porque a cor representa 85% da razão para comprar alguma coisa.

Essa estratégia não deve ser negligenciada dentro dos projetos, visto que uma escolha equivocada em relação às características da marca, anúncios e até as embalagens dos produtos podem prejudicar os resultados.

É necessário estudar e pesquisar para fazer uma boa escolha, mas existem algumas dicas que podem ajudar. São elas:

Aplicando as cores nas imagens

Existem sites que podem ajudar uma empresa de impermeabilização de box banheiro a escolher uma paleta de cores harmônica. No entanto, o ideal é combinar cores complementares que destacam os elementos com precisão.

O amarelo e o roxo, por exemplo, são cores complementares e como cores primárias temos o amarelo, azul e vermelho. Como secundárias estão o laranja, verde e roxo, mas nesses sites você descobre outras informações para fazer as combinações.

Usar boas ferramentas

Também existem algumas ferramentas que podem ser usadas para escolher a cor apropriada das estratégias de marketing, como:

  • Adobe Kuler;
  • Material Design Colors;
  • ColourCode;
  • ColorZilla;
  • Color Scheme Designer.

O Adobe Kuler, um site da Adobe que fornece paletas prontas, ajuda a criar 5 variações de cores de cada vez. O criador pode usar composições complementares, personalizadas, análogas, monocromáticas, entre outras.

O material design colors é indicado para quem quer aplicar o flat design, e o próprio Google adotou esse estilo recentemente, porque ele trabalha elementos gráficos que inspiram o design atual.

Esse site ajuda a encontrar variações tonais compatíveis com o projeto, deixando-o com aspecto moderno. Se a ideia é trabalhar um projeto web, essa ferramenta do Google prepara o código CSS por trás das cores.

Quanto ao ColourCode, ajuda a encontrar cores aleatórias para o projeto e ainda oferece o código RGB.

O colorzilla é um plugin que ajuda a capturar a cor diretamente pelo navegador, sem que seja necessário tirar print. Isso ajuda a obter cores que chamam a atenção em outro site, podendo ser adicionado aos navegadores Chrome e Mozilla.

Por fim, uma empresa especializada em reforma fachada pode usar o Color Scheme Designer, que assim como o Kuler, permite encontrar paletas prontas ou montá-las com base nas composições presentes no disco cromático.

Cores nos vídeos

Se o produto ou serviço, assim como a estratégia, envolve produção audiovisual, é interessante se atentar à Produção, Fotografia e Direção de Arte.

Desta forma, fica mais fácil escolher as cores certas para tornar a mensagem muito mais clara para os usuários.

Importância da psicologia das cores

Cerca de 93% dos consumidores prestam atenção nos recursos visuais utilizados pelas marcas em seus produtos. Os tons agem de maneira inconsciente no marketing digital e possuem um grande poder de persuasão.

Diferentemente de um texto que precisa de engajamento, saber fazer uso das cores gera impactos imediatos, pois transmitem mensagens poderosas que não precisam ser interpretadas pela leitura.

Se a marca souber escolher os efeitos, vai transmitir suas mensagens de maneira mais clara e persuasiva.

A própria identidade visual é muito importante para transmitir o conceito da empresa de maneira assertiva e tudo aquilo que a empresa pode oferecer para o público.

Significado das cores

Agora que você já sabe como utilizar as cores em alguns projetos de marketing, vamos mostrar os significados de algumas delas.

Uma confecção de uniforme hospitalar verde pode considerá-las na hora de montar o planejamento de marketing, de modo a escolher uma paleta que realmente represente a marca. Alguns significados importantes são:

Vermelho

O vermelho é uma cor extremamente simbólica e significa paixão ou fome, justamente por isso, está presente em boa parte dos logotipos de restaurantes e lanchonetes.

Também costumamos ver esta cor em campanhas de promoção presentes no varejo porque ela estimula a ação, além de ser quente e chamar a atenção das pessoas. Ademais, costuma ser usada em sinalizações de urgência, pois se destaca.

Amarelo

O amarelo também estimula o apetite, principalmente se for utilizado com o vermelho. Quando usados separadamente, transmite otimismo, além de ser uma cor acolhedora, sinalizando situações que exigem cuidado e atenção.

Uma empresa de frutas secas atacado pode usar o amarelo para sinalizar os ambientes, estimular o intelectual e animar o local. No marketing, costuma ser usado em botões de chamada para ação.

Isso acontece porque o usuário se concentra em detalhes específicos na landing page, e insights e apresentações, o amarelo transmite sensação de transparência nas negociações.

Azul

O azul transmite sensação de higiene e frescor, além de ser capaz de estimular a criatividade e transmitir sensação de conquista e sucesso.

O azul escuro é mais comum nas corporações que querem transmitir sensação de confiança e poder, e tem como característica a capacidade de criar sensação de tranquilidade e segurança.

Costuma ser usado no meio corporativo para reforçar a confiança da marca, uma vez que está associado à paz, reduz o apetite e estimula pensamentos criativos.

Marrom

Se a marca quer transmitir seriedade e sofisticação, deve utilizar o marrom, além de ser uma cor muito associada à natureza e à segurança.

Pode ser aplicado em uma caixa de salgados personalizadas, visto que é muito comum em produtos orgânicos e tudo o que estiver relacionado à natureza, trazendo sensação de estabilidade.

Características que remetem a confiança e elegância são muito comuns no design de interiores, como no caso de imóveis, pisos, lojas de produtos gourmet e empórios.

Dentro de uma empresa, reforça a sensação de comprometimento, seriedade empresarial e organização.

Branco

O branco é a cor mais neutra que existe, sendo considerado como uma cor pura e capaz de transmitir sensação de organização, limpeza e tranquilidade.

É uma cor que ressalta a luz de outras cores quando combinada com elas, aliás, é uma das mais fáceis de ser combinada, trazendo sensação de harmonia e equilíbrio, principalmente com tons mais intensos.

Um fabricante de medalha personalizada com foto pode usar o branco para mostrar sua competência, por meio de blogs e materiais relevantes para a audiência.

É uma excelente opção para destacar botões de chamada para ação, pois é capaz de destacá-lo e trazer mais luminosidade para a estratégia.

Preto

Sem dúvidas, o preto é a cor mais poderosa e neutra que existe, sendo muito associado à força e elegância. É uma cor misteriosa, muito relacionada ao medo, memória emocional e curiosidade.

Por ser neutro, da mesma forma como branco, pode ser combinado com outros tons e refletir simbologias diferentes. Um estúdio ensaio de bandas pode usar o preto em sua tipografia, por conta da naturalidade.

Por ser uma cor muito forte, destaca-se em fundos e traz mais legibilidade para a leitura. Junto com outras cores, transmite diferentes ideias, principalmente elegância, satisfação e inovação.

Considerações finais

As cores exercem influência na maneira como as pessoas reagem às estratégias de marketing das empresas. Mais do que isso, são capazes, até mesmo, de influenciar a decisão de compra.

Se tiver alguma dúvida na hora de utilizá-las, o ideal é sempre fazer alguns testes, e assim escolher os tons que combinam com a marca e com os interesses da audiência.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o assunto e agora já sabe sobre sua importância. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.